quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Calgary Downtown

Eu acho Calgary uma cidade bonita, ajeitada. Mas às vezes eu também acho a cidade meio espalhada demais, muitos espaços vazios, aquele jeito de interior com o qual eu não estou acostumado, por ter vivido bastante tempo em Santos e em São Paulo, cidades densamente povoadas e ambas com vários prédios, principalmente São Paulo.

Mas Calgary também tem o seu lado de cidade grande. E onde isto se destaca mais é no centro da cidade, Calgary Downtown:



Tem mais aqui.

Eu trabalho na região leste da cidade, na 17 AV SE, no lugar onde está a setinha vermelha no mapa aí de baixo:



Eu tenho vários caminhos para ir para casa. Eu posso pegar aquela rodovia número 2 no mapa, que na verdade é a Deerfoot Trail, depois ir pelo Glenmore Trail até chegar no Crowchild Trail, e de lá para casa só mais cinco minutinhos. Eu chamo de o caminho das "highways", já que eu só vou pegar um semáforo quase em casa. É bom quando eu não quero "pensar" para dirigir, só ligo o piloto automático e vou embora - o problema é que no caminho não tem nada interessante.

Outro caminho é ir "por dentro", pegar aquela 17 Ave SE no mapa aí de cima, depois a 9 AV SE e passar por Inglewood, um dos bairros mais antigos da cidade, e passar perto do centro. Este caminho é interessante para quebrar a rotina e para passar por um dos lugares de Calgary que eu considero mais com cara de "filme dos anos 50". Mas não é lá muito diferente do caminho das highways...

O meu trajeto preferido mesmo é ir pela Memorial Drive, já que na minha humilde opinião é o lugar que tem uma das melhores vistas do centro da cidade - e, agora que está anoitecendo às cinco da tarde, os prédios acesos do centro criam uma atmosfera mais interessante ainda. De bônus, eu ainda passo por cima do Bow River e vejo as obras que estão rolando por lá. Hoje, por exemplo, eu vi o primeiro esboço da The Bow, um arranha-céu que estão construindo entre a 7 AV e 5 AV SW, perto 1 ST SW, cujo "buraco" começou a ser cavado mais de um ano atrás, mas que agora já tem alguma estrutura aparecendo.

Outro bônus hoje foi ver um prédio que estão demolindo, pedacinho por pedacinho, com uma grua ou sejá-lá-o-que-for-aquele-monstro. Parece cena de filme de desastre Japonês, o prédio só com uma metade inteira, os andares todos aparecendo e aquele monstro tentando derrubar uma viga de metal de um dos andares. Sensacional. Se eu fosse vendedor ambulante eu com certeza ia fazer ponto do outro lado da rua - eu quase que dei a volta na quadra só para ficar bisbilhotar mais um pouco.

...

Pois é. E agora dá para ver melhor o centro da cidade já que estamos motorizados. E hoje eu tive duas experiências interessantes, relacionadas à fina camada de gelo que anda nas ruas desta cidade climatizada e a Mystery Machine (é com dois "Y", eu achava que era com um só), que ainda anda com os seus pneus "All Season". O primeiro foi parar para um pedestre na rua aqui de casa, mesmo a 20 km/h eu travei todas as rodas e só não tive que "destravar" para corrigir a trajetória do carro porque eu estava bem devagar mesmo. Acho que se o meu carro já teve ABS um dia, este deixou de funcionar há muito tempo.

A outra foi a minha idéinha de passar pelo alley aqui atrás de casa e parar na ladeirinha que tem ali. Quem disse que eu conseguia sair dali? Tive que soltar o carro, deixar ele descer a ladeira até o plano, e aí tentar de novo, desta vez com um embalo.

Pneus de inverno, aí vou eu.

...

Hoje eu fui almoçar no Marlborough Mall, como eu já disse antes, o shopping dos manos de Calgary. Hoje era também o shopping dos moradores de rua e de uma senhora (moradora de rua também, com o seu carrinho de compras à tiracolo) com chulé que tirou o tênis do lado da nossa mesa, e ainda pediu desculpas pelo mal-cheiro - e, bem educada, ainda agradeceu quando a gente mudou de lugar (a mulher realmente tinha um chulé do outro mundo, eu tentei pensar que era queijo mas a minha psicologia não anda das melhores).

Sem preconceito. Mas mal-cheiro é triste. Ainda mais quando se está almoçando.

Ir para o Marlborough Mall é como ir para o lado "B" de Calgary, e ir no Wal-Mart do Marlborough Mall é como ir para o lado "C". O meu ex-gerente definiu o Wal-Mart muito bem - é um lugar onde você tem que ir de vez em quando, mas onde não dá vontade de ficar muito tempo. Não sei, é estranho, apertado, os funcionários não são educados, as pessoas são muitas e muito apressadas, é como uma mini 25 de Março (rua do comércio popular em São Paulo).

...

Um dos caras que trabalha comigo é da Índia, e todo dia ele leva o seu almoço para o trabalho. Mas que almoço perfurmado, viu? Todo dia que eu atraso a saída para o meu almoço e ele prepara o rango dele no microondas, a fome aperta. Agora que o cara que era alérgico à Curry saiu da empresa, presumo eu que o que quer que esteja lá naquele tupperware vai abrir mais ainda o apetite da galera.

Bom, vou ver o Wall-E. Só eu, que o pequeno capotou no sofá.

Fui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas que raios a mulher (do chule) foi tirar os tenis em pleno restaurante ??
Eh cada coisa, viu???

Ninguem eh obrigado a cheirar e sentir o que nao quer...forcado!! rsrs