segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Rally against neo-nazis

Deu hoje no jornalzinho gratuito da cidade. Um bando de 15 neo-nazistas resolveu protestar porque há uma regra que permite à algumas pessoas votar com o rosto coberto, especialmente mulheres Muslim. Para quem não sabe, e eu posso estar totalmente errado também, Muslim são aquelas mulheres que usam aquele véu, a burca. Embora o Brasil seja um país multi-racial, a gente vê poucas pessoas de turbante ou véu na rua, mas aqui tem de monte, ainda mais porque o governo do Canadá estimula as pessoas a manterem a sua cultura original.

Bom, os 15 filhotinhos de chocadeira foram lá protestar. Máscaras de sky (ou máscaras ninja), roupas militares, botas, e lá foram eles... Acho que o que eles não esperavam é que fossem aparecer umas 100 pessoas anti-nazistas e que fossem botar eles para correr. Bom, correr é modo de dizer... Eles ficaram trocando gentilezas verbais por algum tempo, a polícia ficou fazendo o papel do amigo que separa a briga, os neo-merdinhas resolveram ir embora e os anti-nazistas perseguiram os mesmos por onze quadras, até que a polícia resolveu segurar a multidão e os coitadinhos puderam pegar seus táxis para o aconchego do lar.

A notícia no site local está aqui. Os caras escrevem de uma maneira um pouco estranha (acho que é a transcrição de um programa de rádio, sei lá, nunca parei para pesquisar), mas lá tem a essência da notícia.

Não tenho absolutamente nada contra Muslims, cidadãos dos Iraque ou os motoristas de táxi daqui (todos da Índia e do Paquistão, muitos de turbante), nada, nada mesmo. Nunca me fizeram mal, o Canadá aceita cidadão Iranianos, Iraquianos e de outras nações que não se dão tão bem com os Estados Unidos (inclusive aquele amiguinho do Arthur que foi em casa ontem era do Irã), e desde que eu cheguei aqui e comecei a ver a "babilônia" cultural que esta cidade é, mudei a minha idéia sobre permitir o uso de burcas ou turbantes em escolas e afins. Acho que deve ser permitido, sim. Aqui em Calgary não se usa uniforme nas escolas justamente por este motivo. Cada um deve se portar e se vestir de acordo com a sua identidade e cultura. E ponto final.

Se o protesto dos neo-nazistas contra a burca fosse por QUALQUER outro motivo que não o do ódio e o da discriminação (o que move estes grupos), talvez, mas beeem talvez, fosse alguma coisa válida - por exemplo, que a burca por encobrir o rosto da pessoa e isto facilite fraudes eleitorais. Mas este não é nem de longe o caso e, se alguém disse isso, foi apenas como uma desculpa esfarrapada.

Não sei como é a lei Canadense. No Brasil, eu sei que você não pode pregar o ódio racial. É crime. Você vai preso. Nos Estados Unidos, é um direito assegurado em constituição. Você pode dizer o que quiser, ninguém vai te prender por isso. Assim como lá é um direito ter uma arma em casa, e não um privilégio. Aqui no Canadá, não sei como é.

Mas de qualquer jeito, fiquei satisfeito em saber que os 15 neo-nazistas foram confrontados por uma multidão de pessoas (não necessariamente Muslim) que são contra o ódio e a discrimação que estes grupos pregam.

Bom, fui!!!

Kb.Lo, show as fotos do sítio! Quando eu era criança eu vivi em alguns lugares parecidos com aquele. Falando em bicho, dos três peixes que a gente comprou no Sábado, somente um viu o nascer do sol na Segunda-feira. O prognóstico: excesso de comida. Agora já sabemos, já salvamos o terceiro peixinho e é hora de arrumar as coisas direito.

Fui mesmo...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ravi!!

Como estão as coisas por ae? espero que tudo correndo as mil maravilhas!!
Agradeço muito a tua ajuda, pois eu coloquei o google de cabeça pra baixo, mas nao tinha encontrado o site do consulado americano aqui em alberta!!! me quebrou um galhao!! agora só não sei por onde começar... A minha hoste family quer ir para o US, mas como todos sao Canadenses, não precisam ficar vendo essas porcarias de vistos pra ca e pra la nehhh!!e eu como boa brazucah que sou, nao quero perder a oportunidade de conhecer a terra do tio Sam com a familia daqui nehhh!!! o unico inconveniente é que eu nao tenho a minima ideia se posso tirar um visto rapido pra ir pra la com eles!!! but.....!!! vamos ver nehhh.. quem arrisca não petisca!!
Estou acompanhando a tua saga da vida sem carro... juro que depois de suco de maracuja e feijao, a coisa que eu mais sinto falta é do meu carro ... mas como dizem todas as maes do mundo, temos que nos desapegar!!! todos os dias no onibus de manha eu faço um mantra que começa assim... pratique o desapego, pratique o desapego!!hahahhahaha
Adorei a foto da sua espesa de gal costa!! estou procurando uma opção para o Halloween e pensei em ir de Nega maluca, mas acho que vai ser muito dificil achar as coisas por aqui ... mas continuo procurando... hahahahahha
Adorei tambem a fantasia do seu filhote, maquinista!! que coisa mais linda!!
Bom acho que é isso, vamos ver se mantemos contatos... estou gostando muito de poder compartilhar as minhas experiencias por aqui e ler sobre as tuas!!!
obrigada pela atenção e pelo carinho...!!!
um beijo grande no filhote e na esposa!!!
Abraços com carinho
Camila Takikawa