terça-feira, 21 de agosto de 2007

Trópicos

Você sabe o que são os trópicos, de verdade?

Eu não sabia até este último final de semana. Eu estava olhando um globo no Telus World of Science, e vi que tinha a linha do Equador (bem no centro do globo), e tinha uma outra linha, que ia do trópico de Câncer ao trópico de Capricórnio e circundava todo o Globo.

Olhem a foto abaixo:

Era mais ou menos como se fosse o gráfico acima. O Equador é a linha horizontal. A tal da linha que eu falei é a linha curva que percorre o eixo X. O ponto mais alto da linha (Peak) é o trópico de Câncer, e o de baixo (Trough) é o trópico de Câncer. Um ciclo da linha (360 graus) corresponde a uma volta completa no globo Terrestre.

Mas e aí? Bom, a tal da linha (que na verdade é uma senoidal), tinha umas datas marcadas nela. No ponto mais baixo a data era 21 de Dezembro. No ponto mais alto, era 21 de Junho. Estas datas são os solstícios do hemisfério sul e do hemisfério norte. E a linha só ia até os Trópicos... Hmmmm....

Antes, uma historinha. Eu estava almoçando em um lugar a céu aberto, em pleno meio-dia, e reparei que o sol não estava a pino. O sol estava a uns 70 graus, eu acho, ou uns 60 graus, algo assim. E eu perguntei "o sol nunca fica a pino aqui (ou algo similar)?", e todo mundo me disse "dããã", e eu acabei deduzindo que era por causa da latitude. O sol nunca parece totalmente "em cima" daqui de Calgary porque a gente está em uma latitude muito alta (53 ou 54 graus).

Todo mundo também sabe que o que define as estações é o movimento de rotação da Terra em torno do seu eixo horizontal. Quando é verão no hemisfério sul, em Dezembro, a Terra está inclinada de tal maneira que mais sol bate neste hemisfério. E nesta época é inverno no hemisfério norte. Efeito oposto ocorre quando é inverno no hemisfério sul, em Junho.

Se a Terra inclina, o quanto a Terra inclina? 23.5 graus para o norte e 23.5 graus para o sul, que são exatamente as medidas dos... Trópicos!!! Eu sei que é ridículo, mas eu tive uma iluminação neste momento. Quem mora em Santos, em Caraguá, em São Paulo, ou em alguma outra cidade nesta região, está bem próximo do trópico de Capricórnio e no solstício de verão (21 de Dezembro), quando a Terra está na inclinação máxima para o sul, o sol está exatamente a 90 graus, bem sobre a sua cabeça, quando for meio-dia (ou uma da tarde, por causa do horário de verão).

Da mesma maneira, se você mora na linha do Equador você vai ter sol a 90 graus duas vezes por ano, entre Junho e Dezembro e Dezembro e Junho. Se você morar no Nordeste também, mas as datas ficam mais próximas ao Solstício de verão, já que você está ao sul do Equador.

E o que diabo quer dizer então "um país tropical"? É aquele país que tem alguma área dentro dos trópicos e que recebe luz solar a 90 graus pelo menos uma vez por ano!!! Caso do Brasil...

Leeegaaal, como diria o Arthur :-) E assim caminha a humanidade...

Pois bem, alunos, isto encerra a nossa lição de hoje. Embora isto possa parecer ridículo para alguns que já sabiam do ocorrido, para mim foi algo gratificante entender porque diabos o trópico de Capricórnio fica a malditos 23 graus e meio, e não em outra latitude. E sol na cabeça de novo, a 90 graus, daquele que não dá para ver a sombra de nada, só quando eu for para o Brasil de novo (e no verão).

Sensacional.

Nenhum comentário: