segunda-feira, 28 de julho de 2008

Moleque + imigração

O moleque e o final de semana

O Arthur e as suas babás de Sábado à noite:


(O Curtis é o que está com a menina nos ombros, o Eugene está lá atrás, o Arthur galã de novela está ganhando um beijo da Zanika, filhinha do Curtis com a Krista)

Este final de semana foi bem tranquilo, Sábado saímos com uns amigos do trabalho e no Domingo recebemos um casal daqui (Karlson + Josy) para uma macarronada (qualquer semelhança com a Itália é mera coincidência).

Um outro colega do trabalho, o Jerry, foi em um festival de rock neste Sábado aqui em Calgary, no MaMahon Stadium. Tocaram Ozzy, Sepultura e mais outras bandas não tão importantes. Ozzy! E ainda por cima cantou War Pigs, Mr. Crowley, Iron Man, Crazy Train, No More Tears e vários outros su-su-sucessos. Pena que eu só fique sabendo na Sexta-feira. Aposto que a Soraya também gostaria de ir! Detalhe que começava meio-dia e ia até às onze da noite. Praticamente uma rave invertida regada à heavy-metal.

Verão é uma beleza mesmo.

Imigração

Neste final de semana eu também andei dando uma lida sobre as novas leis de imigração no Canadá. A principal mudança é que nem todo os processos de imigração serão aprovados, como acontece agora - quem vai trabalhar em áreas com mais demanda passa na frente, quem tem experiência em áreas que não tem demanda vai para a parte de trás da fila ou pode ter o processo devolvido (juntamente com as taxas), o que não significa que é hora de desistir, dá para tentar de novo depois, se este for o caso.

Eu também li alguma coisa sobre facilitar o processo de imigração para quem já está aqui com uma Work Permit, mas não sei quais são os termos disso. As mudanças nas leis de imigração se fazem necessárias, segundo o CIC, porque a fila de processamento em alguns países é de cinco anos, e também porque muitas vezes o imigrante chega aqui e demora muito tempo para conseguir trabalhar na sua área e ganhar um salário comparável à média Canadense (ou às vezes nem consegue e tem que voltar depois de algum tempo para o Brasil). A idéia, ao que me parece, é deixar o processo mais objetivo e mais voltado ao mercado de trabalho Canadense.

Como sempre, há uma voz de críticos e uma voz de pessoas que são à favor destas mudanças. Que há mudanças, isto ninguém discute, é o modelo proposto que é objeto de críticas, e o fato de que os processos podem ser vetados ou aprovados de forma arbitrária. Seria melhor um sistema que desse mais pontos para profissões que tem mais demanda, que é o que acontece na Austrália, segundo os críticos deste sistema.

E eu sei lá. Sendo egoísta, eu ficaria feliz se o processo de obtenção da residência permanente fosse facilitado para quem tem Work Permit (meu caso), e eu sempre serei beneficiado com prioridade para profissões em demanda (a demanda em TI sempre é grande), mas eu acho que para muitos aplicantes isso pode ser um problema, principalmente para profissões em que a demanda aqui não é tão grande ou em que a validação do diploma é problemática. Eu só sei que eu continuo pesquisando sobre o que anda acontecendo poraí. E quando eu tiver alguma idéia mais concreta sobre isso (mais do que estes pensamentos vagos que eu coloquei), eu vou escrever de novo aqui.

Nenhum comentário: