sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sisteminhas

Hoje no trabalho eu me vi em um dilema. Um dilema simples, mas não deixa de ser um dilema. Eu estava com um problema em um módulo do sistema desenvolvido pela outra filial da empresa, em Toronto, e eles não conseguiam arrumar o danado do bug por nada deste mundo.

Fui lá eu (vou falar técniquês agora), extrai todas as classes da aplicação Web dos caras, rodei um decompilador e obtive o código fonte, adicionei um negócio, descobri o erro, rodei de novo o decompilar, arrumei o arquivinho, coloquei no lugar certo, e fui testar a aplicação. Funcionou.

Lá fui eu mandar um E-Mail para os caras de Toronto (na verdade foi o líder técnico da equipe que mandou):

"Olha, a gente tem um certo feeling de que o problema é com tal coisa"

E esperamos. E eu vou explicar mais ou menos como é que funciona a coisa. É um daqueles sistemas de lista telefônica automatizada (pelo próprio telefone e por reconhecimento de voz). Existem testes automatizados, mas normalmente eu faço o teste de uma maneira mais simples:

1. Ligo para o ramal em que a aplicação está instalada;
2. O sistema atende o telefone. Na tela do meu computador começam a aparecer as informações de uso da aplicação (famoso "log");
3. Uma voz simpática se apresenta ("Oi, eu sou o Dex, eu posso procurar por ...", e depois uma voz feminina simpática vem e pergunta se eu quero procurar por nome ou por tipo de negócio;
4. Digo "Business Type";
5. O sistema pergunta "para qual cidade, please"?
6. Digo "Denver" e na maioria das vezes o sistema aceita direto a cidade. Se o sistema ficar "em dúvida", ele pede uma confirmação;
7. E aí ele pergunta o que eu quero encontrar. Posso dizer "taxi", "coffee shop" e várias outras coisas. E é nesta última etapa que o enrosco acontece...

Para algumas "categorias" (como nós chamamos), a aplicação dos caras trava. Para outras, funciona. Eu posso descobrir onde tem um cemitério e um internet café em Denver, mas ir de táxi, nem pensar, já que o sistema abre o bico quando vem uma listagem de táxis.

Pois bem.

Manda E-Mail para lá, E-Mail para cá, eles perguntam se eu tenho certeza que o erro é no sistema deles, eu faço uns relatórios, descubro que das 2000 categorias 1200 funcionam e 800 dão erro, mando para eles, e hoje eles fazem uma correção e me pedem para testar de novo.

E eu digo:

"Olha, está bem consistente. Agora o sistema FALHA em todas as categorias, não só em 40% dos casos"

E eu com o sistema arrumado do meu lado deste não sei quantas horas antes, sem o código fonte do mesmo (difícil explicar o que é código fonte para quem não é da área - é como se fosse a escrita que a gente entende, e o programa compilado é a escrita que o computador entende), tentando guiar os caras, e eles me fazem essa.

Depois dessa eu resolvi vir para casa.

Nada como uma Sexta-feira.

:-)

PS: Eu me considero muito bom na minha área - um bom programador - mas olha, modéstia parte, eu sou um dos melhores "achadores de problemas" que eu já conheci na minha carreira profissional. E também um dos melhores "quebradores de sistema".

Um dia, no meu último emprego no Brasil, me caiu um celular na mão e alguém estava dizendo, incrédulo:

"Cara, eles disseram que o celular REINICIOU! E que depois os dados da aplicação SUMIRAM! E que depois a aplicação DESAPARECEU!"

"E a gente tentou reproduzir o problema mas não conseguimos!"

E eu falei "hmmm, deixa eu ver o celular", e fui rodar a "simulação de caixa de supermercado", que basicamente consiste em ficar apertando todos os botões simultaneamente e repetidamente até que alguma coisa aconteça (repare nos profissionais que tem lidar com equipamentos de caixa).

Em uns 30 segundos eu reiniciei o celular. Em uns 4 minutos eu sumi com os dados da da aplicação. Uns 20 minutos depois, a mesma desapareceu do celular.

E eu disse "é, acho que os caras estavam falando a verdade".

E hoje, quando eu tive o problema com a aplicação dos caras, eu fiz TODO teste possível para isolar o problema e mandei um E-Mail com gosto explicando tudo que aconteceu e dizendo:

"Caras, o problema é do lado de vocês"

Sensacional.

E olha, eu gosto do que eu faço. Uma boa parte disso vem pela bagagem que eu tenho e pelo fato de que eu normalmente consigo atingir os resultados que eu tento obter. Ficou meio frase de livro de auto-ajuda, mas é verdade.

...

"Right now there's only one rule"
"Our way or the highway"

Vou continuar vendo o meu Matrix aqui.

Nenhum comentário: