quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A vida e a loteria

Eu costumo jogar na loteria - aqui no Canadá as duas que tem os maiores prêmios são a 6/49 e a Super 7. O maior prêmio já ganho aqui no Canadá foi na 6/49, 54.3 milhões de dólares - os sortudos foram os trabalhadores de uma empresa na área de petróleo - coitado do patrão que perdeu os 17 empregados.

O que eu faria se eu ganhasse na loteria?

. Acho que eu ia continuar morando no Canadá - mas ia poder visitar o Brasil quando desse na telha;
. Ia comprar uma casinha por estas bandas;
. Ajudaria quem estivesse precisando de uma mãozinha no Brasil;
. Um carrinho novo, grande, com tração integral (bom para a neve) e com bancos aquecidos não ia mal, né?
. E eu ia levar a família para viajar por este mundão.

Não ia ser muito mais do que está aí em cima. Eu acho que eu sou uma pessoa mais simples do que penso - uso o mesmo tênis rasgado o tempo inteiro, tenho um carro simples com pneus novos, meu computador de 1900 e bolinha ainda funciona com seus 30 GB de disco, minha TV é de LCD - mas era o modelo mais barato que tinha na loja, os meus móveis são baratos e bonitos, a gente gosta de sebo e de comprar livros grandes e baratos na Chapters, e sobra um pouco de tempo e dinheiro para os passatempos - um cineminha aqui, um jantar ali, uma cervejinha no final de semana, um passeio de carro hora ou outra e alugar uns 10 filmes para ver durante a semana.

Dois catadores de papelão conversando:

"Ô Zé, o que você ia fazer se ganhasse na sena, homem?"
"Sei não, Zezé, acho que ia colocar uns pneus novos no carreto!"

...

Hoje no trabalho eu comentei com um colega sobre a frase que eu havia lido mais cedo:

"It's good do live in United States, but it sucks. It sucks to live in Brazil, but it's good"

E ele comentou "olha, sabe que pode até ser verdade, durante a minha viagem para a América Latina (este é o site dele), eu percebi que em todos os lugares que eu ia, mesmo os mais pobres, as pessoas estavam sempre sorrindo. Sei lá se é porque elas estavam felizes de estar vivas ou qualquer que seja o motivo, mas elas estavam sempre sorrindo".

As pessoas de cá me perguntam porque é que eu vir morar neste frio - acho que praia e calor para o povo destas bandas significa férias, Piña Colada (eles não vão tão para baixo a ponto de saber o que é Caipirinha), mulherada bonita e pacotaço de viagem "tudo inclusive". Aí eu explico que existem mais coisas na equação, blá, blá, blá, tento convencer quem quer que seja de que na vida nem tudo é sol, pão e água, até que me perguntam qual que é a temperatura média no Brasil, e todo o sermão de meia hora sobre violência e qualidade de vida é rapidamente esquecido.

Na verdade eu também perguntaria a mesma coisa para alguém que tivesse vindo de um país como o Caribe ou Nova Zelândia.

...

Esta semana a gente foi no Mercado Italiano. Eu queria porque queria comprar um panettone Italiano, da gema, e a Soraya me dizendo "vai no Carlos, compra o Bauducco", e eu dizendo "que Bauducco o quê, vou é comprar direto da origem".

Pois é. O panettone Italiano da gema 100% garantia de origem não tem nada demais não. As outras coisas até que estavam boas, mas acho que doce é bom é doce Brasileiro mesmo - os chocolates estavam meio doce demais, o que era crocante estava muito crocante, e a expectativa talvez estivesse pra lá de alta.

Mas porém, contudo, todavia e entretanto não se intimidem. O salame estava bom, mesmo não sendo apimentado, o pão Ítalo-Franco estava fresquinho o suficiente, o chocolate que eu comprei estava até que gostoso, e a loja não deixa de ser deveras interessante - o Arthur por sua vez comprou uma bandeira da Itália - eu me dei a desculpa de que era para torcer pela Ferrari.

Depois da Itália fomos até o Brasil, na loja do Carlos, a Brasil with S. Não sei se tinha o panettone Bauducco por lá, mas tinha massa de pão de queijo, massa de pastel, bolacha passatempo e guaraná. O jantar foi bom, obrigado. É bom ir na loja do Carlos de vez em quando matar a saudade da comida Brasileira - não é tão grande e tão chique que nem o mercado Italiano (afinal a comunidade Brasileira aqui deve ser bem menor do que a Italiana), mas está de bom tamanho para o nosso bolso e apetite.

...

Ficou parecendo texto de marketing :-).

...

Bom, já escrevi páginas e páginas e páginas. Está na hora de ir fazer o pequeno dormir.

Fui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ravi,

Deixa eu ser a primeira a comentar teu posting de hoje!!!eheheh

Aquela frase sobre viver no Brasil e nos Estados Unidos, eu acho que traduz literalmente o sentimento de todo "expatriado" seja ele vivendo nos EUA, Canada ou qualquer outra parte do mundo longe do Brasil!!!

By the way, voces sao sortudos de morar em Calgary,AB, hein? Ai tem tudo... produtos do Brasil, da Italia... Aqui em Ontario so indo para Toronto se quiser algo bom do Brasil...

Um abraco para voce e sua familia,

Claudia de London