quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A TOC nossa de cada dia

O Arthur de vez em quando vem com a história de que a gente não pode pisar na linha que divide os azulejos. E ai de quem pisar. Se a gente coloca o leite dele do microondas e não lembra de perguntar se ele queria apertar o botão, ele vem, pára tudo e começa do zero - inclusive tirando e colocando o leite do microondas.

De vez em quando a gente conversa sobre isso, e eu digo que é normal - eu me lembro de algumas manias que EU tinha. Acho que todo mundo tende um pouco ter um comportamento obsessivo.

Quando eu era uma criança pequena lá em Caraguatatuba, eu gostava de montar "estruturas complexas", como o Arthur faz aqui em casa. E, como ele, EU tinha que montar. Se alguém colocasse a mão não rolava, só desmontando e montando de novo.

De uma reportagem na revista Veja publicada em 5 de maio de 2004 (este é um trecho da reportagem que eu nunca esqueci):

As manias são uma espécie de atavismo. Sob a ótica das teorias evolucionistas, algumas delas foram essenciais para o desenvolvimento e a preservação da espécie humana. De nossos antepassados longínquos, sobreviveram os mais prudentes e precavidos – justamente os "maníacos" por estocar alimentos, zelar pela prole e evitar as ameaças naturais. Ter uma ou outra mania, portanto, está dentro do quadro de normalidade. Elas nos tranqüilizam em relação a perigos, ajudam a organizar a rotina e até a passar o tempo.
(a reportagem original está em http://veja.abril.com.br/050504/p_130.html).

Às vezes eu tenho uns poucos comportamentos "estranhos":

- De vez em quando eu fico tentando achar relações entre os números, como em placas de carros. Diferentemente do protagonista do filme Mozart e a Baleia, eu não fico doido quando os números não batem (quando não há relações), nem fico procurando placas que nem um louco varrido quando estou nervoso. Eu faço isso quando não há absolutamente NADA para fazer, e quando há placas para se olhar;
- Eu tenho mania de ficar passando os meus dedos rapidamente pela ponta do meu polegar. Graças à vigilância acirrada da mala sem alça da minha esposa, e pela carga estática gerada aqui nesta terra sem umidade (arrumei, tinha escrito humidade, só é certo em Portugal) no ar, estou perdendo este tique nervoso;
- Esta é meio nãrd, mas o Outlook TEM que ser o primeiro programa na barra de tarefas do meu computador. Se não for eu fecho tudo e abro de novo. Já conheci outras pessoas com o mesmo costume, por incrível que pareça.

Acho que todo mundo tem um pouco destes "tiques". Eu de vez em quando me pego encanado se o lugar onde eu ponho a mão no ônibus (a barra) está limpo, se é uma encostar a cabeça na janela para dormir, se eu devo comer a galinha da macumba, mas aí eu desencano e mando bala.

E nós?

Ontem o Arthur ganhou uma roupa de maquinista de dia das crianças. Super chique:



Eu preciso colocar as fotos dele com esta roupa. Ele ficou todo orgulhoso da sua roupa, que vem com relógio, macacão e até passagem de trem (que até é decente). Os cartões postais começaram a chegar no Brasil, parece que a greve dos correios acabou mesmo mas deixou uma vítima, a Cinthia, priminha do Arthur - eu mandei o cartão dela há muito tempo atrás mas até hoje não chegou, uma pena.

Hoje eu estava lendo uma reportagem sobre o filme Tropa de Elite, que acabou de estrear (oficialmente) no Brasil. Me deu vontade de ver mas, aqui, só baixando da Internet mesmo. Engraçado que ontem a Soraya ligou para a mãe dela e eles estavam vendo a grande família, a rede Globo faz uma falta aqui (até Telecine está fazendo falta, pelo menos passava algum filme mais ou menos recente). Dizem as más línguas que é fácil assinar a Direct TV (ou Sky) Americana aqui em Calgary, tem muita gente que faz isso. Fazendo isso, você pode ganhar a Globo Internacional na sua casa. Mas o processo é totalmente e absolutamente ilegal, já que por conta de alguma legislação tosca do Canadá os canais dos Estados Unidos não podem passar aqui (a não ser que tenha algum canal correspondente, algo assim).

Fiquei meio chateado ontem porque parece que o meu diploma de Colegial Técnico (que valeu para eu conseguir a minha Work Permit como Software Product Developer), para o processo de imigração (residente permanente), só vale como High School (colegial), é como se as horas técnicas não valessem nada. Ele só vale alguma coisa se for depois do colegial, e neste caso, necas. Eu até consigo os 67 pontos com o Inglês em "High" em leitura, escrita, fala e listening. Se eu esperar completar um ano eu ganho uns pontos de adaptabilidade e fica bem mais fácil (ou apenas mais fácil).

Depois eu explico melhor o esquema dos pontos, basicamente você ganha pontos por educação, idade, experiência, idioma e adaptabilidade. Você precisa de 67 pontos para receber a residência permanente, menos que isso é difícil (ou impossível). Assim que funciona :-). Melhor é eu ficar um ano trabalhando aqui e aí dou entrada no processo, ganhando mais cinco pontos, fico neste caso com uma margem de segurança... E não preciso gastar mil e duzentos dólares tão cedo. Hmmm. Até que é interessante esta idéia.

E também passo por um inverno aqui para congelar a dentadura!

Um comentário:

Anônimo disse...

A Globo nao esta na DirecTV, mas sim na DishNetwork, que tambem e Americana. Legalmente aqui no Canada, a Globo so chegou no lado leste do pais (pela Rogers, a provedora de cabo de la). Ilegalmente, muita gente a tem aqui em Calgary. E facinho de instalar e nao precisa pagar nada. Mas isso e contravencao FEDERAL. E claro que nao da cadeia, pois nao haveria presidios pro numero de contraventores, mas da uma multa dolorosa. Pra mim, vale o risco.