sexta-feira, 10 de abril de 2009

Eu recebi um E-Mail...

... perguntando sobre o mercado de trabalho aqui em Calgary, crise e tudo mais. Infelizmente eu não pude responder o E-Mail antes porque o sol anda saindo mais por estas bandas (é sério, não é desculpa esfarrapada), está na época de declarar o imposto de renda e eu tenho uns documentos que eu preciso mandar para o meu pai neste final de semana. Fora o fato de que eu estou no emprego novo e de que a vida aqui anda corrida neste começo de Primavera.

Mas, vamos lá.

Em relação à crise, tem gente que diz que ela está assombrando estas bandas, tem gente que não, tem gente que não sabe, tem gente que nem viu.

Se você for perguntar para um vendedor de carros, ele vai dizer que a crise está brava.

Se você for perguntar para a empresa que provê serviços de telefonia, eles vão dizer que não estão nem aí.

Tudo depende do que você faz e do quão essencial é o seu serviço para o seu público. É simples assim. Eu fui afetado pela crise já que a minha empresa dependia de investimentos para poder operar, os investimentos secaram e eu fui procurar empregos, conseguindo achar outra vaga em duas semanas pelo mesmo salário mas com um bônus anual que pode chegar a 20% do salário - ou seja, ainda tem emprego poraí, principalmente na área de TI.

Em relação à que experiência adquirir no Brasil antes de vir para cá, não é uma boa arrumar trabalho pensando em emigrar. O melhor mesmo é ser bom no que você faz onde você está, não importe onde quer que seja. E, para TI, os mercados são todos parecidos. As pessoas aqui são bem capacitadas, as duas plataformas principais são Java e .Net (que nem no Brasil), Inglês é importante (que nem no Brasil), ter um bom resumo e ir bem na entrevista são essenciais (que nem no Brasil). Eles dão bastante importância para referências aqui...

No fim das contas, o que importa é que as coisas não são tão diferentes assim.

Simples assim.

:-)

Um comentário:

Eliane disse...

Oi Ravi,
se você perguntar para o Orley que trabalha em uma concessionária Dodge /Chrysler, ele vai te dizer que nunca vendeu tanto carro!
Enfim, o Paulo conseguiu trabalho nessa críse, você também. Depende de muita coisa.
É para pensar muito a respeito.
Beijão grande, Eliane