segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O fim e o recomeço

Terça-feira é o fim do meu tempo trabalhando em um escritório.

Quarta-feira é o fim do meu tempo de Canadá.

Quinta-feira é o recomeço do meu tempo de Brasil.

Segunda-feira é o começo da aventura de trabalhar em casa.

Pois é, o fim é próximo e o recomeço também. Depois de dois meses a Hannah já nem deve nem mais lembrar quem eu sou, mas Hannah, logo, logo eu estou chegando. Eu estou com saudades da família mas a minha situação agora é muito diferente do que era quando eu cheguei aqui, sozinho, sem dinheiro, em um hotel... Saber que as coisas estão caminhando e ter um número menor de incertezas tira a aflição da equação, e eu sofro muito menos quando eu tenho a certeza de que o que eu espero que vá acontecer vá de fato acontecer. A família está no Brasil mas eles estão bem, e eu tenho data para vê-los. A casa aqui já não mais existe mas a gente tem uma casa por lá. Este mês vai ser um pouco apertado financeiramente por conta de vários motivos, mas mês que vem o dinheiro vai chegar. E poraí vai.

O Paulo e a Eliane me ofereceram o basement deles para eu morar neste mês e meio depois que eu entreguei o meu apartamento, e foi uma ajuda e tanto, um favor que um dia quem sabe eu possa retribuir.

Ontem a gente desceu o Bow river de barco e eu fiquei pensando "porque a gente não fez isso antes?". O meu celular deu um mergulho, ele ainda funciona mas agora eu nem posso mais vendê-lo.

Para trás fica a experiência de viver em um país estrangeiro e os amigos que a gente fez aqui.

O resto a gente leva com a gente.

As cidades Canadenses são muito bonitas, as vizinhanças sempre são ajeitadas, as casas não costumam ter muros e a grama costuma ser cortada. Exceções à regra, as vizinhanças Canadenses são sempre mais ajeitadas que as Brasileiras. O setor público aqui é melhor do que o setor público do Brasil, mas eu acredito que quando você compara a saúde privada Brasileira com a saúde pública Canadense, a saúde privada Brasileira sai ganhando. As escolas públicas daqui são muito boas e nisso eu ainda não posso fazer comparação, com certeza são melhores do que as escolas públicas Brasileiras, mas eu preciso fazer a comparação com a escola privada do Arthur no Brasil.

A comparação de privado x público não é completamente furada porque quem imigra para o Canadá teria condições de pagar por serviços privados de qualidade no Brasil. Mas, de resto, o Canadá é melhor nos números do que o Brasil - aqui tem menos violência, menos corrupção, os filmes saem antes nos cinemas, e o país é muito mais rico. O clima aqui é frio, e o inverno é longo.

Mas aqui não é o Brasil. Não tem aquele lugar que você possa dizer "eu fui ali quando eu era criança", ninguém viu os mesmos programas que você na TV, ninguém sabe quem é a Xuxa. Quando alguém fala um nome de filme em Inglês você não sabe o que é porque você só lembra o título em Português. Aqui não tem a família, os amigos de longa data, o pessoal que foi no seu casamento ou que estava no hospital quando o primeiro filho nasceu. Aqui não tem a casa de alguém para ir passar o final de semana, não tem Vejinha para ver os programas de final de semana, não tem pastel à céu-aberto.

Todas estas coisas fazem parte de quem você é. A gente nunca quis mudar e ser Canadense. Eu nunca fui esquiar, e quando tentei patinar fui um fracasso. Eu não gosto nem um pouco de Hockey. Nunca entendi Curling.

Se você tiver a chance de ir morar fora, vá. Se for para o Canadá, melhor ainda. Este é um país maravilhoso com várias oportunidades, que no geral acolhe bem estrangeiros. Esteja preparado para passar necessidade e viver sem dinheiro por um tempo, e esteja preparado para voltar se for necessário. O Canadá é bom mas dinheiro aqui não dá em árvore. A imigração é difícil, e não por acaso o processo migratório é comparado à um processo de luto.

Preciso ir agora.

Fui!

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito o post!
Eu também nunca pensei e nem penso em ser "Canadense". Muitas vezes as pessoas me perguntam o que estou fazendo nesta terra gelada, pois detesto o frio daqui. Mas em compensação eu amo a primavera e o verão que faz aqui. É sempre assim e sempre vai ser... todo país tem seu lado bom e o negativo e isso nunca vai mudar. É apenas uma questão de adaptação e escolhas...
Boa Sorte!
Amanda

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Um recomeço maravilhoso pra você.

E a vida segue...

Gilberto Carmona disse...

Ravi, há muito tempo acompanho seu blog e gosto do jeito franco que escreve. Você vê a vida de uma forma prática, resolvendo o que é possível da forma mais simples e não resolvendo o que não é possível. Espero que dê tudo certo e, como você disse, a situação é menos complicada do que quando você foi. Se tiver interesse em negociar seu celular, como estarei chegando ai em outubro e não pretendo gastar muito no início, você deixa ele com a Eliane que eu pego com ela, mostrando o depósito em sua conta aqui no Brasil. Ela me conhece, quando estive ai ano passado só não a visitei por falta de agenda comum. Mande os detalhes.
Abraço,
Gilberto e Fernanda.

Eliane disse...

Ravi,
voce eh excepcional, ser humano maravilhoso, pessoa facil de se conviver e que a gente conheceu um pouquinho mais. Nada nessa vida eh por acaso. Espero comer um bom churrasco naquela cozinha maravilhosa e continuarmos amigos e podermos conviver nesse Brasil ou em qualquer parte do mundo. Assim como vc mesmo disse, o mundo eh muito pequeno para nos a partir de agora. Que Deus te abencoei muito!
Bjkas.

Rafael Xavier Felipe disse...

Olá Ravi, tudo bem?
Como foi a viagem de volta? Espero que bem.

Cara, encontrei seu blog há pouco tempo e descobri que vc tinha work permit no Canadá. Pretendo fazer o mesmo e, se puder me dar o caminho das pedras, ficaria muito grato.

Meu gmail é faelfelipe.
Boa sorte no recomeço por aqui!

Abc,
Rafael