quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Respondendo a pergunta do Luciano (trabalho e TI no Canadá)

Sou leitor do Blog do Rio de Janeiro e da area de TI tb... faz tempo que eu não comento teu blog, mas lendo uns posts antigos onde vc fala aí do teu trab " eles fingem que pagam eu finjo que trabalho..." e tal... te pergunto (pq é uma dúvida minha):
Você profissionalmente se arrepende de ter imigrado ou acha que aí é mais fácil (agora q vc tem exp canadense) do cara de TI arrumar um emprego na área (programação C++, Java, enfim) ? Vc voltaria a morar no Brasil ? Desculpe o incômodo mas gostaria de saber sua opinião depois desse tempo que vc tá aí.... Obrigado, Luciano.


Poxa, boa pergunta.

Bom, Luciano, TI é uma área à parte. Como não existem diferenças nos termos técnicos e como um profissional de TI já está acostumado a lidar com o Inglês no dia-a-dia, a adaptação ao trabalho em uma empresa Canadense é relativamente simples. Dá mais trabalho se acostumar a falar Inglês o dia inteiro e se habituar a comida daqui do que "entrar" de cabeça no que você faz.

A empresa onde eu trabalho é dirigida por um senhor que se preocupa mais em como a empresa vai no mercado de ações do que se ela dá lucro propriamente ou não. As duas coisas (dar lucro e ir bem no mercado de ações) não precisam andar juntas e aqui, elas realmente não andam. Além disso, esta é uma empresa familiar (o velhinho e seus três filhos estão aqui), eles costumam bater cabeça dia sim, dia não, e para melhorar tudo a ética do velhinho acabou quando ele roubou o primeiro pirulito na escola.

Em resumo, é uma zona. Mas eu acho que é uma exceção. Eu digo "acho" porque eu não trabalhei em outras empresas aqui e não dá para ter uma opinião mais "científica" sobre isso. Mas eu estou mudando de emprego e a empresa para onde eu estou indo (Call Genie) parece ser bem mais organizada, ética e com um foco definido do que a empresa (que deveria ser de mídia) em que eu estou agora.

Sinceramente, eu acho que aqui não é muito diferente do que no Brasil. Existem empresas boas, empresas médias e empresas ruins. É meio óbvio, mas é o que eu acho. Existem péssimos programadores que acabam conseguindo uma vaga em alguma empresa de TI que tem um processo de contratação mais relaxado precário, existem outras empresas que são bem mais criteriosas e avaliam os aspectos técnicos e não se importam muito com as perguntas de RH (é o caso da Call Genie), e existem as outras que só querem bater um papo e tentar decidir se você é a "cara" que eles querem. Eu passei por uma destas.

Se eu me arrependo de ter vindo? Não, não me arrependo. Profissionalmente foi até um certo retrocesso vir trabalhar aqui, eu gostava bastante do lugar onde eu trabalhava no Brasil e vir para trabalhar com uma linguagem que não era a minha favorita em uma empresa com poucos funcionários. Mas a vida aqui é mais tranquila do que no Brasil e não existe a cultura de "ficar até mais" tarde como é bem comum em São Paulo. 5 da tarde vai todo mundo pra casa e pronto. Devem existir exceções (como um "burst" para fazer uma entrega"), mas esta é a exceção. A regra é ir embora para casa cedo.

Se é difícil arrumar emprego? Foi mais do que eu pensei que fosse ser. Mas eu não tenho nível superior (parei no colegial técnico, fica como "asssociate degree" no currículo), a minha experiência internacional era pequena (um ano apenas), e eu não tinha educação em nenhuma instituição Canadense. Além disso, eu estou aqui com uma Work Permit, o que atrasa qualquer constratação em uns dois meses. E para piorar eu fui procurar emprego na época das férias de verão, em que as empresas estão em marcha lenta já que tem muita gente de férias (como se fosse o Brasil entre o Ano Novo e o Carnaval).

Em resumo, foi um pouco mais difícil do que eu tinha achado a princípio. Mas cada caso é um caso e o meu caso tem vários poréns. Um junior que trabalhava comigo e com pouquíssima experiência de trabalho conseguiu arrumar emprego rápido porque era um residente permanente (ele é da Índia) e porque fez um curso aqui na Universidade de Calgary.

É importante você ter um Inglês pelo menos mediano na hora de fazer a entrevista (dependendo da filosofia de desenvolvimento da empresa, eles podem exigir mais neste ponto), e se a sua experiência for maior que a sua educação (meu caso) torcer para a entrevista ser técnica. Mas eu penso que mesmo se no começo você não conseguir achar o emprego ideal, depois de algum tempo aqui ele vai aparecer. A área de TI requer menos adaptação do que outras áreas, e com alguma experiência Canadense mais e mais portas devem se abrir.

Se arrumar emprego aqui é mais fácil do que no Brasil? Para mim, Ravi, que já trabalhei em cinco empresas (e prestei serviço em outras tantas), e conheço um sem número de pessoas no Brasil que podem me indicar para um trabalho (e que me dão uma contratação garantida em pouco tempo), não, não é. O "QI" (quem indica") é um fator importante na hora de contratar - e aqui eu não tive tempo de criar uma rede de "QI"'s. Aqui, eu dependo de outras redes para conseguir arrumar um emprego (recrutadores, sites de emprego, etc...), e eu sempre tive mais dificuldade com este tipo de contratação. Aqui foi o primeiro emprego que eu arrumei sem ninguém "de dentro" da empresa me indicar (tirando a COSIPA, que foi um programa de estágio), e mesmo assim a recrutadora foi indicação de outra pessoa.

Quem tem amigos, tem tudo.

Se eu voltaria a morar no Brasil? Claro! Sério, eu gosto do Brasil. Se eu volto a morar logo? Isso eu já não sei. Existem 300 coisas que fazem a balança pesar - mas agora eu não penso em voltar e com a perspectiva do trabalho novo em uma empresa sério o futuro aqui fica menos nebuloso. O que eu penso mesmo na hora de voltar para o Brasil não é o emprego em si (eu gostava do meu trabalho e eu posso voltar para lá se eu quiser), mas como eu ficava cansado do trânsito de São Paulo ou de viajar todo dia quando eu morava em Santos, no litoral. Mas se a balança pesar para o lado do Brasil, a gente pode voltar sim.

Se vale a pena? Com certeza. Eu não me arrependo de ter vindo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta Ravi. Dá muito no que pensar... e tenho pensado... principalmente qdo vc falou da parte dos amigos... outro dia estávamos bebendo uns chopp's e um amigo que morou mto tempo em Portugal, falou que o que estávamos passando não tinha preço... pois apesar dele ter mtos amigos lá, a intereção brazuca era mto diferente... mais calorosa... ele disse que achava o pessoal lá mto distante...

Anônimo disse...

mas claro... nada que não possamos nos acostumar... acho que tudo depende da nossa capacidade de adaptção e disposição para "o novo".... Luciano

Anônimo disse...

Oi, sou seu leitor diário, apesar de comentar pouco. Estou inscrito no processo de residencia permanente, sou da área de TI (formado em Analise de Sistemas) e mesmo assim sempre temo que talvez eu não consiga trabalho por aí. Ouvi falar bastante do fator QI por aí, e isso me preocupa. A empresa onde trabalho abriu um escritório em Montreal recentemente. Minha esperança é consiguir algo atraves dela, mas a empresa já antecipou que é dificil. Mas não impossivel :-). Seu post ajudou ainda mais a clarear as idéias. Porém, eu tinho preferencia por Ottawa. Você chegou a procurar emprego em outras provincias?
Abraço,
Rodrigo Cardoso

Anônimo disse...

Oi.... Também sou da área de TI e estou no meio ao processo de imigração. Lendo sobre o processo de seleção me bateu uma dúvida. Aqui no Brasil ás vezes uma pessoa te contrata mesmo sem que tu saiba a linguagem usada nessa empresa. Olhando a experiência eles percebem que com uma base forte ou com conhecimento de regras de negócio rapidamente um profissional se adequaria a sua empresa. Isso ocorre no Canadá?

Agradeço a resposta....
meu e-mail é: cammjr@gmail.com

Carlos Moreira