quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O Google está fazendo nove anos hoje



Eu acho que conheci o Google lá pelo ano 2000, quando ainda estava na COSIPA. Na época eu ainda estava acostumado a usar o Altavista, que era muito popular antes do Google aparecer na área. Quem me mostrou o Google foi um colega da COSIPA, o Eduardo Godinho, dizendo "este aqui é muito melhor, só tem a caixinha de busca, já traz o que você quer e pronto".

Eu de cara achei estranho, não sei quanto tempo eu demorei para começar a usar, acho que levou um ou dois anos para "mudar" a minha cabeça e também para perceber que os resultados trazidos pelo mesmo ainda eram muito superiores aos dos demais mecanismos de busca existentes na época.

Eu usava o Hotmail até alguns anos atrás. Mas então eu fiquei muito tempo sem acessar o mesmo e a conta foi desativada. Usei o E-Mail do UOL mas achava uma bosta. Até que uma amiga minha, a Regina, me mandou um convite para o Google Mail. Foda. Os caras "são foda". Minha esposa não gosta muito do GMail, mas ele virou meu único software de E-Mail. Pode puxar E-Mails de servidores POP, pode mandar E-Mails com remetentes diferentes, está disponível em qualquer lugar, e funciona. Funciona que é uma beleza.

E a Google Toolbar? E os Bookmarks (favoritos)? Quem costuma usar os favoritos do Internet Explorer ou do Firefox sabe que é um saco quando você troca de computador e esquece de exportar/ importar tudo. Lá, não, fica tudo em um servidor centralizado, se você estiver conectado à sua conta, todos os seus favoritos estarão disponíveis.

Fora as outras coisas que "viraram" Google (compradas por ele):
. Blogger;
. Google Groups - eu não lembro o nome do serviço antigo - estes "grupos" são para discussão de diversos temas na Internet, os famosos newsgroups - o que é muito popular para tirar dúvidas relacionadas à area de TI;
. Google Earth (sem palavras);
. O "Office" do Google;
. E mais algumas...

Eu não sei como seria o mundo hoje em dia sem Internet. E acho que, se o Google não tivesse aparecido, talvez o mundo para quem vive da Internet (como eu) fosse um pouco diferente. Esta é a minha página do "Google Accounts":


Nãrd, como a minha esposa diz...

Fui!!!

Nenhum comentário: