domingo, 13 de dezembro de 2009

The big freeze (e alguns curtas)

City of Steam
(Flickr)

Calgary e toda a região das pradarias (Alberta, Manitoba, Saskatchewan) andam mergulhadas em um frio ártico. Neste momento, a temperatura é de -28C. Yep. -28. Celsius. Eu fico tentado à dizer que está "um frio dos infernos" mas eu acho que o que seria mais certo é "um frio celestial", já que o inferno é sempre quente e o céu sempre está aquele azul meio branco, mas ou menos como Calgary fica nos dias de frio, neve e sol.

Todo verão eu esqueço como é o inverno. Por exemplo, as duas garrafinhas de água que ficaram no carro nunca mais vão descongelar. Eu abro a porta de casa e sai muiiiito vapor de casa (já que eu deixo o umidificador ligado direto para poder respirar mais confortavelmente), o pelo do nariz congela, o carro fica todo duro e barulhento (e a tela do LCD do GPS fica lerda), mas pelo menos eu aprendi, finalmente, como usar um cachecol direito, seguindo as dicas da Soraya (minha esposa) e vendo o povo do trabalhar ir trabalhar sem gorro, mas de cachecol.

Faz umas semanas eu subi na guia e amassei a roda do carro (de leve, mas a difeção balança um pouco nos arredores dos 60Km/h). Ontem eu estava vindo para casa e, aqui pertinho, estava indo mais perto do que as condições da estrada permitiriam (20 metros à 40Km/h, o que é MUITO espaço para um dia seco, mas nem tanto para estradas com gelo - acho que a distância segura deve ser umas duas quadras, só para garantir), quando o "irresponsável" (eu queria xingar outras coisas) na minha frente AFUNDA o pé no breque para entrar no condomínio onde ele morava.

Ele devia ter pneus de neve e ABS. Eu não tenho nem um, nem outro. Quando eu vi ele brecando, pensei "cacete, fodeu!", tentei brecar, óbvio que nada aconteceu, tirei o pé do breque, virei o volante para a esquerda, e acho que tive a mesma sensação que o capitão do Titanic teve na hora que ele viu o Iceberg - "vira, porra, vira porra, vai dar? vai dar? vira, porra". E o carrinho virou! Eu acho que eu escapei do carro na minha frente por uns poucos centímetros, mas do que eu não consegui escapar foi do "meio", aquele pedaço de calçada ou sejá lá o que for que separa as duas vias. Graças à toda neve no chão o carro nem sentiu a subida, e graças ao frio eu não bati no carro que poderia estar à minha esquerda (eu virei sem olhar) e nem em nenhum pedestre (eu saberia se tivesse algum e provavelmente iria escolher a batida neste caso), já que ninguém estava na rua em uma noite de -27 graus.

Agora eu sei porque o pessoal que colocou pneus de neve no carro fala que colocou porque, todo dia, ao sair de manhã e ligar o carro, se fazia a pergunta:

- Será que é hoje que eu vou me envolver em um acidente?

Neve e gelo não são legais para dirigir. Quer dizer, a neve até é divertida, mas o gelo é um saco.

PS:

Tá muito frio.

...

Nestes dias de dono de casa, eu tenho jogado videogame, dormido, hoje eu arrumei a casa, mas não tem muito o que fazer num dia de -28 graus. Sério, a quantidade de camadas de roupa necessária para isolar o frio do lado de fora é, desculpe o uso amplo da palavra, brochante. Hoje eu fiquei em casa fazendo nada o dia inteiro, quer dizer, como eu já disse, eu limpei algumas coisas, mas eu pensei - Domingo, -28 graus, neve, frio, carro que demora para esquentar, TV na sala, vou ficar em casa, não vou sair.

Vou ver se no final de semana que vem vou em algum lugar.

Ah, lembrei, fui ver 2012 ontem, o filme em que o mundo acaba. Da hora. O filme é longo e eu tive que ir aliviar as necessidades fisiológicas no meio do filme (eu odeio fazer isso, eu sempre acho que a melhor cena do filme vai aparecer naqueles dois minutos), mas o filme é bom, vale a pena pelos efeitos especiais - vulcão, cidade afundando no mar, prédios desmoronando, Cristo Redentor (é, o do Rio) se despedaçando com narração em Português, aviões esplodindo, tsunamis, acho que não faltou muita coisa não. Vale a pena se a alma é pequena.

PS: Estava vendo Predador 2 ontem (um filme tosco quando comparado ao primeiro Predador), e em determinada hora do filme o enfermeiro da ambulância ausculta (com aquele negocinho de ouvir o coração) a mulher que acabou de sair do tiroteio, e...

- Ele auscultou a mulher por cima de uma camiseta, um sutiã e um casaco;
- Ele ainda por cima ouviu dois batimentos cardíacos, o da mulher e o do bebê que ela estava carregando.

Sensacional.

Bom, hora de ir!

Fui!

5 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Se eu fosse você punha essas aventuras num livro que seria muito útil pra quem tá indo pro Canadá. Tipo um guia de sobrevivência. Hahahaha.

E a vida segue...

Gilberto Carmona disse...

Atualmente sem esposa e sem filho, vendo o mundo congelar pela janela e derreter no cinema... desconfio que você ainda não colocou pneu de neve por que anda precisando de alguma emoção...Já que você citou seu gps e é de TI, se estiver com tempo sobrando me avise qual loja recomenda para comprar um GPS e um notebook ai em Calgary. Obrigado!

Soraya Wallau disse...

Rá, te amo e espero não te encontrar balofo.
Ah, esplodir é com x, explodir. hahaha.
Bjinhos

Eliane disse...

Oi Ravi,
quanta emoção!
rsrsrs, ontem eu assisti predador I no final da noite, adoro todos, virou cult. rsrsrs
Se cuida, não preciso falar nada. Hoje pela manhã quando voltava do trabalho, senti o meu carro ir de um lado para o outro na rua e olh que eu tenho pneus de inverno, tem horas qe parece que nem isso adianta. O que tem de melhor em tudo isso é que a van é super estável comparada a outros carros menores, até a jorney não tem estabilidade que a van tem.
Bjkas, Eliane

Anônimo disse...

O que vc esta esperando para por este pneu de NEVE, rapaz!!!!

Ta maluco, home?

Nao chegou a lei ai de quem nao tiver pneu (winter tires) sempre sera o culpado em qquer lascadinha?
Presta atencao...