quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Minha opinião sobre a violência e a política

Eu continuo acompanhando a evolução(?) política do Brasil. Recentemente, li o artigo que o Luciano Huck escreveu na folha de São Paulo, em que o assunto era o assalto sofrido em um Semáforo no Itaim.

Basicamente, o que ele escreveu é que bandido é bandido, e não importa as causas que levaram o cidadão a ser um meliante, ele deve ser preso. Concordo.

> Bandido é bandido. Tem que ir para a prisão;
> Prisão tem que ter programa para reabilitação? Tem. Mas ter redução de pena como tem no Brasil? Não pode. Assassino ou assaltante à mão armada poder sair de final de semana? Pelo amor; O castigo da prisão é o fato de estar PRESO. Lá dentro tem que se ter um mínimo de dignidade porque uma hora o bandido sai. Se ele não for mais bandido quando sair, é um bandido a menos;
> Polícia é polícia. E ponto. Policial corrupto é bandido. Não existe meio termo.

A gente no Brasil tem o costume de "nebulolizar" a violência. O Brasil tem um problema de desigualdade social? Tem e é absurdo. Tem problemas de educação, saneamento, saúde pública, e tudo mais? Tem.

Mas nada para mim supera o problema da impunidade. E, pior ainda, há quem diga que Luciano Huck mereceu ou que devia estar feliz por ter saído vivo. Há quem diga que todo mundo saiu ganhando e ponto final. NINGUÉM SAIU GANHANDO. O assaltante devia ser preso, e ponto final. Não existem meio termos. São Paulo tem a maior população carcerária do Brasil e lá ainda se cometem muitos crimes, mas o número de assassinatos hoje em dia é 60% menor do que há alguns anos atrás. E estão fazendo mais presídios, mas 44 mil vagas no sistema.

E tem que fazer isto mesmo. Tem que fazer mais. Não pode é prender dona-de-casa que furtou margarina, isto é um absurdo e deviam demitir o promotor que fez isso, mas bandido tem que ficar preso. Tem que acabar com os flanelinhas, aquilo é um absurdo. Tem gente que acha que é certo? Certo não é nem no Parque do Ibirapuera, nem em Casamento, nem na praia nem em lugar nenhum. Tem que prender este povo todo. E deixar bem preso. O que eles fazem é extorsão. Sem meias palavras. É isto. E sem exceções. Mesmo aquele tiozinho que cuida dos carros há duzentos anos em algum lugar PÚBLICO e é conhecido? Você não consegue parar o carro lá sem pagar a caixinha do velhinho? Vai tentar pra ver.

Eu fui embora do Brasil em busca de mais aventuras? Fui. Mas as duas coisas que mais me deixaram com vontade de sair foram:

> Violência e a visão romântica que as pessoas tem dos bandidos;
> O maldito governo Lula.

E ponto.

As pessoas no Brasil tem dó demais. Dó de bandido, dó do coitado no Big Brother, dó da coitadinha da novela que só se ferra na mão da bandida, dó de tudo.

Resolvi escrever isto depois de ler isto aqui. Gosto de ler autores críticos. Odeio o PT, Lula e sua turma. Tenho raiva do PSDB porque é o partido com o qual eu me identifico mais no Brasil (que merda de política), mas ninguém faz uma oposição decente. Todo mundo tem rabo preso.

Contra fatos não há argumentos. Contra a história há menos argumentos ainda. Vai ver como vai estar a Venezuela em alguns anos, com o Hugo Chavez ditador. Porque lá (e aqui) querem colocar mordaças na imprensa (na Venezuela já tem). Se é tão bom, porque não se pode falar disso?

Pfuuuuuuuuuuuuu.

Fácil criticar estando longe :-). Não estou mal-humorado, apenas com sono. Mas isto é o que penso, as coisas tem que ser mais preto-no-branco. No Brasil temos muito meio-termo, muitas explicações e muitos descaminhos. Já é hora disto acabar.

Espero que quem leu este artigo continue a ler este blog. Esta é a primeira e última vez que falo sobre a minha opinião política. Fora MST! Fora Lula! Fora PT! Privatiza a Amazônia! Devolve o Acre!

Fui!!!

2 comentários:

Soraya Wallau disse...

APOIADO!!!
Olha eu prometo não dormir mais de calça jeans, falo?! hahaha.

Ravi disse...

Ahahaaha, tá bom, mala sem alça!!!