quinta-feira, 11 de março de 2010

Respostas para algumas perguntas

Eu não costumo responder comentários (fica difícil achar um tempo para escrever no blog, e se eu der atenção para um comentário e não para o outro, eu vou me sentir que nem um pai que dá mais atenção para um filho do que para o outro).

Eu também não costumo responder perguntas por E-Mail pelo mesmo motivo. Falta tempo para o básico, e nem sempre dá para responder as coisas direito. Eu prefiro escrever no blog. Eu recebi várias perguntas sobre mercado de IT, como conseguir emprego, etc... Meu conhecimento sobre o assunto é limitado e eu não vou ficar escrevendo muito aqui sobre isso, porque senão o blog vira uma central de perguntas e respostas e existem grupos de discussão para isso (tem no Yahoo, tem no Google Groups, tem no Orkut, é só procurar), mas aqui vou tentar dizer o que eu sei e o que eu não sei:

> Tenho X anos de experiência trabalhando com administração em SAP, SQL, Windows, Unix, etc, é fácil arrumar emprego aí?

Não sei, mas pela minha experiência o mercado aqui é igual ao Brasileiro para qualquer área - se o que você faz está em demanda no Brasil, vai estar em demanda aqui. Faculdade aqui não é tão importante que nem é no Brasil, mas isso para mim nunca foi um problema, nem no Brasil, nem aqui. O primeiro emprego aqui é barra, depois fica mais fácil, mas não muito - estou suando a camisa para tentar achar alguma coisa em Vancouver.

De resto, é igual. Sério, IT não muda muito em nenhum lugar do mundo. Quer saber de emprego? Entra no Workopolis, Monster, e coloca no google "it jobs cidade". Funciona. É assim que eu faço.

> É fácil arrumar emprego no Canadá estando no Brasil?

Não, é difícil e é difícil arrumar emprego em empresa séria à distância. Uma empresa séria quer entrevistar o candidato ao vivo e vai esperar por isso. Não é impossível, mas não é fácil.

> Escola, supermercado, etc...

Tudo sussa. O povo vive aqui, e vive bem.

> Frio...

É uma bosta. O Kaká chegou aqui e disse que frio é coisa de maricas (eu valorizei 200%, mas tudo bem, fica mais legal assim), mas este foi o inverno mais ameno quente da história Canadense (sério), e o com menos neve. Eu perdi o link, mas eu li em algum lugar. Este inverno está uma baba. Não tem neve no jardim, não preciso usar luvas e eu não estou usando duas calças para ir trabalhar.

Ano passado estávamos enterrados embaixo de um mar de neve, as ruas estavam muito mais sujas do que estão hoje e estava horrivelmente frio.

> Povo

É simpático. Eu morava em São Paulo, para mim qualquer povo é simpático.

> Pubs

São estranhos. Barzinho é mais legal.

Aqui não tem:

. Cerveja de garrafa grande;
. Chuveiro elétrico;
. Fiat;
. Peugeot;
. Citroen;
. Renault;
. Moleque no semáforo (mas tem tiozinho);
. Gato e cachorro na rua (mas tem coelho, coiote, gopher).

Aqui tem Toyota velho. Tem mais coisa também, mas a pilha acabou.

5 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Parabéns pela iniciativa de arrumar tempo pra tirar algumas dúvidas. Realmente não é fácil arrumar tempo, mas se saiu bem.

E a vida segue...

Anônimo disse...

c consegue sintetizar tudo muito bem... Vo tenta fala pra minha mae q eu não preciso terminar o meu curso de BSI para arrumar um emprego, assim como eu vou dizer aos meus professores que mestrado e doutorado é completamente desnecessário. O primeiro passao eu já consegui, mustrar que cálculo um não é importante. Sarcasmo a parte o post é bem esclarecedor. Tanks so much

Carlos ( KK ) disse...

Fala cara...
Estou com seus livros hein?
Bom, não é que seja coisa de maricas... quis dizer que voltar para o Brasil por causa disso não dá...

Sobre o SAP, conheço um cara que trabalha aqui com isso, que disse que o mercado de Calgary está bom nessa área.

Acho que é por aí...

Mais um apelo... fica aqui, não vai para Vancouver!

Carlos ( KK ) disse...

200% foi boa!

Carlos ( KK ) disse...

Cara... nada a ver com o assunto... Mas realmente a distância dos amigos é de lascar!