segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Curtas



Tirei esta foto em um dos primeiros dias com a máquina digital. É o rio no Prince Island's Park. Eu alterei a exposição da foto para fazer entrar menos luz (mais informações). O dia estava bem mais claro do que isso :-). Mas o porque disso?

Assim que ocorre o solstício de verão (em Junho no hemisfério norte e em Dezembro no hemisfério sul), os dias vão ficando progressivamente mais curtos, até o solstício de inverno, quando os dias vão ficando progressivamente mais longos, até que tudo acontece de novo, em um ciclo que vem se repetindo há bilhões de anos.

Pois bem.

Quando eu cheguei aqui, dava para ver o sol até umas dez e meia da noite. Agora ele dá o ar da graça até pouco depois das sete horas. E a cada dia ele vai se pondo alguns minutinhos mais cedo. No dia 21 de dezembro, o dia mais curto do ano, o danado vai nascer umas oito e meia da manhã e se por umas quatro e meia da tarde. Pior é para quem mora nos Territórios do Norte, onde são seis meses de dia e seis meses de noite. Para o trabalhador aqui, vai ser mais ou menos como pegar o fretado todo dia. Sai de casa à noite, volta à noite. Acho que como todo morador de país tropical nós somos mais propensos à Seasonal Affetive Disorder, ou a popular "depressão de inverno". Por isso, eu quero melhorar um pouco a iluminação da sala e dos quartos, deixando tudo mais "aconchegante", com luzes mais naturais, já que a gente vai passar bem mais tempo dentro da casa quando estiver -15 graus do lado de fora. Sem boiolice, mas é verdade: não importa se a cor da tinta é uma merda, se o sofá é feio (o nosso não é), se a casa é pequena ou grande, se o chão é preto ou branco, com a luz certa tudo se ajeita. Iluminação é tudo (atenção na entonação do "tudo", é uma entonação normal, como quando se diz "eu errei quase tudo", não com uma entonação tresloucada, como em "aquela perua é tuuudo").

E hoje... Aqui em Calgary, a previsão do tempo é algo importante. Não é a toa que na minha página inicial eu tenho sempre um painel com a previsão do tempo para Calgary (e também do Brasil, para matar a curiosidade). Ontem foi um dia de sol, com temperatura de 25 graus, uma beleza. A previsão para hoje era de chuva e de frio (2 graus). Um calor no fim de tarde. Caramba? Como assim, dois graus e chuva?! Eis que chega a noite. E o vento. E nesta hora você acha ótimo ter janelas duplas porque não se houve um barulhinho vindo do lado de fora. As viradas de tempo aqui sempre vem com um senhor vento. E é um vento frio, nada daquele Noroeste quente que tem no litoral. E ventou... E a gente dormiu... E o relógio tocou sete horas da manhã. Por uns segundos achei que o Arthur tivesse mexido na regulagem do danado, porque estava escuro... Fui na cozinha, e os relógios estavam com a mesma hora. É, era hora de acordar. Mas e a vontade? Veja bem:

. Segunda-feira: Eu odeio as segunda-feiras. Você não dorme o suficiente porque no Domingo a gente sempre dá uma esticada. É o começo da semana. Você tem cinco longos dias pela frente. Seu E-Mail está lotado de Spam;
. Opostos: Cama quentinha, frio do lado de fora;
. Escuro: Quem disse que você quer enfrentar um dia cinza do lado de fora?

Mas a vida segue. Levanto, tomo meu banhão, como um pedaço do primeiro doce decente que a gente conseguiu comprar no Canadá (um bolo danado de bom), faço a mamadeira do Arthur, acordo o moleque, e vou trabalhar. Até que bem encapotado o frio não incomoda. E hoje estava usando um casaco que tinha um gorro bem macio, ou seja, dormi que foi uma beleza no trem. Agora estou quentinho de novo, mas já é hora de ir embora. Vou comprar uma luva e um gorro para o moleque, passar na locadora porque um dos discos do DVD duplo da "Dama e o Vagabundo" ficou perdido em casa e só depois retornarei ao aconchego do meu lar :-)

Hoje eu vou ver se ponho no ar um videozinho que a gente fez no zoológico. Esqueci de fazer isso no final de semana.

Ah, lembrei de uma coisa. Cultura inútil, mas...

Você sabe como funciona a numeração das ruas (e, mais importante, dos números nas ruas) nos Estados Unidos e Canadá?

Não? Nem eu sabia, ninguém me disse, mas eu acabei deduzindo e confirmei hoje com os meus colegas de trabalho. Aqui todas as ruas são numeradas:

. 1 ST SW;
. 5 ST NW;
. 4 AV NE;

E poraí vai... Isto é fácil. Como eles fazem? Eles dividem a cidade em quatro quadrantes, NW, NE, SW, SE:



Isto é o mesmo para qualquer cidade nos Estados Unidos e Canadá. O ponto central é o "Marco Zero", ou a bolinha vermelha no esquema acima. A partir deste ponto zero, são numeradas as AVENIDAS - AV - (para o NORTE e para o SUL) e as RUAS - ST - para o LESTE e para o OESTE. A primeira AVENIDA a partir do ponto central será a 1, depois a 2, a 3, e poraí vai. A mesma coisa para as ruas, 1, 2, 3, 4, sempre a partir do ponto central. E aí, no nome da ST ou AV, se adiciona a sua região. Por exemplo, eu moro na 16 ST SW, ou seja, eu estou a 16 RUAS do ponto central da cidade, na região SW, ou seja, ao SUL (S) e ao OESTE (W). Funciona.

Mas o legal é que dá para descobrir também qual a AVENIDA que cruza com a sua rua, e isto você obtém com base no número de sua residência. Por exemplo, eu moro no 2620 16 ST SW. Os dois últimos números 2620 são de facto o número da sua casa, e os primeiros números (dois ou três) indicam qual é o CRUZAMENTO mais próximo, seja AVENIDA ou RUA. Se você mora em RUA, será uma AVENIDA, e vice-versa. No meu caso, o "26" indica que eu moro entre as avenidas 25 e 26. Sensacional. Nunca mais vou ter que olhar no Google Earth para descobrir onde é um endereço.

Então, assim sendo, só para concluir, fechando o assunto, acabando, finalizando, eu moro à 26 quadras para o SUL do ponto zero da cidade (avenidas), e 16 quadras à OESTE (ruas). Se alguém me passa um endereço como "15010 96 ST NE", eu sei que ele mora longe pra caralho.

Agora eu fui!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Raw... Este post está Tuuuuudooo !!
Impagável o outro vc resmungando sobre o chines..
Faz tempo que nao falamos.. Vou tentar entrar hj no skype !!
abraço !

Ravi disse...

:-)

Opa!

Falei com o Cunha neste FDS!!!

Ow!!!

Se vc entrar no Skype me liga, mesmo que eu esteja offline, que toca em casa.

E espera tocar!!! Porque às vezes pode demorar.

Fui!!!