domingo, 17 de janeiro de 2010

Brasilidades

Cheguei aqui no Brasil em uma Sexta-feira, a viagem foi longa. Longa porque o avião estava lotado, longa porque tinham uns pais que ficaram separados da filhinha mimida (a viagem mais longa foi do cara que sentou do lado do pai gordinho, que suou a careca para fazer as malas caberem no bagageiro), mas foi bom demais ver a Soraya, o menino, o sogro e meu pai, que foram todos me buscar no aeroporto. Demos uma paradinha no Mercado Municipal e eu acho que descemos pela Anchieta até Santos - eu não vi muito da viagem já que eu estava em coma depois de passar a noite em claro (eu não consigo dormir no avião - e olha que desta vez eu comprei um par de fones de ouvido daqueles que isolam o som do lado de fora - e eles funcionam de verdade).

O Tutú, coitado, foi uma vítima da equação calor + mosquitos - ele pegou uns machucadinhos na pele que infeccionaram, e teve que tomar antibiótico para ficar tudo sob controle - e agora só sobraram umas manchinhas vermelhas na perna, mas a pele dele está bem melhor. Como eu também me acostumei mais com o frio do que o calor, demorei uns dias para poder dormir direito, e meu pé anda inchado.

Mas olha, é bom estar na terrinha. Teve um churrasquinho no Sábado onde eu revi todos os meus amigos, fui viajar para a casa da minha mãe com a Soraya, o Tutú e uma prima da Soraya (minha mãe mora em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo), fui na despedida de solteiro do Kb.Lo, em uma casa de samba chamada Traço de União em São Paulo (foi sensacional, a companhia dos amigos, o lugar, a música, a ressaca), Sábado fomos para Sorocaba e hoje, Domingo, foi aniversário da Soraya, que agora fala do alto dos seus 32 anos. Semana que vem vamos na casa de uma amiga nossa em Piracibada, vamos até Rio Claro, e depois vamos até Catanduva (interrrrrrior) para o casório do Kb.Lo, e eu acho que vai ser um casório muito louco! Chegamos lá na Sexta e voltamos no Domingo.

E, Segunda-feira, volto para a terra do frio. Isso se os meus planos derem certo e o meu visto chegar nesta semana. Se o visto não chegar, vai ser um problema. Mas o visto sai.

Percepções de um despatriado com frio por dois anos:

. O calor de Santos é dureza. É dormir e acordar grudando. Literalmente, grudando. É tomar 4 banhos por dia e ver que o tempo de isenção ao suadouro é de apenas uma hora. É ficar com o pé inchado e trocar de camiseta 3 vezes ao dia. Mas, também é:
- Sair de casa de shorts, camiseta e chinelo;
- Montar a piscina de plástico para as crianças e também entrar na bagunça;
- Viajar no ar condicionado;
- Tomar uma cervejinha gelada e realmente sentir a cervejinha refrescar;
- Curtir mais a brisa noturna;

. O trânsito do Brasil é uma loucura. O trânsito daqui nunca vai ser igual ao de Calgary, nem nesta geração, nem na próxima. Depois de dirigir em Calgary por um ano e meio, a gente meio que ganha um reflexo de parar o carro quando um pedestre se aproxima da rua, vindo da calçada, já que lá isto significa que o pedestre vai ATRAVESSAR a rua esperando que você pare, mas aqui isto significa que o pedestre vai quase se jogar na sua frente, parar a meio metro do carro, e depois correr que nem um louco no meio do trânsito, tentando vencer o torneio boliche. Loucura.

. Nada neste mundo é tão bom quanto arroz, feijão e bife. Nada ganha. Catupiry é bão demais. Mas eu não sei mais o que comprar no mercado.

. E eu gosto da terrinha :-). As férias vão passar rápido.

Isso aí! Fui!

5 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

É bom fazer um estoque pra levar com todas as coisas das quais dá saudade e arrumar um jeito de levar.

E a vida segue...

ralencar disse...

Ravi,

Muito bom o seu blog! Eu sou um maluco que acabou de ler ele todo. Sabe como é, o meu projeto está pronto desde o ano passado e a IBM não entrega os servidores... Quando digo todo é todo mesmo, desde o post de 2006. Muito legal a sua história.

Bem-vindo ao Brasil il il!

E boa sorte na volta.

Abraços, Rodrigo.

Eliane disse...

Oi Ravi,
legal ler suas impressões a respeito de estar de volta a terrinha, sei lá se me acostumo novamente com as coisas do Brasil. Sinto falta, mas acho que é só para visitar.
Beijos e boa viagem de volta.
Eliane

Ana Silvia disse...

Olá Ravi!! Estou lendo seu blog porque quero em junho ir para o Canadá ficar uns 35 dias estudando inglês e como Calgary é uma das opções, se puder me dar algumas dicas ficarei muito grata.
Para complementar fique embasbacada quando disse que esteve em Catanduva para um casamento, bom, neste momento estou em Catanduva (minha mãe mora aqui!!)
Aproveite ao máximo suas férias!!
Abraços

Ana Silvia disse...

Olá Ravi!!
Espero que aproveite muito suas férias aqui na terrinha!!!
Vou para o Canadá em junho para estudar inglês...tenho uma previsão de 30 dias e gostaria de algumas informações sobre Calgary!!!
Ah, fiquei embasbacada quando disse que esteve em Catanduva!!! Estou em Catanduva neste momento visitando a minha mãe!!!
Se puder ajudar-me com algumas dicas sobre Calgary ficarei muito agradecida!!

Abraços,
Ana