domingo, 14 de setembro de 2008

Priceless

Quando eu tive o meu segundo Uninho no Brasil, o som do carro era uma bela de uma m*. A rádio não pegava direito, o CD pulava mesmo com o carro parado, enfim, era inútil. A gente quase nunca ouvia. E hoje, andando com o meu carro tocando Somebody to Love, do Jefferson Airplane, percebi que um sonzinho faz uma falta danada. Eu conversei com a Soraya pelo telefone, matei a saudade (na medida do possível), conversei dos meus planos malignos de dar um rolê pela cidade, desliguei, peguei a caranga do Scoobdy-Doo, e fui dar o meu rolê.

Primeira parada, Liquor Store. Eu acho que o dono da loja é Paquistanês, um dos funcionários é uma cópia do Eddie Vedder (Pearl Jam), e a caixa de hoje curtia um incenso. A loja estava completamente perfurmada. Eu ia passar lá hoje de qualquer jeito, só foi o começo da escala porque era caminho. Encaixei a garrafinha de Whisky junto com o kit de primeiros-socorros no porta-malas e lá fui eu.

Antes um pouco de contexto - há uns anos, eu, a Soraya e o meu irmão (não lembro se o Arthur já era nascido) estávamos voltando de Caraguatatuba para São Paulo e o trânsito na estrada estava de lascar. Lá pelas tantas eu resolvi sair da manada principal e peguei a estradinha que vai para Mogi das Cruzes.

Noite. Nenhuma alma. Uma névoa leve. Fárois altos. Uma estrada com curvas que podem ser dirigidas a mais de 60 KM/H. Noventa minutos que passaram voando. Ou seja...

...SENSACIONAL

Depois deste dia eu descobri que eu CURTO dirigir a noite. E a primeira escala do meu passeio noturno seria uma estradinha pequena no mapa que passa por uma tal de "First Tsu Tuna Nation", a reserva indígena destas bandas. INFELIZMENTE tinha uma placa bem grande com letras bem sugestivas dizendo algo como "GO BACK WHITE MAN" (brincadeira, era outra coisa que estava escrita, mas eu não lembro mais o que era), e eu tive que dar meia volta! Mas tinha uma construção IMENSA na borda da reserva, e eu juro de pé juntos que era uma igreja igual àquelas que tinham em São Paulo.

... pausa ... Don't you know you need somebody to love? Preciso ouvir mais músicas do Jefferson Airplane, vou dar uma conversada com o Antônio, marido da Cecília, para ver se ele tem alguma coisa por lá...

Ok, ok, continuando. Bom, depois de tentar sem sucesso ir ver como é a vida dos índios daqui, fui dar um rolê no bairro onde as pessoas tem o maior salário daqui, para ver como é que é. E olha, dando uma de decorador, o segredo é a iluminação. Não importa se a a casa é azul, amarela, verde, se a frente é de pedra, barro, palha ou madeira. A luz faz a diferença. Uma vez eu e a Soraya passamos em frente à um hotel perto da Av. Paulista, em São Paulo, e foi a iluminação que fez algo que seria "normal" ficar totalmente aconchegante e acolhedor.

É a luz! Como quando eu descia a serra de São Paulo para Santos e via a sombra da luz dos morros de cá projetada nos morros de lá. Eu nunca me esqueço que eu era o único bobo que ficava embasbacado com estas coisas. Eu não curto caminhadas pelo meio das montanhas. Me dá dor de cabeça. Mas eu gosto de ver paisagens - quando meu pai vier aqui (aliás eu preciso ligar para ele), a gente já combinou que vai ver a Icefields Parkway, a estradinha que passa pelo meio das Montanhas Rochosas (que estavam no fundo do mar há muitos milhões de anos atrás).

Bom, depois do passeio pela vale das luzes eu fui até o centro da cidade - os prédios são mais bonitos à noite - e aluguei uns filmes. Bank Job (SENSACIONAL), e Vanity Point (que eu vou ver agora - quer dizer, talvez - agora é 2:30 AM - acho que eu vou é dormir).

Eu queria escrever mais, mas a minha velocidade de escrita é menor do que a minha capacidade de pensar (eu escrevo meio devagar, sabe?), eu preciso tentar ver um outro filme e terminar o meu whisky com gelo e coca-cola. Eu tenho muitas idéias, sempre penso em uma trilha musical para o meu blog, mas fazer um "audio book" seria totalmente cafona e nada a ver.

Escrever é sensacional.

Ler também. Não para vocês que tem que ficar aturando as minhas palavras sem nexo, mas tudo bem.

:-)

Fui!

Nenhum comentário: