terça-feira, 21 de agosto de 2007

Prós e Contras

A internet está fora do ar aqui no trabalho hoje mas mesmo assim eu estou afim de escrever. O que eu faço, então? Abro um editor de textos qualquer, escrevo o que eu quero, salvo e depois publico no Blog.

Há vários dias atrás eu fiz uma espécie de "Guia para Iniciantes" que estivessem interessados em vir para o Canadá. Eu acho que agora eu já posso fazer uma lista de Prós e Contras da vida aqui em Calgary, Alberta, Canadá. Vou começar com os Contras porque eu acho que é melhor ler por último o lado positivo das coisas :-):

Contras:
- Em primeiro lugar na lista sempre vai estar a distância. Da família, dos amigos, das coisas que eram conhecidas até então. Ainda bem que hoje em dia temos telefone sobre IP, Internet, Blogs, WebCams e todas estas coisas que aproximam e amenizam a distância entre estes dois países;
- Aqui não tem arroz com feijão;
- Não passa Globo, não tem novela nem Jornal Nacional;
- É estranho não reconhecer quase nenhum carro na rua;
- Você nunca sabe se a comida vai vir apimentada ou não;
- Não ter carro é um porre. Os ônibus aqui funcionam, mas você sempre fica meio amarrado, esperando o ônibus ou tentando pegar uma conexão;
- A cerveja aqui é meio cara;
- A TV em geral não presta;
- Um limão custa 48 centavos;
- Algumas ruas são mais sujas do que você esperaria de um país de primeiro mundo.

E os prós:
- Internet, WebCam, Blogs, telefone sobre IP, fotos digitais e todas estas panafernálias que permitem que a família e os amigos no Brasil saibam como a gente está indo. Nada melhor para diminuir a distância do que isto. Seria melhor ainda se a família e o amigo também tivessem um Blog, fotos digitais na Internet, etc..., mas eu fico feliz de poder compartilhar as coisas daqui para quem tem curiosidade em saber;
- Aqui não tem arroz com feijão, mas eu achei feijão preto na SuperStore e vou fazer hoje;
- É um saco não ter Globo nem Jornal Nacional mas até que você se acostuma;
- De vez em quando passa um carro japonês que você conhece; E de vez em quando passa um Golf (modelo Europeu novo, lindão), ou um Passat, ou uma Mercedez;
... (não consegui achar pontos positivos em não ter um carro - talvez os custos - nem na loteria da comida apimentada)
- Aqui tem Brahma; custa o mesmo que a Budweiser. Eu gostei;
- A TV não presta, mas tem Discovery Channel, tem um canal de desenhos que o Arthur adora, e tem os programas de casa que a Soraya adora;
- Limão é caro, mas tem maçã e outras frutas. Mas em geral é um pouco mais caro do que no Brasil. Laranja é um dólar, caro!!!
- As ruas são mais sujas mesmo, tem um pessoal que é meio relaxado com limpeza aqui.

De resto, que mais que eu posso dizer? Violência, tem, mas numa escala totalmente diferente. E aqui, mais do que no Brasil, a violência fica restrita aos traficantes de drogas & CIA. É muito raro ouvir falar de invasões à residências, latrocínios, morte de policiais, assaltos são razoavelmente raros e ocorrem furtos de automóveis, mas normalmente que rouba carro aqui é um moleque que quer dar uma volta, já que não tem mercado para carro roubado aqui. É engraçado ver que aqui as pessoas são realmente desencanadas com a violência, você vê muito carro aberto na rua, tem gente que deixa a porta de casa sempre aberta, quase nenhuma casa tem muro, isto é muito diferente em relação ao que estava acostumado.

Em relação à cidade, ela tem alguns problemas, a sujeira incomoda um pouco, principalmente nos pontos de ônibus e estações de trem, mas não é pior do que eu via no Brasil. A diferença é que aqui você não espera, mas em compensação as ruas quase não tem buracos, os ônibus são confortáveis e a cidade tem milhares de parques. Perto de casa tem dois playgrounds e um espaço verde enorme onde você pode fazer o que quiser, quadra de vôlei, basquete e tênis. A cidade é muito, mas muito bonita, tem umas casas lindas e algumas de péssimo gosto. Sei lá porque, mas eles gostam de pintar as casas de cores escuras aqui, não sei se no inverno fica muito claro por causa da neve (dizem que no geral o inverno é mais claro do que o verão). Tem uns bairros que são mais arrumados do que outros, mas você realmente não vê favelas (não existe), não existem crianças de rua e eu nunca vi uma prostituta na rua. Existem moradores de rua aqui, às vezes pessoas mais velhas, mas também muitos jovens, na faixa dos vinte ~ trinta anos, eu acho que eles não querem trabalhar de propósito.

A propósito, olha a foto do abrigo para os moradores de rua:


Até agora a experiência de viver no exterior tem sido gratificante. A gente quer voltar logo para o Brasil, se despedir direito de todo mundo (eu sou um cara sentimental), pegar as nossas coisas que sobraram aí (DVD, livros, CD's, revistas), o resto dos brinquedos do Arthur, as roupas, bolsas e sapatos da Soraya, e deixar aqui mais com cara de "casa". A gente também quer comprar uns móveis a mais para a sala e pouco a pouco ir terminando de montar tudo. Dos nossos móveis antigos, não sinto falta. Falando de coisas materiais, sinto falta de poder alugar um filme com legendas em Português (ainda bem que quase todo filme é legendado em Inglês), sinto falta da TV que eu vendi para o Fabrício :-), e queria lembrar de ter trazido um DVD com os episódios de Lost e Heroes para poder ver de novo. A gente descobriu que dá para comprar coisas no Brasil pela Internet (DVD's e livros), e mandar entregar aqui sem pagar os olhos da cara.

Bom, isso aí. Já perdi uma meia horinha e preciso voltar para os meus afazeres diários.

Fui!

8 comentários:

Ravi disse...

:-) Bom saber que meu blog está sendo útil.
Então, não tem arroz com feijão para comer em restaurantes, isto não tem mesmo. Mas eu consegui comprar arroz e feijão preto no supermercado, na SuperStore, para ser mais preciso, e pretendo fazer em casa.
O que as pessoas comem na rua?
- Muitos sanduíches, pode ser Hamburguer ou então "sub", que normalmente é feito em um pão similar à baguete;
- Eles gostam muito de comida chinesa, tailandesa, japonesa;
- Dá para comer um frango com arroz, batata e salada em alguns lugares;
- Tem pizza também.

Dá para comer, mas você vai se dar melhor se cozinhar em casa.

Falando nisso, vou almoçar agora.

Abraços!

Anônimo disse...

Oie. É legal ver vc falando de fora, é legal estar fora do país, assim como é legal estar dentro. É bom morar em Sao Paulo ao invés de Santos. Acho que a vizinha de cima tá tentando me irritar andando de salto alto pra lá e pra cá.

Eu tô de TPM. Tá tocando Marilyn Manson e isso não ajuda.

Boas noites e boa sorte com o feijão.

Ravi disse...

O feijão ficou bããão!!!!

Unknown disse...

Ravi!!! Eu vou ser homeless em Calgary!!!!

Ravi disse...

Quando eu vi, eu achei que fosse um shops centis, te juro...

Thelma disse...

Ravi, qual é o site que tu achou pra comprar livros e DVD's? Também queroooo!

Ravi disse...

Oi, então, respondendo a sua pergunta eu comprei pela Livraria Cultura. Custa meio caro entregar. Se você mandar pelo meio normal, custa uns 40 ou 50 reais de taxa básica e mais 5 reais por item que você mandar (DVD ou livro). Demora uns 20 ou 30 dias.
A entrega prioritária demora 4 ou 5 dias, e eu paguei 140 reais de taxa de entrega por 4 livros e 3 DVD's. É meio carinho, mas a necessidade é foda.

Unknown disse...

Parabens ! Adorei o seu blog!!!!

um abraço