quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

2011

Dois mil...

... e onze.

Eu vou para casa logo. É hora de ir para casa depois de um dia longo de trabalho. Felizmente, foi o único dia de trabalho desta semana. Estavam no trabalho eu, um outro desenvolvedor, o cara de IT, a secretária, e uma moça que faz a contabilidade da empresa para substituir a moça que foi demitida, que por sua vez substitui uma outra que ocupou o cargo temporariamente (e que também se demitiu, mas porque foi embora para outra cidade), que por sua vez substitui uma outra moça que esta sim, se demitiu porque estava estressada.

José falou de João que citou Mário que copiou Manoel.

Ontem começou a nevar. Quando você não fica olhando a previsão do tempo 2 vezes por dia, uma neve até surpreende. A temperatura despencou. Agora está fazendo -17 graus. Puta que pariu, -17 é frio. Ontem acho que a temperatura estava negativa, mas estava logo ali, quase zero grau. Agora não, esfriou mesmo - o carro fica manhoso, o frio aperta, o pneu não dá mais tanta tração, e a garrafinha de água não pode ficar no carro para o dia seguinte.

Mas, vamos lá. 2010 está acabando. Mais uns dois ou três e dias e vapt, acabou. Sai 2010, entra 2011. O ano de 2010 foi intenso. Em primeiro lugar, a Hannah veio para aumentar a família. Agora somos 4. A Hannah nasceu pequeninha mas agora está gordinha, bochechuda, rosada e gosta de um colo. O Arthur teve um ou dois dias de ciumeira mas agora já virou um belo de um irmãozão. Eu e a Soraya estamos felizes da vida com a molecada que temos em casa. Eu e o Arthur temos o nosso dia da semana para fazermos um passeio em família (ir na piscina pública), de vez em quando vamos fazer um ou outro programinha só dos meninos (ir no cinema, etc...), mas a Hannah ainda não conhece a maioria dos nossos amigos de Calgary já que ela ainda está muito novinha.

A Hannah chegou, fomos para Seattle em Julho, em Janeiro teve o casório do Kb.Lo no Brasil, em Fevereiro voltamos, fomos até Revelstoke para passear e vimos mais de metro de neve em Rogers Pass, eu tentei nada no Pacífico mas morri de medo de ficar congelado e não fui, vimos um vulcão, vimos o marzão, eu virei mecânico de carros, aconteceu um monte de coisa, o Rapha veio nos visitar e foi com a gente conhecer os United States, o Tutú começou mal na escola mas depois melhorou, a Soraya cresceu, cresceu e de repente a população mundial foi de X para X + 1, a gente mudou (de novo), e eu miraculosamente passei o ano INTEIRO no mesmo emprego. Sensacional. Ninguém vai me demitir hoje, então acho que posso afirmar com 100% de certeza - foi a primeira vez que eu passei o ano inteiro no mesmo emprego depois que eu vim para o Canadá! No meu imposto de renda do ano que vem, vou usar só um T-4.

Agora, 2011. Poucas metas para 2011, mas as que temos são ambiciosas. Mas estas eu vou guardar para a gente.

Mas em 2011:

. 33 anos de vida, 10 de casado, 13 junto com a Sô (coincidência, o nosso aniversário de casamento é dia 13 de Janeiro), 9 tendo um filho (o Arthur vai fazer 9 anos em Outubro);
. 4 anos de Canadá;
. 15 anos sendo um motorista;
. 15 anos fazendo programas profissionalmente (programa de computador, diga-se bem);
. A Hannah vai fazer um ano em 2011;
. A Soraya também vai fazer 33.

Bom... Hora de ir para casa.

Fui!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Arthur, Hannah, Soraya:

From Drop Box


Soraya com a Hannah fazendo careta:

From Drop Box


Molecadinha no brinquedo da Hannah:

From Drop Box


Só a Hannah:

From Drop Box


Hoje fomos para Cochrane e o céu estava de apocalipse:

From Drop Box


From Drop Box


From Drop Box


From Drop Box


A gente hoje foi até Cochrane tomar um sorvete (tem até referência na placa da cidade), e o céu estava de filme. Estava nevando nas montanhas, o céu parecia que ia desabar e ainda por cima tinha um pouco de sol. Sensacional.

Amanhã eu trabalho, o meu único dia de trabalho nesta semana.

Fui!

domingo, 26 de dezembro de 2010



Hoje eu tirei umas fotinhos do Arthur e da Hannah, a Hannah indo de um lado para o outro no balanço e o Arthur fazendo careta. À noite fomos no Spruce Meadows para tirar umas fotos das árvores de Natal que eles tem por lá.

Agora eu vou ver Tomates Verdes Fritos!

Fui!!!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Então é Natal...

From Dec 25, 2010


From Dec 25, 2010


From Dec 25, 2010


From Dec 25, 2010




A gente tirou várias fotos do Natal e do dia seguinte! A Hannah dormiu no presentinho dela mas ela ainda prefere a cadeirinha rock'n'roll que balança mais que navio em tempestade. O Arthur se divertiu com os seus brinquedos, e ainda bem que a bateria do helicóptero só dura 5 minutos entre uma carregada e outra. Eu a Sô (mais eu do que ela) estamos curtindo o nosso brinquedinho novo (dela), finalmente uma reflex moderna (a gente tem uma Pentax de filme da década de 70), e eu já estou usando a carteira nova.

É isso aí. A Hannah está bem calminha hoje, o Arthur está bem pilhado e eu tenho mais uns dias antes de voltar a trabalhar.

Fui!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

Amigos!

Feliz Natal!

Que todos os brinquedinhos que você pediu ao Papai Noel estejam embaixo da árvore pela manhã!

Que a ceia de Natal não te dê indigestão!

Que todo o vinho e a cidra barata não te deixem com uma dor de cabeça daquelas - bem na hora em que as crianças acordam animadas e barulhentas no dia seguinte!

Que a árvore de Natal fique inteira e, caso você esteja no Brasil, que a fantasia de Papai Noel não te faça desmaiar de calor!

Mas, sério agora.

Tudo de bom para você e para os seus. Que o seu Natal seja repleto de pequenas alegrias e que a felicidade seja grande. Que 2011 seja melhor que 2010, e (falando daqui agora), que o inverno não seja tão rigoroso assim.

Amigos daqui, Feliz Natal à vocês todos! Eu ligarei-vos hoje à noite!

Amigos de lá, Feliz Natal à vocês todos! Eu vou ligar tarde da noite ou só amanhã já que o fuso horário agora é brincadeira, e eu estou escrevendo-os do meu local de trabalho.

Feliz Natal!

Tudo de bom!

Fui!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Hoje vai ter um total eclipse of the moon

Nada de especial, exceto que a lua vai ficar bem vermelha hoje à 1:15 da manhã em Calgary. Eu vou tentar ver.

Será que eu acordo o pequeno para ele ver também? Eu acho que ele vai dar de ombros, mas eu vou ver se eu acordo ele de qualquer jeito.

http://www.mreclipse.com/Special/LEprimer.html

Hoje está frio

Só isso.

Hoje está frio!!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

O ciclo das estações em uma latitude distante

Eu cheguei aqui em Junho de 2007, mais precisamente 5 de Junho de 2007, um dia de uma semana marcada pela chuva que inundou algumas partes da cidade. Eu fiquei um mês morando em um hotel, e depois em Julho a Soraya e o Arthur chegaram. Quando a Soraya chegou o clima estava quente e abafado. A gente foi no Heritage Park algumas vezes, andamos e brincamos nos playgrounds da vizinhança, conhecemos o Prince Island, e sofremos para ir no supermercado sem carro. No dia do Stampede tivemos que esperar uma hora por um táxi, não foi agradável.

Depois, pouco a pouco, começou a esfriar. As folhas foram vagarosamente mudando de cor e depois começaram a cair, e eu conferia a previsão do tempo dia após dia esperando a temperatura ficar negativa. Mal sabia eu que de fato a temperatura ia ficar negativa por um longo e tenebroso inverno.

Inverno.

O inverno é um fato da vida. É inevitável. Quando a Terra foi formada bilhões de anos atrás alguma coisa ficou fora do eixo e, voilá, fizeram-se as estações do ano. Aqui os dias são longos e quentes no verão, e curtos e frios no inverno. No verão o sol nasce antes da gente acordar e se põe um pouco antes da gente ir dormir. No inverno acordamos com o sol ainda por nascer e eu saio do trabalho para vir para casa tendo as estrelas como companhia, seja a saída feita às cinco, cinco e meia ou seis da tarde.

O inverno é o yang do verão. Mas, seguindo a filosofia Chinesa, um completa o outro. O verão aqui só é o que é porque o inverno é o seu oposto. O que eu percebi depois de 3 anos é que você não só se acostuma com as estações, mas você espera a mudança. Neste ano eu não estou achando o inverno ruim. Eu agora gosto da idéia de ter as estações do ano bem separadas. Me lembra da música Cio da Terra, não sei porque. Uma vez eu vi um filme em que alguém falava que sentia falta das estações (I mess the seasons) e eu achei que a mulher era uma esnobe, mas agora eu não acho mais isso.

No meu trabalho as pessoas que são daqui gostam do inverno. Faz parte da vida. O inverno é:

. Curtir os dias mais curtos e dormir mais à noite;
. Andar na rua com os calçados fazendo barulho na neve compactada pelo tempo;
. Perceber o silêncio do dia em que a neve cai (a cidade fica literalmente brilhante, com um áurea no céu, e silenciosa - a neve reflete toda a luz e abafa todo o barulho);
. A rotina de ligar o carro de manhã e sentir como se o carro fosse uma ser vivo que está sendo torturado nos 3 segundos que o óleo demora para chegar em todas as partes do motor;
. Ficar com o rosto gelado e vestir camadas e camadas de roupa antes de sair de casa.

Eu meio que gosto do frio. Eu vou sentir falta das estações do ano e de esperar a neve em um dia mais frio quando voltarmos para o Brasil.

O inverno faz a Primavera ser mágica e o verão ser sensacional e cheio de vida. Este último Outono foi especialmente bonito, as árvores ficaram com um tom de vermelho que ainda não tínhamos visto.

Fui!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O dia das novidades

Hoje me aconteceram duas coisas que não tinham acontecido no Canadá.

Pela manhã, quando eu fui levar o Arthur na escola, eu saí de casa com o cabelo molhado (depois do banho matinal), e como eu saí correndo não deu tempo do pouco cabelo que restou secar. Cheguei na escola, larguei o Arthur, voltei para o carro, encostei no encosto e senti o cabelo duro. Por um segundo eu pensei que eu não tivesse enxaguado o cabelo, mas quando eu me dei conta, era o cabelo que tinha congelado.

Estava frio hoje, a propósito. Acho que uns -16 de manhã. Frio o suficiente para congelar o cabelo, mas se tivesse mais frio eu ia estar usando um gorro (eu estava sem gorro hoje), e aí o efeito especial de hoje não ia ter ocorrido. Depois de mais uns minutos quando o meu carro já não era mais frio como um navio quebra-gelo, o meu cabelo tinha voltado ao normal.

A outra coisa foi uma sorte danada. Aqui no trabalho eles fazem um sorteio mensal para os funcionários que ganham "pinguins". Funciona assim - toda vez que você faz alguma coisa que as pessoas acham legal, você recebe um pinguim. Todo o mês, eles pegam as pessoas que mais ganharam pinguins e fazem um sorteio de um vale presente de 500 dólares. Depois, a cada trimestre, eles fazem outro sorteio com todo mundo e desta vez é um vale presente de 1000 dólares. Não sei porque cargas d'água, eu ganhei três vezes hoje no sorteio atrasado dos últimos três meses. A gente vai pegar mais de metade do valor como vale do Wal-Mart para poder fazer compras de graça por um tempo, e o resto a gente vai usar para engordar o Natal ou para guardar para eventuais coisas que a gente precise/ queira comprar.

Como o bônus de Natal ainda não chegou, esta foi uma sorte danada.

Agora preciso voltar a trabalhar para ir embora no "horário".

See you!

Fui!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mais novas

A Hannah já deu uma crescida:



E também uma engordada. Sábado passado a gente pesou a Hannah e ela já pesa um quilo a mais do que ela pesava quando ela nasceu, ou quase um quilo e meio mais do que quando a enfermeira pesou ela em casa. O Arthur está ansioso pelo Natal, e a gente anda cansado com a rotina. A Soraya está só o pó. Eu vou levando, tudo depende do tipo de trabalho que eu estou fazendo. Se é programação eu vou que é uma beleza, se é alguma outra coisa o ritmo diminiu...

É engraçado que nesta época a gente realmente se fecha no casulo. A gente provavelmente vai esperar a Hannah completar dois meses antes de começar a chamar as pessoas para irem em casa ou começar a ir na casa das pessoas, só para ela já ter um pouquinho mais de resistência. Eu fico aflito achando que os meus amigos não vão mais gostar de mim, mas eu tenho esta preocupação com todos os meus amigos, os daqui e os do Brasil também. Será que é um pouco de insegurança? Será que eu sou indeciso? Será?

Será? Hoje eu estava ouvindo Chico Buarque a caminho do trabalho. Me deu vontade de ouvir depois que tocou Buena Vista Social Club no rádio. Sensacional. Mas eu não ouvi a música que tem "O que será que será?".

Bom.

Infelizmente.

Eu preciso ir trabalhar.

Eu vou escrever mais no blog. Preciso deixar de só consumir a Internet e voltar a produzir.

Fui!