segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Ice age

Hoje eu acordei às sete e quinze da manhã com o nariz meio estranho. Acho que eu vou precisar comprar o umidificador de ar logo, pois o ar aqui em Calgary já é seco e, com o aquecimento ligado, a situação só piora.

Tomei meu banhão matinal e fui checar a temperatura da cidade. -3.4 graus com Frost, o que, pela definição da Wikipedia, corresponde à uma geada. Acho que foi a primeira vez na minha vida que eu vi uma geada. Também foi a primeira vez na minha vida que eu acredito ter encarado uma temperatura negativa. Até então, a temperatura mais baixa foi exatamente zero (grau ou graus?), registrada por um termômetro público na cidade de Curitiba, às seis horas da manhã, depois de viajar por seis horas na Regis Bittencourt sobre chuva forte e um frio abominável (eu tinha que ligar o ar-condicionado a cada dez minutos para o vidro não embaçar). E eu ainda por cima dormi no fim da viagem (eu era o motorista), mas graças ao nosso governo o acostamento era em desnível e eu acordei quando o carro desceu para o mesmo. E também, graças ao fato de ser cinco e meia da manhã, quando eu percebi o que aconteceu não dei uma guinada para o meio da pista, mas sim voltei vagarosamente, o que é a reação recomendada para o caso.

Perdi o foco para variar... Voltando à hoje, me encapotei inteiro e saí de casa... Na hora não vi nenhum gelo no chão e pensei "que merda, perdi o gelo de novo", mas eis que eu vejo um carro com os vidros branquinhos, branquinhos. Gelo! Outro carro coberto de gelo. E outro. E logo percebo que TODOS os carros estão assim. Vejo também uma mulher raspando o pára-brisa para poder dirigir (lembrei da história do Kerry jogando água quente para derreter o gelo - estava tão frio que a água congelava de novo e a situação só piorava).

Pego o ônibus. Passo por um campo de futebol BRANCO, parecia que tinha nevado. Não sei porque estava mais branco do que o resto. Mas estava branquinho, branquinho. Todo mundo encapotado. Hoje eu percebi que o povo aqui passa frio também. No ponto tinha um pessoal bem encolhido, acho que eles não saíram tão agasalhados quanto o bonitão aqui. Eu, hein, acabei de sair de Santos, onde se coloca cachecol com quinze graus, eu é que não vou me arriscar com menos roupa do que eu acho necessário. Sempre saio com um pouco mais do que seria adequado, mas sempre fico quentinho :-).

Agora esquentou. Sete graus no almoço. Nunca imaginei que ia dizer isso, mas achei quentinho. Brincadeira. Achar sete graus uma temperatura agradável, só aqui mesmo. Ice Age está começando, daqui a quinze dias o gelo não vai mais derreter tão facilmente, e em vinte dias deve começar a nevar para valer.

Fui!

Nenhum comentário: