sexta-feira, 25 de julho de 2008

Meu escritório, objeto de estudos científicos

Eu gosto muito de ler um site chamado The Daily WTF. Não é "What The Fuck", e sim "Worse Than Failure".

É como se fossem "histórias de escritório" mas relacionadas ao mundo de desenvolvimento de software. A maioria das coisas que eles colocam por lá só tem graça para quem é do meio - como por exemplo uma mensagem escrito "you should not see this", qual é a graça para quem nunca fez um programa e colocou uma mensagem como esta lá no meio?. Mas teve uma história que eu gostei, que foi quando eles limparam a geladeira:


UPDATE:Just to warn you, these were from a recent fridge cleaning in his company; the expiration date on this first picture should give you a clue of what's to come.



















"I should also note," rdunner added, "we only 'recently' moved into the new building in Mid 2006. Obviously, some of the food came with us."




Pois é. Eu já esqueci uma vez (ou eu ou minha mãe ou meu irmão ou o gnomo do jardim) o feijão fora da geladeira quando eu era criança pequena lááá em Caraguatatuba e não foi bonito. Não vou entrar em resumo, mas o que devia ser estático era dinâmico, onde não deveria haver vida havia, esta vida era branca e logo aprenderia a voar (eram larvas de mosca). E o cheiro, bom, o cheiro era qualquer coisa. Com coragem, sabedoria, paciência e muito pinho-sol a gente conseguiu limpar tudo. Acho que se a gente tivesse deixado a panela lá por mais umas três semanas a natureza ia terminar seu serviço e o cheiro ia embora.

Bom, como parte do pacote de problemas financeiras do meu escritório, vem também a ausência de faxineiras e afins. Já faz uns meses que a gente viu uma mulher limpando o chão pela última vez. Aliás eram duas, mãe e filha, acho que deviam ser das Filipinas, Tailândia ou algum país lá naquele fim de mundo. Desde então, está tudo ao Deus dará. De vez em quando eu limpo a minha mesa (quando o meu braço começa a grudar), passo um pedaço de papel úmido no monitor, já que eu não consigo trabalhar com monitores sujos, e dou uma limpadinha no mouse e no teclado.

E é só.

Um banheiro pode se manter razoavelmente limpo apenas com a descarga. Razoalvemente? Hmmmm, acho que não, fui muito bonzinho. Ontem eu fui escovar os dentes e reparei que a pia estava meio cinza - peguei um pedaço de papel (do tipo que se usa para secar o rosto), molhei e passei na pia - a mesma tinha uma bela de uma camada de sujeira da qual eu só consegui tirar metade. Bleurgh. Eu ainda limpo o tampão da pia depois de escovar os dentes mas não deixo a minha escova de dentes entrar em contato com lugar nenhum no banheiro.

A privada não está entupida. Mas a cada dia que passa ela fica mais nojenta. Visivelmente mais nojenta - embora ainda seja mais limpa do que a maioria dos banheiros públicos que existem poraí. Alguém largou uma garrafa de três litros de cloro no banheiro e se bobear vou EU mesmo limpar aquela privada. E depois vou jogar cloro no chão. E na pia.

Andar pela cozinha é como andar sobre um rolo imenso de fita adesiva. Diversos líquidos doces foram ao chão e sem receber atenção, o mesmo se sentiu solitário e quer a companhia dos sapatos de quem quer que passe por lá, voluntariamente ou não. Hmmmm. Exagerei, mas ficou engraçado. De qualquer jeito, tem umas manchas coloridas no chão, perto do lixo e do bebedouro, que são bem nojentas. Você pisa e pensa se aquela meleca vai sair alguma hora, e realmente o pé acaba ficando meio preso ao chão.

O carpete é cor de sujeira e não dá para saber se ele está sujo ou não. Se fosse para apostar, eu diria que ele está sujo.

E o ar? Uma beleza. Desde o dia em que chegamos aqui nos foi prometida uma limpeza nos dutos do ar-condicionado. Ah ah. Pelo menos o cara que era mais alérgico já se demitiu.

Já faz uns dois meses desde que o último café foi feito. Fui eu quem trouxe o pó. De casa. Sabe aquela borra de café que fica no coador depois que você faz o café? Fica tudo junto, não fica? Afinal, "borra" não tem o nome que tem à toa. Pois é, depois de algumas semanas a água toda evapora e aquilo vira um pó de novo. Parece um daqueles filmes em que você vai tocar alguma coisa e ela desmancha - a diferença é que você toca o filtro de papel e toda a borra dentro vira pó. É até poético. Será que sairia um café mega-fraco dali? Essa é uma pergunta para a qual eu realmente não preciso saber a resposta.

50% de chance que a minha Work Permit chegue semana que vem. 80% que chegue depois de duas semanas. E se não chegar eu vou parar de brincar com as probabilidades e ligar, já que se eu ligar agora a voz do outro lado vai ficar repetindo o tempo que o processamento demora, e vai me dizer para ligar depois da data X.

Agora eu preciso ir tomar uma água no meu copo que vê uma água fervendo todo dia de manhã para tirar a sujeira acumulada da noite e do dia anterior (não que eu ferva a água, mas a água da torneira quente sai quase fervendo).

Fui!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ravi, lendo este seu post, parece que não estamos falando do Canadá, onde se fala que o povo é civilizado, organizado e respeitador do próximo. Este teu escritório é uma zona, sem ofenças ;-)
O que acontece por aí?
Abraços,
Rodrigo Cardoso

Ravi disse...

Rodrigo:

Olha, problemas e empregadores ruins existem em todo lugar. Eu fiquei um pouco surpreso, claro, da minha empresa ser a zona que é, mas existem empresas muito boas também. Um amigo meu costumava trabalhar em uma empresa que eles chamavam de "MI", Money Invisible, já que eles também tiveram problemas de pagamento e todo mundo teve que sair da empresa ao mesmo tempo.

Aqui o problema é o homem que está no topo - o chefão é desonesto e, como eu digo, vê o dinheiro acima de tudo - acima do bem estar das pessoas e da relação dele com a própria família. A melhor coisa a se fazer nestes casos é se afastar mesmo.

Ana Paula disse...

Ai, nem me fale! A nossa copa aqui eh um nojo so! Toda vez que eu tenho que esquentar minha comida, me da nojo abrir aquele micro-ondas! A geladeira entao? Um grude so! Aqui nao tem faxineira pro escritorio nao... a mesa, foi o que vc falou - cada um limpa a sua, o seu monitor, telefone, etc... alias, to precisando limpar a minha mesa! ;)