quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lembrei...

Amanhã de manhã a temperatura vai ser de agradáveis 6 graus.

Amanhã à tarde a temperatura vai ser de agradáveis 24 graus.

18 graus em dez horas. 1.8 graus por hora. Eu nunca vi a temperatura variar tanto quanto em Calgary. Os motivos são os seguintes, até onde a minha ciência chega e na minha opinião leiga:

Altitude:

Calgary está a 1048M de altitude. A pressão atmosférica aqui é, segundo este site e a calculadora do Windows, 87.9% da pressão atmosférica no nível do ar. Pressão menor = menos moléculas que compõem a atmosfera. Menos moléculas que compõem a atmosfera = maior variação de temperatura.

Por exemplo, caros amigos. Uma garrafa com um restinho de água gelada vai esquentar muito mais rápido do que uma garrafa cheia de água gelada - porque com menos água, temos menos massa, e o calor vai embora mais rápido.

Algo assim. Alguma coisa do tipo. E a apresentadora da TV acabou de bocejar. Nada como as TVs Canadenses.

Bom, que mais?

Umidade do ar:

O ar aqui é mais seco do que onde eu morava no Brasil. A água é boa para manter a temperatura (há uma propriedade física que descreve esta propriedade nos materiais), vamos dizer que é "manteretura" (eu não tenho idéia do nome certo). Com menos umidade, temos menos água, e menos "mantenetura" no ar.

E a temperatura varia mais.

Que outros motivos? Talvez aquelas montanhas gigantescas logo ali ajudem, talvez o pólo solar um pouquinho mais pra cima dê uma força, e talvez eu esteja escrevendo demais.

Fui!

Nenhum comentário: