terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Canadá, um balanço

O Canadá para mim se resume à uma palavra - uma aventura.

A diferença maior entre viver aqui e viver no Brasil - aqui tudo é mais fácil - é mais fácil alugar casa, é mais fácil comprar carro, é mais fácil de ver filme, é mais fácil de planejar o orçamento doméstico, é mais fácil de arrumar escola boa para a criançada, é mais fácil usar o sistema público de saúde, é mais fácil de comprar TV's, Playstations, câmeras fotográficas, helicópteros de brinquedo que voem de verdade, móveis na Ikea, é mais fácil retornar alguma coisa que você comprou e não gostou.

O clima para mim é um detalhe. É frio, mas você se acostuma.

Algumas coisas fazem falta no começo - o arroz com feijão do boteco da esquina, a cerveja com os amigos, alguns canais de TV que a gente tem no Brasil, o calor, o futebol na TV que aqui é inexistente.

Depois de um tempo, você se acostuma com todas as coisas que fizeram falta no começo. A comida daqui passa a ser até que boa, a TV daqui fica melhor que a do Brasil, e Hockey até que é mais ou menos.

Mas aí vem a saudade de longo prazo - o fato de que a sua família e amigos continuam a viver no Brasil e você está longe. A saudade da família e dos amigos é o que pesa mais a longo prazo, e é o que no fim das contas determina se você vai continuar a viver no Canadá "para sempre" ou não. Quem está aqui à mais tempo conhece o sentimento, quem nunca ficou fora de casa por muito tempo não. A teoria da relatividade de Einsten diz que um astronauta viajando próximo à velocidade de luz sente o tempo passar muito mais devagar do que alguém na Terra (por exemplo). Dois dias do Astronauta seriam (um chute) cinco anos na Terra. Quando o Astronauta voltasse depois de dois dias, cinco anos de fatos e acontecimentos teriam passado sem ele. O Astronauta é um imigrante e a Terra são os amigos e a família que ficaram em casa.

Viver em um país de Primeiro Mundo realmente é bom? É e faz a gente querer mudar o Brasil e fazer tudo que é difícil lá ficar mais fácil. Mas viver uma vida mais fácil não é tudo que a gente precisa. Acho que este é o resumo da ópera.

Fui!

2 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Por enquanto somos só elogios em relação ao novo lar. Ainda mais que em junho minha família vem nos visitar, ou seja a saudade vai ser morta em poucos meses.

E a vida segue...

Anônimo disse...

Essa última colocação foi perfeita. Só o brasileiro que conheceu algum país desenvolvido nota como o Brasil é problemático. No meu caso, foi o Japão.