sexta-feira, 12 de setembro de 2008

11 de Setembro

Hoje é o dia 11 de Setembro. Já fazem sete anos desde a fatídica data - 11 de Setembro de 2001.

Naquele dia eu fiquei em casa até um pouco mais tarde porque era meu rodízio. Fiquei vendo TV. Telecine. Não tinha idéia do que estava acontecendo - se eu tivesse visto alguma coisa na TV eu provavelmente nem teria ido trabalhar. No caminho eu liguei o rádio e ouvi o locutor falar alguma coisa sobre um "acidente" em que dois aviões tinham se chocado contra as torres. Não entendi nada, e ao chegar no trabalho falei para todo mundo o que tinha acontecido e ninguém acreditou.

Quando todos os sites de notícias estavam sobrecarregados a gente pensou "é, alguma coisa aconteceu".

Na hora do almoço que a gente viu as primeiras imagens inacreditáveis das torres caindo e dos aviões se chocando com a segunta torre. Naquele dia rolaram todos os tipos de boatos, de que os terroristas tinham 10 aviões em seu poder, que o congresso havia sido bombardeado, e poraí vai. Como se a verdade em si já não fosse inacreditável o bastante.

Eu até hoje tenho a revista Veja da semana seguinte ao acidente e eu nunca consegui comprar o jornal do dia seguinte. Foram dias de manchetes com letras garrafais nos jornais e pessoas se perguntando "como?". Algumas pessoas com um ódio incondicional aos Estados Unidos (e meio irracional também, já que estão vestindo seu tênis Nike, sua camisa Adidas e a sua cueca Calvin Klein) diziam que era tudo culpa deles, que afinal eles mereceram aquilo ou que o ataque foi obra do governo Americano.

Mas eu acho que a gente tem que parar para ver as pessoas.

E a única vez em que eu me emocionei por causa dos ataques de 11 de Setembro foi quando eu vi a cara de terror e desespero de quem estava lá ao vivo e viu as torres desaperecendo diante de seus olhos.

E eu fico pensando - se para mim, Brasileiro, o 11 de Setembro foi uma coisa marcante e, de certa maneira, aterrorizante, imagino para quem estava longe de casa e não pode pegar o avião para voltar - porque os aeroportos foram fechados. Ou quem teve o seu dia interrompido por um avião zunindo sobre a sua cabeça e explodindo na outra quadra.

E se fosse comigo? E se fosse no Brasil? Eu não ia aceitar outra resposta que não fosse a dos Estados Unidos - ir atrás de quem é responsável. Eu acho que a guerra do Afeganistão perdeu o sentido há muito tempo - o campo de Guantánamo e todas as humilhações que os soldados impuseram aos prisioneiros de guerra estão aí para provar que toda guerra é, de fato, suja - e o Bin Laden ainda está vivo. Mas as ações que levaram os Estados Unidos à esta guerra são compreensíveis - pelo menos é o que eu acho.

Um comentário:

Elaine Bittencourt disse...

o Bin Laden ta vivo pq nao querem encontra-lo, isso e' o que eu penso. 7 anos depois e' muito tempo, nao e' mesmo?

Vc ja' viu um filme chamado The Hunting Party, com o Richard Gere? Se nao viu, quando puder veja.
http://www.imdb.com/title/tt0455782/

E' baseado em historia real, e no dvd tem entrevistas com os jornalistas.