quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O Brasileiro morto nos Estados Unidos

Eu estava lendo sobre um Brasileiro, André Martins, que foi morto pela polícia nos Estados Unidos após tentar furar uma barreira policial. Embora a namorada dele brade que ele não era bandido, ele tinha sim várias passagens pela polícia por agressão, destruição de propriedade privada, ameaças de matar a namorada e por dirigir sem carteira. Estão dizendo que ele foi morto por ser um imigrante ilegal, mas a polícia não sabia se ele era imigrante ilegal ou não quando atirou.

A própria namorada, que estava com ele no carro, disse que ele tentou fugir da polícia porque estava dirigindo sem carteira. No momento em que ele foi morto ele fumava um cigarro de maconha (o problema no caso nem é com a maconha em si, mas sim o DUI - Driver Under the Influence). Pelo que eu entendi até agora, ele bateu em um carro de polícia, fugiu para uma rua onde havia um bloqueio policial, tentou fugir novamente e foi quando o policial atirou. Eu sei que às vezes a polícia Americana tem o dedo leve no gatilho, mas depois de ver inúmeros vídeos policiais eu percebi que em 95% dos casos eles atiram quando:

. Alguém no carro atira primeiro;
. O motorista do carro tenta atropelar um policial.

E eu acho que o que aconteceu foi exatamente o segundo caso. Que talvez ele não quisesse atropelar o oficial, pode até ser. Que o oficial poderia até ter tentado desviar do carro ao invés de desviar, pode até ser também. Mas eu acho que é preciso baixar a guarda com o fato de ele ser imigrante ilegal (e de ficar dizendo que ele não era bandido - no mínimo criminoso ele era), e sim parar para pensar no que levou ele a ser morto. Uma séries de atitudes impensadas e irresponsáveis que culminaram no que aconteceu. Uma série de erros de julgamento. E, pesquisando na imprensa Americana, dá para perceber que a bala não atingiu ele, André, mas toda a comunidade Brasileira, que agora será vigiada um pouco mais de perto pelo "público" Americano.

Uma vez eu vi um filme sobre uma escola negra no Bronx. Era um filme muito bom, se não me engano era com o Denzel Washington. No começo do seu mandato como diretor, ele expulsou uns 30 alunos que eram traficantes, ou que eram uma extrema má influência para a sua escola. A sua atitude foi aplaudida por todos, mas uma das ativistas da comunidade protestou dizendo que ele estava "indo contra os negros", mas a escola sem dúvida melhorou depois que as maças podres foram cortadas. Eu acho que a falta de julgamento desta ativista, no filme, se compara à falta de julgamento das pessoas que acham que "ele só tentou fugir da polícia porque estava com a carteira vencida", ou então que um policial não deve agir em uma situação de mata ou morre - o que eu acho que foi o caso.

Prefiro esperar o resultado da investigação para acabar com os meus "achômetro". Mas até agora eu acho que a culpa do que aconteceu foi da vítima e não da polícia.

ADD:

http://www.wickedlocal.com/wareham/news/lifestyle/columnists/x1665952033/Insider-Perpetrator-or-victim

2 comentários:

.Mariana.Daniel. disse...

Pois é, Ravi. As primeiras notícias que vi não mostravam esse lado obscuro do cara e todo mundo aqui estava achando um absurdo. Depois começaram a falar dos antecedentes e aí entendi que seria uma questão de tempo isso acontecer com ele (quem sabe não estava até demorando...).

Abraço, Mariana

Elaine Bittencourt disse...

Nao tinha ouvido falar sobre isso. Eh triste tudo isso, independente dos antecedentes, status, sei la mais o que, uma morte estupida e sem sentido.