sábado, 15 de janeiro de 2011

The Core

Quando chegamos no Canadá, passamos um pouco mais de um ano sem carro. A vida aqui sem carro é complicada - os ônibus demoram no final de semana, esperar ônibus em um dia de neve é uma fria, e tem lugares da cidade onde literalmente não vale à pena ir - onde você chega de carro em 20 minutos mas demora 2 horas e meia para chegar em um Domingo, indo de ônibus.

Mas tem um lugar que é fácil de chegar - o centro da cidade. Os ônibus da região central da cidade sempre passam por lá, todos os trens passam por lá e, bem, o centro da cidade é no meio da cidade (acho que deve ser por isso que chamam de "centro"). Nós conhecemos o centro da cidade relativamente bem - entre 0 sendo alguém da roça e 10 um executivo que mora em uma cobertura na principal avenida da cidade e tem um apelido para toda tampa de bueiro na rua, eu diria que a nossa nota é um 7.

A gente anda de bicicleta em Prince Islands, a gente já foi na Calgary Tower algumas vezes, já fomos patinar no Olympic Plaza, já fomos no Glenbow Museum (é um museu, tipo, com coisa velha espalhada por tudo que é canto), já vimos peça infantil no Jack Singer concert hall, já vimos a réplica do avião pendurada em um saguão de um dos prédios, e eu morei no centro por um mês quando eu cheguei aqui.

Um dos lugares com os quais tínhamos uma relação de amor e ódio era o Devonian Gardens, que ficava em um shopping chamado The Core Shopping Centre. O jardim está fechado já tem uns dois anos enquanto eles reformam o shopping inteiro, o que é um saco...

... mas o shopping em si é outra coisa:


(http://www.coreshopping.ca/)

A gente foi hoje depois de ficar sem ir um tempo - quando fomos pela última vez tinha muita coisa em construção e a reforma ainda estava naquele estágio em que não dá para saber que bicho que vai sair dali. Hoje já estava tudo diferente - e aquele teto de vidro é sensacional. Foi muito bom tomar sol vindo de cima sem passar frio. A praça de alimentação fica no último andar e em todos os lados o que se vê é vidro e o lado de fora.

Se você precisar de uma folga em um dia de inverno, arrume um tempinho e vá neste lugar para passear e comer um lanche. Vale a pena.

Hoje também fomos no aniversário da Alice, filha da Marina e do Quico, e vimos todos os nossos amigos que não víamos já fazia um tempão. Hoje foi um dia muito bom, embora a gente esteja um caco agora.

Fui!

Nenhum comentário: