segunda-feira, 21 de abril de 2008

Dinheiro Canadense

O dinheiro no Canadá é tranquilo quando se trata de notas:


(o número está escrito BEM grande e nenhuma nota tem apelido)

Agora, quando chega nas moedas a coisa complica um pouquinho:



O problema não é só o fato de que a moeda de dez centavos é menor que a de cinco (e igual à moeda de 1 centavo), ou que a moeda de 50 centavos é mosca branca (nunca vi), ou que a moeda de dois dólares é igual a nossa de 1 real ou que a de 1 dólar é igual à de 25 centavos. O problema é que os Canadenses (assim como os Americanos) colocam NOMES nas moedas, como dá para ver na figura acima.

Até eu vou estudar um pouco porque até hoje eu só aprendy penny, quarter, loonie e toonie (que eu quase sempre confundo).

Agora vou trabalhar.

Fui!

4 comentários:

ReMiGaLu disse...

A moeda de 50 centavos foi descontinuada.

Já ouço falar que estão querendo eliminar a cédula de 5 dólares e instituir uma moeda. Acho que vai pesar mais de meio quilo!!!

Com excessão do loonie e do toonie, as moedas têm o mesmo nome nos EUA. As outras são:

=> nickel (5 centavos)

=> dime(10 centavos)

Eu sempre confundo a moeda de 5 centavos com a de 25, pois a cor é a mesma e o tamanho é parecido!

(Suponho que seu "aprendy" tenha sido influenciado pelo "y" no final do "penny" que veio a seguir).

By the way, você prefere 1 penny ou 2 pennies???

Ravi disse...

Nossa, nem reparei que eu escrevi aprendy ao invés de aprendi. Vou deixar, até que ficou legal.

Eu não confundo mais a de 5 com a de 25 porque a de 5 é bem mais grossa que a de 25. Mas que não tem muita ordem nas moedas, isso não tem não.

Bom é Euro que nota de valor menor é pequena e de valor maior, é grande :-).

Abraços!

Anônimo disse...

E eu nem tinha notado o "aprendy", hahaha.

Moeda de 50 centavos: EU TENHO, EU TENHO, EU TENHO! :-)
Faz parte da minha coleção. Tenho uma coleção de quarters. Não sei se vc reparou mas têm uma série de moedas com os mesmos motivos. Uma delas é uma moeda pra cada mês, com desenhos diferentes (não é o moose). Eu tenho 11 delas (ainda não achei novembro!).
Outra é com "valores canadenses": família, orgulho, perseverância, etc. Acho que também tenho 11 delas (deve ser praga). E tem uma outra série com todas as províncias, além da nova para os jogos de 2010.

Pode falar, é falta do que fazer. Mas eu já confundi o looney com nosso 1 Real, no ônibus em Sampa. Dei uma moeda pro trocador achando que tava dando 2 Real.
Já recebi moeda de 0,25 Reais em Vancouver, no lugar de 1 dólar (ninguém merece!Ai vc vê até onde vai a invasão brazuca)....

Ravi disse...

É, eu reparei que as moedas tem vários motivos diferentes, eu já peguei várias dos Jogos Olímpicos e também umas poucas do ano em que eu nasci. Mas eu não sabia que tinha tanta coisa, que legal.
Coleção é uma coisa legal de se fazer, eu é que não tenho paciência, nunca tive. O máximo que eu fazia na infância era completar álbum do Chocolate Surpresa e olhe lá, sempre tinha uma figurinha que faltava.
2 Real é boa :-), o cobrador não deve ter entendido nada. Sacanagem estes 25 centavos, hein, pior é que você nem pode passar pra frente depois ;-).