sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Novas

Mamãe chega amanhã. Ela tem as mesmas perguntas que eu fazia quando estava no Brasil:

. Eles vendem leite, ovos e frutas no mercado?
. Tem arroz?
. Tem feijão?
. A carne de boi vale o seu peso em ouro?
. O frango é estranho?

Essa é exclusiva da minha mãe:

. Tem comida natural?

E a resposta é um SIM bem grande para todas as questões acima. A única pergunta que fica sem uma resposta totalmente positiva é:

. Tem PF (prato feito), quilo ou algo parecido?

Ter, até tem. Agora tem churrascaria. Não fui ainda, mas disseram que é bom, e o preço me pareceu interessante também. Mas, no dia-a-dia, você vai aprender a comer sanduíches, frango, hamburgues, pizza e comida tailandesa, chinesa, japonesa e de outros lugares da Ásia (o que mais tem aqui é gente da Ásia).

Acho que ela vai gostar daqui. Tirando o fato de que já está bem frio (hoje estava -8 graus de manhã), e deve nevar de Domingo até Quinta-feira (mas vai saber, que a previsão do tempo aqui é mais astrologia do que astronomia). Mas aqui tem:

. SuperStore, onde a gente faz as nossas compras mensais e onde tem praticamente tudo, menos açucareiro, que eu fui lá da última vez e não achei. Mas tem tudo que é fruta e até doce-de-leite;
. WalMart, onde dá para comprar algumas coisas baratas mas que eu acho bem feio;
. SafeWay, que é o Pão de Açúcar daqui (bonito e caro);
. Também tem a Brasil With S, que vende tudo do Brasil que a gente não encontra aqui.

Tem umas coisas que só tem aqui:
. Canadian Tire (postal code: T2T4G2) , que vende de tudo para casa e também para carros; Acho difícil achar um similar no Brasil;
. Shoppings ao ar livre - espalhados por uma área enorme. Isto é uma coisa que eu só vi em filme antes de chegar aqui. É como se tivesse uma MEGA loja da Renner, um complexo de cinemas, uma loja da Sony e mais umas lojas de equipamentos eletrônicos, uma Tok-Stok, umas dez lanchonetes, um Extra, um Pão de Açúcar, umas quatro C&A's da vida, umas três ou quatro agências bancárias, tudo espalhado por uma área enorme que até desanima de andar. Só tem aqui. E impressiona.

Como dizia o Rodrigão, o povo aqui vive. Então eles tem que ter estrutura para isso, ou seja, as coisas EXISTEM aqui, ainda mais sendo primeiro mundão (ou seja, tem muito mais do que tem no Brasil - e tem mesmo). E compra, e gasta, e anda, e sobrevive o inverno de -30 graus.

No fim das contas, nem tudo é tão diferente quanto a gente pensa. Tirando a comida. As casas e apartamentos aqui são maiores do que no Brasil (em linhas gerais), e todas vem lotadas de armários e depósitos, todas vem com geladeira, fogão, lavadora e secadora, algumas vem com lavadora de louças, e todas tem água quente em todas as torneiras (senão não dá para usar a água - ela sai MUITO fria da torneira).

Está pensando em ir morar fora? Vem para o Canadá (isto é uma indireta para os meus amigos). É tudo parecido, o que é diferente dá para levar na boa e algumas coisas em filmes dos Estados Unidos vão fazer mais sentido depois que se mora aqui por um tempo (ou só vindo para conhecer).

Welcome mother! E welcome para todos os outros que venham nos visitar no futuro.

Fui!

Bom final de semana à todos. Espero que a PIZZA chegue logo no escritório logo que eu estou com fome.

6 comentários:

Unknown disse...

Legal as dicas pra quem pretende ir morar aí!

Uma coisa que muito brasileiro deve fazer, eu acho, é ir nessa loja aí que você falou, a Brasil With S!
Pra matar as saudades!


abraço.

Anônimo disse...

Olá Ravi!! é a Camila ...
estou escrevendo para agradecer a sua ajuda para descobrir as coisas sobre o consulado americano aqui!!!
perdão por não ter respondido antes, mas esse ultimo mes foi uma loucura, com provas na escola, trabalhando um monte para conseguir uma graninha extra no fim das contas!!hahah então ja viu!! nao tava conseguindo fazer mais nada!!!
mas muito obrigada pela preocupação e pelo carinho com o qual voce fez o post para me ajudar!!!
com essa confusao toda nao consegui ver o visto ainda, mas espero poder resolver isso logo e ir ate la!!!vamos torcer ou como os canadenses dizem cross ours fingers!!!hahahhaha
um beijo grande para toda a sua familia e espero que voces estejem muito bem ai em calgary!!!!e mais uma vez obrigada!!

Anônimo disse...

oi ravi aqui e marcia , mae do Kb.lo, muitas saudades, adoro ler suas noticias , beijo pro artur e soraia fiquem com deus sempre.

Ravi disse...

Olá olá olá gente!
Que bom que vocês estão poraí. Dona Márcia, que bom que você anda lendo o blog, eu fico bem feliz de saber!!!

Camila, sem problemas! Obrigado por ter lembrado!

Ana Paula disse...

Casas maiores do que no Brasil?? A minha nao eh! So se for em Calgary mesmo... aqui em Vancouver eh tudo pequeno e MUITO caro. Nao tem nem comparacao com meus 3 quartos e qto de empregada, cozinhao, e salao que eu tinha no Brasil... nao mesmo.

Que bom que sua mae chegou bem!!

Ravi disse...

Bom, sei lá. Se eu fosse converter para reais o que eu pago aqui daria para alugar uma bela de uma casa ou um belo de um apartamento no Brasil.

Eu acho os alugueis caros, sim. Mas no geral eu gosto das plantas das casas e de todas as áreas que tem para guardar as coisas. Eu vi uns lugares meio pequenos, sim, mas na média tem mais espaço do que eu estava acostumado, no Brasil.

Em Vancouver alugueis são caríssimos, mas ultimamente Calgary não tem ficado muito atrás não.

Minha mãe chegou e está adorando tudo, embora um pouco espantada com o frio :-).