sábado, 5 de setembro de 2009

Visto!

Estamos indo para Drumheller em alguns minutos mas eu quero escrever sobre uma questão que sempre me afligiu:

- PORQUE PATAVINAS O GOVERNO BRASILEIRO APLICA A TAL DA LEI DE RECIPROCIDADE E EXISTE VISTO DOS GRINGOS QUE QUEREM IR VISITAR O BRASIL?

Outros países da América Latina não fazem o mesmo. Talvez alguns façam, Argentina e Chile eu sei que não exigem visto, pelo menos para turismo.

TURISMO! Estou eu, um gringo, sentado na minha sala mal decorada vendo Futebol Americano na TV e engordando comendo qualquer coisa apimentada em frente à TV, quando vejo uma revista com uma foto do Rio ou de um resort no Nordeste ou do Pantanal ou de sei lá o quê. Penso "poxa, bem que eu podia programar uma viagem pela América do Sul. Argentina, Chile, Brasil!". Aí eu, gringo, descubro que no Brasil Canadense e Americano precisa de visto para entrar, e mando tudo à merda já que eu opto pela lei do mínimo esforço.'

Acorda, gente! O Brasil é um país turístico! Exigir visto só por exigir é burrada. Quanto turista que a gente perde por causa desta miopia? Contra-argumentos comuns à esta idéia:

- Precisa controlar quem entra no nosso país! É, precisa, e aí, vai começar a exigir visto de quem vem da Europa (como a gente não precisa de visto para ir para lá eles também não precisam de visto para vir para cá);
- Tem mais é que pedir visto mesmo já que eles exigem da gente! Só que eles não vem tentando cruzar a fronteira em bando para viver ilegalmente no Brasil;
- Prostituição infantil! Turismo sexual! Vir só para passar o carnaval no Rio! Isso tudo é trabalho de polícia evitar. Diminuir o número de pessoas que vem fazer turismo diminui isso só como consequência às custas de perder todos os benefícios que o turismo em grande escala traz. Vale reafirmar, isso é problema de polícia e visto não tem nada a ver com isto.

Só sei que nada sei. E só sei que exigir visto para turista no Brasil é besteira.

Fui!

Um comentário:

Unknown disse...

Em parte vc esta certo... mas na diplomacia vc perde "força" se não dificultar pro outro lado tb.... por exemplo, o visto de turismo pra brasileiros pros states era de 10 anos... eles diminuíram... agora esta rolando uma negociação pra voltar... isso faz parte... se nós, lado mais fraco, abrirmos mão disso nunca teremos direitos... e da mesma forma que tem gringo que quer gastar... tem gringos fdp... como brasileiros que passam por turistas... eu concordo com a reciprocidade...