terça-feira, 17 de julho de 2007

Acidente em Congonhas

Fico triste em saber de mais um acidente de avião no Brasil, fico triste de saber que foi em Congonhas, cuja pista havia acabado de ser reformada, fico triste em saber que o avião vinha do Rio Grande do Sul, Porto Alegre especificamente, e fico triste em ver que voar no Brasil é algo que é mais perigoso do que deveria ser.

Infelizmente acidentes aéreos acontecem. Mas saber que a pista havia sido recém reformada e que o avião derrapou durante a derrapagem é, no mínimo, revoltante. Saber que várias pessoas em Terra foram atingidas, que ele atravessou a Washington Luiz no horário de rush (e por pouco não pega a Bandeirantes), e que provavelmente todos morreram vítimas do fogo (e não da queda) é pior ainda.

Aeroportos são lugares de felicidades, reencontros, despedidas, esperanças, assim como são as estações rodoviárias e todos os lugares que trazem e levam as pessoas para destinos distantes. Imaginar todas aquelas pessoas sofrendo, agoniadas, com a sensação de que algo "de filme" está acontecendo é de cortar o coração.

É por isso que este tipo de acidente deve ser evitado.

É por isso que as causas devem ser investigadas.

E os culpados, punidos - eu tenho certeza que, se há um ou mais responsáveis pelo acidente, estes nunca mais dormirão uma noite sem a culpa em suas cabeças. Mas isto não os exclui das responsabilidades e nem da punição que cabe a quem contribui com tão horrível tragédia.

Aqui, na CNN e em outros canais de notícias, a tragédia é notícia. De novo. Há alguns meses, a manchete era o acidente com o avião da Gol. Agora, mais uma tragédia. Em São Paulo, perto de Congonhas, no centro de tudo, perto do meu antigo trabalho, em um lugar que eu passava semana sim outra também.

É, é um dia triste para São Paulo.

Nenhum comentário: