segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Crime em Calgary e também alguns curtas

No Brasil eu assinava a Veja. Aqui, a gente passou a assinar o Calgary Herald, o jornal da cidade. Nestes últimos três dias, o jornal publicou uma matéria especial com uma análise de todos os assassinatos cometidos na cidades nos últimos 15 anos (270, no total). Dá mais ou menos 18 assassinatos por ano. Dois terços destes assassinatos foram cometidos com armas brancas (armas que não são de fogo), o que também é um reflexo do fato de que a maioria dos assassinatos foi cometida dentro de casa (crimes passionais). Há bem poucos casos em que o assassinato é cometido por um desconhecido (a situação que mais gera medo nas grandes cidades, em que o assassinato é fruto de um roubo mal-sucedido - latrocínio - ou de uma invasão à residência).

Nos últimos anos houve um aumento no número de assassinatos cometidos por gangues, e o reflexo disso é que também aumentou o número de casos não resolvidos (em que ninguém é condenado ou em que o perpretador do crime comete suicídio). A impressão que dá é que a polícia sabe quem faz parte das gangues, tem uma idéia de quem pode ter comedito determinado crime, mas pouco pode fazer a respeito (já que não consegue obter provas dos crimes cometidos).

Eles também fizeram um mapa que traz o número de assassinatos por bairro na cidade (nos últimos dezesseis anos). Meu bairro, Killarney, teve um assassinato nos últimos dezesseis anos:



O pior bairro foi o Beltline, que fica colado com o centro da cidade:



O mapa é bem interessante e vale uma visita.

Existem crimes, existem, mas é em uma escala bem menor do que no Brasil. Eu tenho um pouco de receio dos moradores de rua do centro da cidade, parece um bando de drogados pronto para te assaltar a qualquer momento, mas parece que isto também não acontece com frequência. Mas é só lá. Existem alguns bairros da cidade que são mais violentos (Forest Lawn, Beltine), mas onde eu moro os números de crimes contra a propriedade e contra a pessoa (assalto, agressão, etc...) são muito baixos.

Embora em São Paulo o número de homicídios tenha caído bastante nos últimos anos, a chance de ser assaltado em um semáforo é muito grande, assim como a probabilidade da sua casa ser invadida por assaltantes. Aqui, estes crimes são extremamente raros.

Viagem

Ontem arrumei a mala. Demorei meia hora para conseguir achar o passaporte, só conseguia pensar no mesmo no lixão da cidade, mas por fim o danado estava em um canto de um armário. Agora está tudo certo. Vou só imprimir alguns papéis sobre o evento em que eu vou porque, como sou Brasileiro, pode ser que a imigração Espanhola encrenque comigo. Vai saber.

E amanhã estou viajando. Vai ser um dia 23 horas. Pauleira.

Fui!!!

Se der eu escrevo mais antes de viajar. Abraços!

Nenhum comentário: