quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Eu tenho tanto para te contar...

... mas ando meio sem tempo. Vou colocar os tópicos do que eu gostaria de falar aqui:

Moradores de rua

Eu quero falar sobre como morar no Canadá mudou a minha opinião sobre o que é ter moradores de rua. Eles vão existir em qualquer sociedade e são, de certa maneira, um sinal da liberdade que aquela sociedade vive. Aqui morador de rua usa a biblioteca, anda de ônibus e dorme em abrigo da prefeitura. Tem alguns que são drogados, tem alguns que roubam, tem alguns que trabalham, e provavelmente existem os que, como no file The Soloist não conseguem dormir em lugares fechados.

Liberalidade

Na volta de Waterton tivemos uma conversa bem legal sobre direitos, deveres e afins, e eu descobri que eu sou mais liberal do que eu penso - a minha filosofia é uma frase meio piegas que eu ouvi na adolescência mas que é bem legal:

"A sua liberdade acaba onde começa o meu direito"

Ou seja, tem poucas coisas que a gente pode proibir ou obrigar. Eu sou a favor de liberar logo a maconha mas sou realmente contra drogas mais fortes, como cocaína, heroína, crack ou o que for, que só levam a sociedade para baixo. Eu sou pessoalmente contra o aborto, mas sou a favor de existir a opção para as mulheres. Eu sou a favor da liberação da jogatina (o motivo da nossa conversa no carro), mas desde que exista um sistema, pago com o imposto dos casinos, para proteger e ajudar quem é viciado na jogatina. Eu sou a favor do casamento gay, hoje em dia eu acho até legal que as pessoas possam manter a cultura dos seus países de origem (e nós, Brasileiros, somos imigrantes como qualquer outro), e eu uso cinto de segurança quando eu ando de carro.

Em resumo, se uma lei existe apenas para proteger o cidadão do cidadão mas esta lei também dita em demasia o que o cidadão pode ou não pode fazer, eu sou contra.

WI-FI

O Fabrício estava com o seu iPod Touch no bolso, perdido na rua um dia destes, quando perto de casa reparou que a sua localização no Google Maps tinha mudado. E veio aquela dúvida - como é que o iPod sabia onde ele estava?

. O iPod não tem GPS;
. O iPod não tem capacidade de se comunicar com antenas de celular, ou seja, não dá para triangular a posição dele.

E aí eu vou pesquisar e descubro este site:

http://www.skyhookwireless.com/

Basicamente, quando você está na rua, você pode enxergar as redes WI-FI da vizinhança, mas não pode se conectar à elas - a única informação que você pode obter é o identificador destas redes. Os malucos desta empresa andaram pelas ruas de Calgary com um carro que tem um GPS e um modem WI-FI, e criaram um banco de dados com o número da rede WI-FI e o lugar onde ela está. Quando o Fabrício se conectou no Google Maps, ele provavelmente baixou parte deste banco de dados e, conforme ele andava, a sua localização ia sendo atualizada de acordo com a rede WI-FI mais próxima dele.

Que coisa.

3 comentários:

Eliane disse...

Oi Ravi,
tava sentindo falta dessas "viajadas" e desses "papos cabeças",
faz tempo que vc não escrevia assim, também gosto de divagar epensar a respeito de coisas simples que afetam o meu cotidiano e das pessoas que estão próximas.
Bjkas, Eliane

Juliana disse...

Oi! Cheguei em Calgary ha uma semana e me diverti aqui lendo seu blog. Apesar do pouco tempo, ja pude ver diversas coisas que voce descreveu. =)

Anônimo disse...

Ravi,
Não sei se entendi bem a explicação mas esse lance aí do "skyhookwireless" tem algo parecido com aquele recurso do "google street view" (post do dia 08/10)ou estou delirando e "viajando na maionese"?
Abração do Pai.