sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ó eu aqui

A semana foi meio parada e nem tem muito o que escrever no blog. Mas eu pensei em tentar traçar algumas diferenças fundamentais entre Brasil e Canadá, quesito "quem ganha":

. Escolas: Canadá, disparado. Escola pública com Inglês como segunda língua, excursões para piscinas, biblioteca decente e computador na sala de aula e mais um milhão de pequenas coisas; No Brasil escola pública nem pensar, e mesmo nas escolas privadas é complicado achar algo que seja de tão boa qualidade - pelo menos no jardim de infância, que é onde o Arthur está agora;
. Saúde: Brasil é melhor se você tiver plano de saúde privado. Aqui o atendimento demora demais e para tudo que é dor eles receitam Tylenol;
. Comida: Brasil sem sombra de dúvida;
. Trânsito: Canadá sem sombra de dúvida - aqui existe um respeito maior entre os motoristas e também dos motoristas para com os pedestres; As leis para quem bebe no trânsito são mais severas, mas acidentes acontecem como em qualquer outro lugar do mundo. Dá para virar a direita no sinal vermelho (é permitido), assim como também é permitido falar ao telefone celular enquanto se dirige;
. Clima: Brasil 10 X Canada 0 - eu estou escrevendo isso com um monte de gelo do lado de fora no meio da Primavera - ninguém merece;
. Trabalho: Diz que é bom mas o povo sofre no começo, até conseguir a tal da experiência Canadense e aí sim deslanchar no mercado e ganhar o big money. No geral o poder de compra aqui é bem maior do que no Brasil, é mais fácil comprar as coisas, o preço é mais acessível do que no Brasil, etc... Eu diria que uma das maiores vantagens no Canadá é que aqui é mais fácil realizar os "desejos de consumo", já que o salário costuma ser bem vantajoso quando comparado ao que as coisas custam (deve ser isso que chamam de poder de compra, na verdade);
. Party, baby: Cerveja custa uma fortuna e não pode beber na rua. Magoei;
. Saudades e família para trás no Brasil é uma coisa complicada. Pesa mais para uns do que para os outros - é uma coisa muito pessoal - cada um sabe onde a coceira coça. A gente anda sentindo bastante falta deste lado do Brasil nos últimos tempos :-);
. Lazer: Eu acho que o Canadá ganha, mesmo com o frio. Tem MUITO parquinho aqui, piscina pública, parques e etc... Em Santos tinha a praia e em São Paulo o parque da Aclimação, mas eu acho que no fim das contas aqui acaba tendo mais opções do que no Brasil;
. TV: Eu particularmente acho a daqui uma m*. A única coisa boa é ver Lost em tempo real. De resto, só presta o Discovery Channel e o canal de decoração, reformas e afins.

Os shoppings à ceu aberto daqui (acho que eles chamam de street malls) são uma coisa que não existe no Brasil e é meio "impessoal" demais. Eu gosto mesmo é do Super Centro do Boqueirão com seus corredores labirintícos estreitos e sua meia dúzia de lojinhas.

Agora eu fui! De vez em quando é bom falar sobre Canadá e Brasil para quem gosta de ler o blog por este motivo.

Fui!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ravi, legal o post. Nao vivo ai, mas acho que quando se trata de necessidades essenciais, basicas, o Canada ganha: educacao, saude, transporte. Isso eh o que aqui se chama de basico. Se incluir ai outros quesitos de qualidade de vida, que aqui no Brasil nem se coonsidera, o Canada ganha longe: lazer, limpeza publica, organizacao do espaco urbano, da vida em geral, saneamento, acessibilidade.
Acho que a vida no Canada deve ser menos estressante, menos correria no dia a dia, menos atritos nas relacoes [em todos os niveis].
A vida eh mais racionalizada, o que eh publico eh mesmo de todos, os direitos sao iguais pra todos, a sociedade apresenta menos diferencas sociais e economicas, mais diferencas culturais, o que eh bom.
Acho que existem alguns principios basicos que sao respeitados por todos e garantem uma certa estabilidade para toda a sociedade.
Sei la, a mentalidade eh muito diferente, e pessoas com mais educacao [todo tem acesso, ehpublica e de qualidade] fazem muita diferenca.
Quanto a cerveja, bom, acho que eu me adaptaria em beber dentro de casa ou outro lugar. E a variedade ai eh imensa. E tem outras bebidas mais baratas que aqui, por exemplo, destilados. Quanto a TV, bom, nao sei...eu nao gosto de novela e nem do jornalismo aqui do Brasil. Globo, pra mim, eh o fim, manipula pra caramba a populacao [exceto um ou outro programa de humor, que vejo muito raramente]. Entao, acho que tambem me adaptaria.
A unica coisa que nao tem jeito mesmo eh a familia...
Comentario loooooooongo!
desculpa ai, mas o assunto foi legal.
Grande abraco, Octavio

Ravi disse...

Fala Octávio!
A única coisa que não tem jeito mesmo é a família mesmo, mas de resto aqui tem as suas vantagens.
É primeiro mundo, né? Isso não tem muito como fugir não...

Soraya Wallau disse...

Oi, Olha o Octávio tava falando de saneamento, mas eu acho q aqui é bem sujinho, tem umas coisas q eu tbm tinha a impressão de q aqui fosse melhor por conta de ser primeiro mundo, mas são extremante decepcionantes. O Centro da cidade é um deles, lá vc se esquece de q a educação, saúde e saneamento existem...Bjinhos.

Ana Paula disse...

Eu achei legal sua comparacao, e a minha opiniao eh bem parecida com a sua tb...