sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Babiloniando

Meu trabalho é uma babilônia. Tem um cidadão de Belarus (que a gente chama de Russo pois era URSS até uns anos atrás, e ninguém conhece Belarus), dois Chineses, um Indiano, um Brasileiro, um filho de Ucranianos, uma Russa da gema, e provavelmente mais algumas nacionalidades que eu nem sei enumerar. Meu trem é uma farra. Nunca ouvi tanto idioma na vida. Eu acho que nem na Índia tem tanto Indiano quanto tem aqui, e deve ter uma máfia dos motoristas de Táxi, já que 90% são Paquistaneses.

O Tim Hortons, cadeia de cafeterias que é bem forte no Canadá, é operado em todas as lojas por Indianos (pelo menos é a impressão que eu tenho), e em todas as lojas as comidas e bebidas são uma delícia, mas o atendimento é ruim de doer. No Wal Mart quem manda são os Chineses e outros povos Asiáticos. O atendimento não é tão ruim mas praticamente não existe, a loja parece que fica largada às moscas. O Wal Mart tem preços muito bons mas é um dos lugares que eu mais evito aqui. O Safe Way é mais equilibrado, acho que eles devem pagar um salário maior e por isso exigem um nível de Inglês melhor, e não é a toa que você paga mais pelos produtos de lá. No Natal, eu fui com o pessoal em uma Future Shop para ver preços de notebooks (não para mim, mas um amigo meu estava comprando um para a sua mulher), e a gente foi cercado por uns 15 Indianos (Hindús seria mais adequado?) que queriam empurrar até a mãe junto com o Notebook. Demos o fora daquele mar de turbantes e fomos em outra Future Shop, onde eles não estavam tão sedentos pela comissão de Natal.

Aqui existe aula de Inglês para falantes de Mandarim e Cantonês (leia-se 90% dos povos Asiáticos). Foi uma ótima idéia, já que eles desconhecem sílabas, alfabetos e a letra "R". Tem algumas horas que é difícil se comunicar com o Team China. Ainda bem que existe MSN nestas horas. Outra coisa engraçada dos Chineses é que eles cometem os erros mais toscos de grafia, acho que pelo fato de terem aprendido a ler hideogramas e não o alfabeto ocidental.

A gente andou pesquisando sobre fazer inglês na Universidade de Calgary, que tem um preço bem atrativo. A Soraya deve começar por Abril. Eu também pretendo ir lá dar uma reforçada no meu Inglês depois que ela completar um ou dois ciclos. Sempre é bom aprender. Aqui, mesmo com os duzentos e oitenta e nove idiomas falados na cidade, o idioma oficial ainda é o Inglês, of course. O joguinho preferido para passar o tempo no trem é tentar adivinhar qual idioma eles estão falando. Uma coisa em comum é o "alô" dado ao telefone, é quase o mesmo não importa daonde você seja.

Carros

Já falei que os carros aqui são feios, mas é mais um "choque", no fim você acaba se acostumando. O que me impressiona é que, com estes dias de neve, os carros ficam sujos como eu nunca vi no Brasil. É impressionante. Acho que a areia que eles jogam na estrada para dar mais tração "gruda" na lataria quando o carro anda sobre a neve, e fica uma sujeirada só. Os ônibus também. Estes dias eu estava andando no ônibus e achei que tivesse uma propaganda grudada na janela, mas era só sujeira. Impressionante. A rua também fica uma nhaca quando eles jogam sal + areia, fica uma sujeira feia que só. Somente ruas com pouco movimento, como a nossa, ficam branquinhas - o lado negativo é que a rua fica super-hiper-mega-escorregadia.

Aliás neve é uma beleza para grudar na sola do sapato. Suja a entrada da casa que é uma beleza. Será que é por isso que chamam de merda branca? Ao contrário da merda original, ela não cheira mal. Mas gruda que é uma beleza.

E amanhã vamos no Bob The Builder (Bob O Construtor) no já não inédito Telus World of Science, vamos ver qual vai ser a avaliação do pequeno. Se a gente sobreviver ao frio, eu coloco umas fotos aqui depois.

Fui!

Um comentário:

Lucca disse...

Nós vamos pra Edmonton em Abril e o seu blog é o que mais leio pois já nos imaginamos passando por várias coisas que vocês falam aqui. Definitivamente a escolha de um carro deve ser difícil por estes lados pois imagino o que um carro com tração dianteira deve sofrer com toda esta neve e gelo nas ruas. Boa sorte!