terça-feira, 2 de outubro de 2007

Shorts

Ontem eu fiz o meu exame teórico para tirar a Carteira de Habilitação Canadense. A prova tem 30 questões, você faz em um computador com tela Touch Screen (coisa fina), e ele vai dizendo se a questão que você acabou de responder está certa ou errada. O score mínimo são 25 questões certas.

Durante a prova, você poder apertar o botão skip para responder uma questão depois. Lá pela questão número dez chegou uma louca para fazer a prova - a cada questão acertada ela comemorava como se tivesse feito um gol em final de copa do mundo. Pensei em falar "shut your fucking mouth, bitch motherfucka, maldita lazarenta", mas a minha concentração voltou e eu acabei a prova em oito minutos, ao invés dos cinco usuais :-). Precisamente, a prova acabou na questão 28, já que ao acertar esta questão eu automaticamente atingi o score necessário. Primeira etapa batida, agora é a próxima.

E a próxima foi fazer o exame de vista. Você faz lá mesmo. Sem frescura de médico credenciado. Passei de prima, etapa batida, a próxima é entregar a tradução da sua habilitação (para o Inglês), e a tradução original, que nunca mais me será devolvida! Sacanagem!!!

Agora eu estou com a carteira de aprendiz, classe 7. Em quatro semanas o pessoal vai dar o positivo para a minha carta Brasileira (para valer como experiência e eu pular a etapa de aprendiz), e aí sim eu posso tirar uma carta "cheia".

Aqui no Canadá você pode tirar a classe 7 com 14 ou 16 anos, não lembro agora. Você só precisa fazer o exame teórico. Depois disso, você só pode dirigir de dia e com alguém que tenha carta "cheia" (classe 5), por um ano, até fazer uma prova de direção ir para a classe 6, que ainda tem algumas restrições. É legal porque dá para aprender a dirigir (legalmente) com os pais aqui no Canadá. A classe 7 é de aprendiz.

Agora é esperar. A minha habilitação classe 7 chega em até dez dias. Depois disso eu não preciso mais andar com o passaporte.

Fui!

Nenhum comentário: