domingo, 19 de dezembro de 2010

O ciclo das estações em uma latitude distante

Eu cheguei aqui em Junho de 2007, mais precisamente 5 de Junho de 2007, um dia de uma semana marcada pela chuva que inundou algumas partes da cidade. Eu fiquei um mês morando em um hotel, e depois em Julho a Soraya e o Arthur chegaram. Quando a Soraya chegou o clima estava quente e abafado. A gente foi no Heritage Park algumas vezes, andamos e brincamos nos playgrounds da vizinhança, conhecemos o Prince Island, e sofremos para ir no supermercado sem carro. No dia do Stampede tivemos que esperar uma hora por um táxi, não foi agradável.

Depois, pouco a pouco, começou a esfriar. As folhas foram vagarosamente mudando de cor e depois começaram a cair, e eu conferia a previsão do tempo dia após dia esperando a temperatura ficar negativa. Mal sabia eu que de fato a temperatura ia ficar negativa por um longo e tenebroso inverno.

Inverno.

O inverno é um fato da vida. É inevitável. Quando a Terra foi formada bilhões de anos atrás alguma coisa ficou fora do eixo e, voilá, fizeram-se as estações do ano. Aqui os dias são longos e quentes no verão, e curtos e frios no inverno. No verão o sol nasce antes da gente acordar e se põe um pouco antes da gente ir dormir. No inverno acordamos com o sol ainda por nascer e eu saio do trabalho para vir para casa tendo as estrelas como companhia, seja a saída feita às cinco, cinco e meia ou seis da tarde.

O inverno é o yang do verão. Mas, seguindo a filosofia Chinesa, um completa o outro. O verão aqui só é o que é porque o inverno é o seu oposto. O que eu percebi depois de 3 anos é que você não só se acostuma com as estações, mas você espera a mudança. Neste ano eu não estou achando o inverno ruim. Eu agora gosto da idéia de ter as estações do ano bem separadas. Me lembra da música Cio da Terra, não sei porque. Uma vez eu vi um filme em que alguém falava que sentia falta das estações (I mess the seasons) e eu achei que a mulher era uma esnobe, mas agora eu não acho mais isso.

No meu trabalho as pessoas que são daqui gostam do inverno. Faz parte da vida. O inverno é:

. Curtir os dias mais curtos e dormir mais à noite;
. Andar na rua com os calçados fazendo barulho na neve compactada pelo tempo;
. Perceber o silêncio do dia em que a neve cai (a cidade fica literalmente brilhante, com um áurea no céu, e silenciosa - a neve reflete toda a luz e abafa todo o barulho);
. A rotina de ligar o carro de manhã e sentir como se o carro fosse uma ser vivo que está sendo torturado nos 3 segundos que o óleo demora para chegar em todas as partes do motor;
. Ficar com o rosto gelado e vestir camadas e camadas de roupa antes de sair de casa.

Eu meio que gosto do frio. Eu vou sentir falta das estações do ano e de esperar a neve em um dia mais frio quando voltarmos para o Brasil.

O inverno faz a Primavera ser mágica e o verão ser sensacional e cheio de vida. Este último Outono foi especialmente bonito, as árvores ficaram com um tom de vermelho que ainda não tínhamos visto.

Fui!

2 comentários:

Soraya Wallau disse...

Hummm, vc está meio melancólico...
Gostei do post, mas eu ainda não gosto do inverno.
Ah, tbm gosto de vc.
Bjos

Ravi disse...

Eu gosto mais de vc do que do inverno!