terça-feira, 2 de março de 2010

Q & A

Eu recebi algumas perguntas a respeito do Canadá e vou respondê-las aqui:

Jakqueline

Eu e meu esposo estamos indo para Calgary em Maio, vocês conhecem muitos Brasileiros ai em Calgary? Gostaria de saber se vocês tiveram muitas dificuldades em se comunicar com as pessoas principalmente no âmbito profissional.
Você não teve medo de ir para Calgary e depois se arrepender?
Medo de não conseguir se adaptar ao clima e todas outras diferenças? pois esses são os meus medos.


Jakqueline:

Nós conhecemos alguns Brasileiros mas, como bons Paulistanos, somos meio fechados no nosso ovo. Nós temos alguns bons amigos aqui, mas as amizades do Brasil fazem falta. O povo aqui (os Brasileiros) é bem hospitaleiro e você não vai ter problemas para arrumar amigos/ conhecer pessoas.

Para se comunicar, tudo depende do seu Inglês e do seu medo de errar ao falar. A fluência vem com o tempo - quanto mais você conversar, melhor.

Eu não tive medo de vir para Calgary porque eu não tive muito tempo para pensar. Eu vim com uma Work Permit e tudo aconteceu muito rápido, eu ainda esperei alguns meses porque a empresa demorou para arrumar a papelada. Eu tinha muita curiosidade de saber como é morar fora e a curiosidade foi mais forte do que qualquer medo que eu pudesse ter. Eu acho que eu me perguntei "e agora?" algumas vezes antes de ir, mas a gente queria viver esta experiência e não paramos muito para pensar nos "poréns".

Eu não me arrependo de ter vindo mas quero mudar de cidade. Eu gosto de Calgary, mas não é a minha cara. Eu conheço muita gente que ama Calgary de paixão, então eu acho que o problema é mais meu do que da cidade! O frio é fogo - este Inverno, só para quebrar o paradigma, está uma maravilha, mas o Inverno passado foi muito frio, muito longo e com muita neve. O primeiro Inverno é legal, e depois você já sabe o que esperar.

Mas é frio.

Perguntas do Ivamácio:

1°. O Francês é necessário?

Não, a não ser que você vá para Quebec (eu acho).

2°. Para conseguir um emprego, normalmente é necessário está no Canadá? Ou pode ser feito a entrevista por telefone ou algo do similar?

É possível conseguir ser contratado remotamente, mas é (bem) mais difícil do que se fosse estiver aqui ao vivo. Nada melhor do que uma entrevista ao vivo para avaliar um candidato - o risco é maior contratando alguém que nem está no Canadá. Existem exceções (meu caso), mas eu vim por indicação de um amigo que já estava aqui e que trabalhava comigo, em uma empresa que era meia boca e que não tinha muito critério na hora de contratar. Eu fiquei lá por um ano e depois me mandei, já que eles também tinham problemas na hora de pagar o salário.

3°. O que pesa mais Certificação? Pós? Mestrado?

Eu não ligo para certificações e eu conheço muita gente que não liga. Acho que uma pós ou um mestrado valem mais, mas o que vai valer mesmo é a sua experiência profissional.

4°. Onde posso achar empresas Brasileiras de TI (no Canadá)?

Workpolis.ca, Monster.ca, e no Google.

5°. Tem algum valor diário (CAD$) que devo declarar?

Não entendi bem esta questão. Você quer dizer expectativa de salário anual? Sei lá, 70k/ 80k/ 90k ano, tudo depende da sua experiência e vontade de vir.

4 comentários:

Carlos ( KK ) disse...

Caramba Ravi... tá importante hein? Tirando dúvidas de leitores.

Acho que ninguém leva meu blog a sério... nem recebo essas perguntas...

Hj tem LOST hein!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Baixou a Maria João em você? Hahahaha.

E a vida segue...

Unknown disse...

Esposo!!!!?????

Soraya Wallau disse...

Caraca, tá podendo, hein?!
Oh, tá certo q às vezes eu falo grosso aqui em casa, mas eu ainda sou da equipe das meninas, tá?!
Bjos