segunda-feira, 18 de maio de 2009

Survival guide para o Canadá

Estes dias eu estava conversando com a Soraya sobre como deveria ser o survival guide for real para quem chega no Canadá. Eu tenho algumas idéias para tópicos, e aqui vão algumas:

. Guia do survival job

É a dura realidade. Muita gente bem qualificada chega aqui e tem que trabalhar com os chamados survival jobs. Seja entregando pizza, ralando em alguma cafeteria, trabalhando em açougue, construção, limpando o chão, atendendo o público, em áreas que não requerem qualificação mas que sempre estão com a placa de "precisa-se de ..." pendurada no vidro. Eu conheço alguns imigrantes que chegaram e conseguiram arrumar um emprego bom e na sua área de atuação, e eu também conheço um outro tanto que tem que ralar para poder pagar as contas.

Seria legal ver escrito quais são os survival jobs que prestam e os que não prestam. Eu não posso opinar a respeito porque eu estou aqui com uma Work Permit (oficialmente, eu não sou um imigrante).

Acho que a regra de ouro é chegar e manter um "low profile". Comprar um carro velho, alugar um lugar pequeno (nos meus primeiros seis meses eu morei em um apartamento basement, meu primeiro carro só veio depois de um ano e a Mystery Machine já viu vários presidentes passar), e tentar esticar o din-din que o governo manda trazer - pode demorar um pouco mais do que se espera para se conseguir "o emprego".

. Guia do survival job para o frio

É, o inverno, este maldito.

O problema não são os dias de -35 graus. O problema não é apenas os dias em que o sol se põe às cinco da tarde, nem a merda branca, nem dirigir sobre o gelo (eu particularmente acho divertido).

O problema é que, pelo menos aqui em Calgary, o inverno é longo. Foi como no outro dia, em que eu ouvi o locutor de uma rádio, falando sobre um anúncio de imóveis que mostrava pessoas de shorts e camiseta correndo felizes com os seus cachorros em um dia de sol com a grama verde. Ele comentou "as pessoas parecem que esquecem que Calgary é uma cidade de inverno. Os meses em que a grama está verde e dá para sair de bermuda e camiseta e levar o cachorrinho para pessoas são três ou quatro - Maio, Junho, Julho e Agosto - em Setembro, o frio já começa a dar as caras" (com alguma licença poética).

A minha dica para este tópico é - não compre uma casa na cidade onde você está até passar pelo primeiro (ou segundo) invernos. Como aqui os juros do mortgage são pagos nos primeiros anos do financiamento, o negócio é ter certeza mesmo antes de decidir onde ficar. Existem cidades no Canadá onde faz mais frio, outras cidades onde faz mesmo. Mesmo que você goste da serra (Campos do Jordão, Gramado, o que for), acredite em mim, um mês inteiro a -20 graus é complicado. Esquecer a garrafa de água no carro à noite e ter ela geladinha no Outono é gostoso - mas no meio do inverno a garrafa vai virar é um cubo de gelo.

. Guia do survival job para a conversação

Inglês é importante. É a língua que se fala por estas bandas (a não ser que você viva em Quebec). A minha regra de ouro é - observe e aprenda! Faça cursos se você achar que tem que fazer, mas tente conversar, aprender com os seus erros, pedir para os colegas de trabalho apontarem as besteiras que saírem do seu vocabulário tupiniquim, e não pense muito para falar - e, mais importante, não traduza as coisas para o Português na sua cabeça.

. Guia do survival job para o aluguel

Guarde dinheiro para o depósito de segurança (aqui é necessário pagar um mês de aluguel adiantado, além do aluguel em si, na hora de alugar um imóvel - este dinheiro é devolvido quando o imóvel é devolvido - se o imóvel tiver em bom estado). Descubra qual a cor da tinta da parede se você quiser pendurar uns quadros (casa sem decoração para mim é que nem comida sem sal - cumpre a sua função, mas não é a mesma coisa), e alugue a casa pelo tempo certo - nem por pouco tempo, nem por muito.

E acho que é isso por hoje.

Vou pensar em outros tópicos para por aqui.

Fui!

5 comentários:

D. e CM. disse...

Ravi
Muito bom seu post,
Eu acompanho seu blog , o da Eliane, da Cecília...srsr todas amigas virtuais.
Eu e meu marido ja fizemos os exames médicos e estamos na espera do pedido de passaportes.
Pretendemos nos mudar no 2ª semestre. Ja estivemos em Calgary outras 2x , gostamos da cidade.
Que bairro voces estão? Pensamos em algo perto da U of C, Sait...

Tudo de bom para voces, e boa semana

Unknown disse...

hahahahaha muito bom... o lance da garrafa de água foi o máximo... hehehehe tem que querer muito meeesmo

O Lacombe disse...

Ravi,
muito legal, excelente!
POr mim, pode colocar o post na lista ai ao lado! Se nao for um dos preferidos, eh um dos mais uteis.
Abracos

Nê & Lelê disse...

Oie!

Gostei do seu post!!
Espero mais post desse tipo, nos ajuda bastante!!!

Uma ótima semana!!

Bjinhuuss

Eliane disse...

Fala Ravi,
como sempre um sábio!
adorei o post e uma das coisas que eu mais gosto no lance do survival e o exercício constante de humildade que temos que fazer.
Beijos saudosos.

Eliane