terça-feira, 7 de outubro de 2008

Curtas

Bom, a grande arrumação está concluída. Hoje eu também fiz as grandes compras para alimentar a família que está para chegar. Dá-lhe Superstore. Infelizmente eu esqueci de comprar mais sabonete para limpar o povo, vai ficar para amanhã mesmo. Mas eu lembrei de comprar o sabão em pó líquido (como será o nome disso em Português?) para lavar a roupa do povo, e caso você esteja se perguntando, já tinha papel higiênico em casa.

...

Informação demais...

Hoje eu também fiz a minha contribuição quinzenal para o sistema de coleta de lixo de Calgary e levei 4 sacos de uma vez só. Não que a minha casa fosse um depósito de lixo, mas eu resolvi limpar a dispensa e a geladeira, fora as 20 garrafas de água, 10 latinhas de coca-cola e outros items que foram recolhidos durante a grande limpeza.

E ontem eu enchi o tanque do carro. Paguei 1.16 dólares por litro de gasolina, e descobri que tinha um lugar perto do meu trabalho que vendia por 1.13 dólares! Eu ia economizar UM dólar e VINTE centavos se eu abastecesse por lá! Assim não dá. Eu nunca confio muito que a bomba vai desarmar quando o tanque encher (aqui é você que abastece o seu carro, que nem gente grande), então eu sempre páro quando o valor chega em 60 dólares, o que deu uns 50 litros. O marcador de gasolina ficou para cima do "F", então acho que está bom.

Aliás, o marcador vai ficar no "F" (façamanhente cheio) por mais uns 100 quilômetros. Depois ele começa a descer, até que rapidinho, para o "E" (esgotado, erradicado, exterminado - foi bem mais fácil achar significados para o "E" do que para o "F"). E aí eu vou para o posto. E encho o tanque. E o ciclo recomeça. Para quebrar a rotina, abasteço cada dia em um posto diferente.

Radical.

Hoje no trabalho a gente jogou pôquer. Eu não sei como eles chamam aqui, mas eu acho que é algo como "estimation poker". Quem é da área de TI sabe que uma parte do trabalho envolve dizer quanto tempo você acha que algo vai demorar - por exemplo, eu diria que para fazer uma calculadora similar a do Windows, com os dez dígitos e as operações simples, são necessários 2 dias de trabalho. Só que o Zé do meu lado acha que é 1 dia. E o João do outro lado acha que na verdade são cinco dias. E poraí vai.

Nas condições ideias de temperatura e pressão, eu vou dizer que é 2 dias e pronto. Mas o que acontece na vida real é que cada um diz quanto acha que vai demorar, normalmente da esquerda para a direita ou vice-versa. Se o Zé estiver antes de mim e dizer que vai levar 1 dia, eu posso ficar com medo de pensarem que eu sou um zumbi lerdo, que fica navegando na internet o dia inteiro, e então "equiparar" o meu prazo com o prazo do Zé - que é de 1 dia.

Causos da vida real.

Para isso existe o "pôquer". Cada um recebe as seguintes cartas:

1/2, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100, ? e um coringa.

Os números podem ser definidos como "dias" ou "unidades" (como, por exemplo, 70% de um dia, já que os outros 30% são gastos com suporte à outras áreas). O coringa é uma xícara de café que sinaliza que você precisa de um break, e o ? é um sinal de que você não entendeu alguma coisa.

Voltando ao esquema acima. Eu, o Zé, e o João.

Eu: 2 dias
Zé: 1 dia
João: 5 dias

O Zé e o João, que ficaram nos extremos do prazo, vão ter que explicar o porquê da disparidade e a gente vai jogar de novo:

Eu: 2 dias
Zé: 1 dia
João: 2 dias

E o prazo é de 2 dias. Se eu e o João jogássemos 3 dias, íamos ter que fazer mais uma rodada, já que a diferença entre 1 e 3 é maior do que uma carta (tem o 2 no meio).

Parece meio louco, mas funciona. Só se pode mostrar uma carta, e todo mundo tem que mostrar ao mesmo tempo. Se alguém acha que demora mais do que os outros pensam, ele explica os seus motivos e então todo mundo mostra as cartas mais uma vez.

Sinceramente, é uma das melhores maneiras de estimar prazos da qual eu já participei.

Mas é um papo meio nerd.

...

Hoje a gente fez uma demo do nosso projeto. Quase bom, tirando que se você fosse procurar uma cafeteria em São Paulo o sistema ia listar todas as cafeterias em São Paulo, sem perguntar em que rua ou bairro você quer procurar. Um detalhe que passou despercebido pela gente mas não pelo crivo do diretor, vai ver que é por isso que ele é diretor e a gente não.

...

Bom, eu vou tomar um banho e depois dormir.

Se eu conseguir dormir.

Fui!

4 comentários:

Luiz Alberto disse...

Oi Ravi,

O nome do jogo é planning poker e é muito usado no Scrum. Aqui no Serpro estamos utilizando em alguns poucos projetos, mas tem dado muito certo e faz um buy-in do prazo com a equipe muito bom.

Em relação do projeto com a cafeteria, num tem um projeto (não sei se do Google ou da Apple) que indica qual a cafeteria mais próxima usando o Google Maps não (e GPS, claro...)?

Estou bem feliz que o teu trabalho tenha mudado da água para o vinho. Ficou mais interessante ver como é a vida de alguém de TI na vera. Teu trabalho era muito sem realidade e não dava para ter noção e os posts ficaram mais ricos. =]

Abração,

Luiz

Ravi disse...

Planning Poker, Scrum, é isso mesmo :-).

Pois é, agora eu também me sinto trabalhando em um lugar de verdade.

Abraços, Ravi.

Eliane disse...

Adorei a sua contribuição para o sistema de coleta de lixo. rsrs Acho que a casa tá brilhando. rsrsrs
Sabão em pó líquido?rsrsrs
Beijos, Eliane.

Rogério disse...

É isso aí!

Acabou o tempinho de ficar babando só mais um pouquinho na cama, o domingão para dormir o dia todo, a corrida para longe das compras/shopping, a deixada de lado daquilo que você não tá muito afim de fazer, deixar o copo ou garfo na sala, a cama para arrumar depois, a roupa espalhada pela casa... Afinal a família voltou, rs....

Por outro lado chegou o beijo gostoso de manhã, o abraço apertado do bom dia, o sorriso sempre fácil para lhe dar, os jogos juntos que nos divertem, enfim, o Amor também chegou.

O melhor de se passar um tempo longe da família é ver como é difícil ficar sem ela.

Grande abraço e tudo de bom!

Rogério Lima e Família