quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Meu trabalho

Minha "carreira profissional":

> Quando eu tinha uns oito anos de idade a gente foi morar em Barra do Turvo (eu não acredito que a Wikipedia tem um artigo sobre a cidade), pois meu pai estava trabalhando por lá. A cidade é pequena, na época tinha 2000 habitantes, e para uma criança da minha idade era uma beleza. Tudo bem que tinha UMA avenida pavimentada, UMA praça e uma meia dúzia de bares, mas com um rio perto de casa eu não tinha muito do que reclamar. Nunca tive tanto Bicho do Pé na minha vida. Pois bem. Eu gostava de ficar "ajudando" o pessoal de um boteco que ficava perto de casa em troca de uns doces e refrigerantes de graça. Não lembro o que aconteceu, se eu fui expulso de lá algum dia ou se eu só cansei de ir, mas foi a primeira vez que eu ganhei alguma coisa pelo meu trabalho;

> Em Caraguatatuba a gente costumava fazer Geladinho em casa, e eu ia vender na praia. Tudo bem que eu mais bebia do que vendia, mas também dava um trocadinho para comprar um Halls na banca da esquina;
. Quando eu tinha 13 anos eu virei Office-Boy do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraguatatuba. Fiquei lá quatro meses. Ganhava meio Salário Mínimo. Gastava tudo em Halls e também com Caramelos, eu acho. Talvez eu tenha economizado um pouco para gastar com a bicicleta. Meu trabalho era, basicamente, ir no banco e também entregar a cobrança da mensalidade do Sindicato em lugares onde o ônibus não ia. O que eu lembro desta época: Bolacha Maria no escritório, Café sem vergonha e o banheiro mais nojento com o qual eu já tive que conviver. E, lógico, andar que nem um condenado;

> No final de 1997 eu fui trabalhar na Cosipa. Acho que na minha Carteira Profissional estava escrito "Assistente Técnico de Manutenção de Computadores", e era mais ou menos o que eu fazia. Ia na "área" (na fábrica mesmo, a gente ficava em um escritório separado), pegava um computador, levava para lavar o teclado (tecla a tecla), desmontava TUDO, lavava a carcaça do monitor, jogava ar na fonte e nas placas para tirar o pó, montava e levava de volta. Pouco a pouco consegui começar a fazer alguns sisteminhas para a automação industrial e quando eu saí de lá eu me considerava mais desenvolvedor do que técnico. Infelizmente, a minha carteira profissional nunca registraria tal mudança sem a conclusão do nível superior e eu tive que dizer adeus à Cosipa.
Coisas que eu lembro de lá:
. Comer que nem um peão de obra no refeitório industrial; Era bom, mas eu engordei na época;
. Da "área". Aquelas máquinas enormes que eu só tinha visto em documentários. O calor do aço derretido; O maldito cheiro de ácido em alguns lugares. E voltar para casa cheirando à óleo dependendo de onde eu passasse o dia;
. Do pessoal da empresa. Super gente boa. Indústria é todo mundo desencanado, pode não parecer, mas na minha opinião é um dos melhores lugares possíveis para se trabalhar;

> Saindo de lá fui para a Interchange. Foram seis meses entre o Céu e o Inferno. Foi o meu primeiro emprego em São Paulo, na Avenida Paulista, em uma empresa chique, acarpetada (só para você ver como era na Cosipa), com copinhos de água mineral na geladeira (olha só). Mas o trabalho em si era estressante. Eu era o último nível de suporte antes do desenvolvimento. Imagine você que teve a luz da sua casa cortada à 5 dias e está brigando com meio mundo para ter o seu problema resolvido. Você acaba com a raça de um coitado no suporte e este coitado chega sedendo de sangue para o último nível do suporte, ou seja, eu; Foram seis meses estressantes, pedi demissão e fui para a 7COMm;

> A 7COMm foi o meu primeiro emprego de verdade. Fiz coisas muito legais por lá, fiz amizades que duram até hoje, fui em vários lugares diferentes. Aqui meu trabalho foi "desenvolvimento de software", basicamente. Eu sei que eu tinha dado uma dica de que iria tentar explicar o que eu faço no dia-a-dia, talvez eu faça isso no final deste post, mas às vezes é meio complicado mesmo de explicar; Saí de lá porque me senti meio estagnado profissionalmente e fui para a Spring Wireless, mas só depois de três anos. Ou seja, a coisa deu realmente certo por lá. Eu era um cara respeitado pelo meu conhecimento e habilidade de resolver problemas, algo muito importante na nossa área;

> A Spring Wireless foi um capítulo à parte. Fui levado para lá por um grande amigo (como todos os grandes amigos, a gente se considera irmão), o Fabrício, e por lá fiz grandes amizades que duram até hoje. Profissionalmente e pessoalmente foi uma experiência extremamente positiva. Acho que nunca aprendi tanta coisa quanto eu aprendi por lá, era também extremamente respeitado pelos meus conhecimentos e habilidades para resolver as buchas que apareciam no meu colo, e podia dar palpites em como devia ser o desenvolvimento dos produtos que a gente fazia (na verdade era parte do meu trabalho). Saí de lá simplesmente porque queria vir para o Canadá. Na época que eu saí a nossa "relação" não andava às mil maravilhas, mas também estava longe de ser ruim. O bom é saber que as portas estão abertas e que se eu precisar voltar, é só pedir;

> Agora estou na GoLemur. Um capítulo à parte também. A pior parte do trabalho aqui é se sentir sem gerência (fora outras coisas que eu não vou comentar), mas o pessoal é super gente fina (foi uma boa introdução ao Canadá), o trabalho é desafiante (embora às vezes seja chato) e, como na Interchange, é o meu primeiro trabalho em um lugar novo.

E o que eu faço?

> Eu sou um Desenvolvedor Senior de softwares. A única coisa que todo mundo vai saber o que é, se eu falar, é que parte do meu trabalho envolve a criação e manutenção de WebSites na Internet. Normalmente, eu trabalho mais na parte de "trás" do que na parte "visual". Ou seja, eu conecto os pontinhos para permitir que todo aquele show aconteça;
> Acho que 98% de tudo o que eu fiz está acessível para nichos muito específicos. A GoLemur é uma empresa de mídia que tem o site aberto na Internet (aliás está feio, a gente vai dar uma revisada). Fiz muita coisa para bancos, como terceiro, e internamente para muitas empresas onde eu trabalhei;
> Se você é técnico, eu me considero Senior em C#, ASP.NET, Java, C++, programação Web em geral, SQL Server (Engine e TSQL), programação multi-camadas e multi-threading e em mais algumas coisas;

O engraçado deste Post é que eu não tinha a menor idéia do que eu ia escrever. Acho que eu só precisava escrever alguma coisa para retomar o trabalho, porque eu acabei de finalizar algo complicado e precisava dar uma relaxada na cabeça antes de matar o próximo leão. Sobre o trabalho, acho que quem se beneficia mais dele é você, e não a empresa para a qual você trabalha. Afinal, quem aprende coisas novas é você, a empresa fica com o resultado disso, mas quem pode fazer de novo é você.

Fui!

Nenhum comentário: