quarta-feira, 31 de março de 2010

Hackers, malditos

Recentemente a minha conta do Twitter foi comprometida, e eles automaticamente bloquearam tudo e me mandaram esta mensagem:



Sacanagem.

Eu acho que um dos 5 sites em que eu coloquei minhas informações de login para o twitter foi comprometido, vai saber. Só sei que agora eu mudei a senha e só deixei funcionando o que eu confio mesmo - nada de TwitMeme ou portlet para a página do iGoogle.

Agora é hora de trabalhar.

Fui!

segunda-feira, 29 de março de 2010

O melhor post que já existiu

Hoje, 3:38 da tarde, resolvi parar de trabalhar por meia hora para escrever aqui. Para a PQP com o projeto, Hibernate, Java, três dezenas de tabelas, infinitas relações, 50 classes de negócio, logging, testes, IntelliJ e Google.

Eu quero é escrever no blog.

Não que o trabalho seja chato. É legal. É que tem hora que dá vontade de parar de pensar um pouco.

...

Eu estava lendo uma reportagem que saiu em 549 jornais e 14039 sites na Internet que diz que comidas ricas em gordura e açúcar viciam:

http://blogs.nature.com/news/thegreatbeyond/2010/03/junkfood_junkies_1.html

Engraçado é que eu estava falando com isso sobre a Soraya estes dias. Não comer um monte de porcaria o dia inteiro é algo que tem que ser um costume, e não uma obrigação. A gente sempre tem fruta em casa. Mais dias do que não, a geladeira não tem refrigerante. Sempre tem uma garrafa de suco de laranja, sempre tem água. Fruta aqui é caro, é mais caro do que comprar Junk Food, mas é mais saudável (tem um documentário chamado Food Inc. onde eles falam do problema da comida saudável ser mais cara do que a comida que "faz mal").

O Arthur adora frutas (ele come 5 mexericas de uma vez), e a gente tenta cultivar uns hábitos saudáveis nele e na gente, embora, no meu caso, a agulha balança ainda aponta um pouco mais para a direita do que deveria.

...

Snif.

Tenho que voltar a trabalhar. Este não foi o melhor post deste blog, quem dirá o melhor blog já escrito pelo homem.

Eu sou que nem um roteirista de filme que tem várias idéias na cabeça mas não consegue passar nada para o papel...

Fui!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Eu gosto de música.

Eu já escrevi sobre isso aqui, mas eu acho engraçado, quando em algum filme, alguém pergunta - "e aí, você gosta de música?". Será que "não" é uma resposta possível? Acho que tem alguma coisa no cérebro da gente que faz a gente gostar de música. Seja clássico, rock, popular ou o funk da popozuda (nem sei se escreve com "s" e com "z" e não careço de saber).

O bom de não ficar preso à obrigação de ouvir as bandas atuais é que sempre sobra um monte de bandas antigas a serem descobertas (ou re-descobertas). Estes dias comecei a ouvir os outros álbuns do Cake (além do Fashion Nugget), há uns meses baixei umas música do The Clash, e eu também copiei o ColdPlay que a Soraya tem no iPod dela.

Até o Arthur estava pedindo para a gente colocar Michael Jackson para ele ao passear de carro.

Beat It!

...

A gente comprou um patinete para o Arthur neste final de semana. Está em promoção na Toys'R'us, acho que pagamos 30 dólares por um que aguenta até 50 quilos. É bom para o Arthur querer ficar um pouco fora de casa, fomos estrear ele no Bowness Park, mas estava um vento de lascar e não deu para ficar muito por lá.

...

E agora eu tenho que ir trabalhar...

sábado, 20 de março de 2010

Novas (sério mesmo)

Tem algumas novas importantes, outras legais, mas perto da nova maior elas meio que perdem a importância...

A Soraya está grávida!!!

Ainda está no comecinho. A gente fez 3 exames de farmácia e estamos esperando o resultado do exame de sangue (mas depois de 3 positivos na farmácia é certeza que é positivo), e aí é a espera + preparação.

A família vai crescer!!! Vamos ver como o Arthur vai cuidar de um irmãozinho/ irmãozinha 8 anos mais novo/ nova. Estamos ansiosos, apreensivos e felizes.

:-)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Respostas para algumas perguntas

Eu não costumo responder comentários (fica difícil achar um tempo para escrever no blog, e se eu der atenção para um comentário e não para o outro, eu vou me sentir que nem um pai que dá mais atenção para um filho do que para o outro).

Eu também não costumo responder perguntas por E-Mail pelo mesmo motivo. Falta tempo para o básico, e nem sempre dá para responder as coisas direito. Eu prefiro escrever no blog. Eu recebi várias perguntas sobre mercado de IT, como conseguir emprego, etc... Meu conhecimento sobre o assunto é limitado e eu não vou ficar escrevendo muito aqui sobre isso, porque senão o blog vira uma central de perguntas e respostas e existem grupos de discussão para isso (tem no Yahoo, tem no Google Groups, tem no Orkut, é só procurar), mas aqui vou tentar dizer o que eu sei e o que eu não sei:

> Tenho X anos de experiência trabalhando com administração em SAP, SQL, Windows, Unix, etc, é fácil arrumar emprego aí?

Não sei, mas pela minha experiência o mercado aqui é igual ao Brasileiro para qualquer área - se o que você faz está em demanda no Brasil, vai estar em demanda aqui. Faculdade aqui não é tão importante que nem é no Brasil, mas isso para mim nunca foi um problema, nem no Brasil, nem aqui. O primeiro emprego aqui é barra, depois fica mais fácil, mas não muito - estou suando a camisa para tentar achar alguma coisa em Vancouver.

De resto, é igual. Sério, IT não muda muito em nenhum lugar do mundo. Quer saber de emprego? Entra no Workopolis, Monster, e coloca no google "it jobs cidade". Funciona. É assim que eu faço.

> É fácil arrumar emprego no Canadá estando no Brasil?

Não, é difícil e é difícil arrumar emprego em empresa séria à distância. Uma empresa séria quer entrevistar o candidato ao vivo e vai esperar por isso. Não é impossível, mas não é fácil.

> Escola, supermercado, etc...

Tudo sussa. O povo vive aqui, e vive bem.

> Frio...

É uma bosta. O Kaká chegou aqui e disse que frio é coisa de maricas (eu valorizei 200%, mas tudo bem, fica mais legal assim), mas este foi o inverno mais ameno quente da história Canadense (sério), e o com menos neve. Eu perdi o link, mas eu li em algum lugar. Este inverno está uma baba. Não tem neve no jardim, não preciso usar luvas e eu não estou usando duas calças para ir trabalhar.

Ano passado estávamos enterrados embaixo de um mar de neve, as ruas estavam muito mais sujas do que estão hoje e estava horrivelmente frio.

> Povo

É simpático. Eu morava em São Paulo, para mim qualquer povo é simpático.

> Pubs

São estranhos. Barzinho é mais legal.

Aqui não tem:

. Cerveja de garrafa grande;
. Chuveiro elétrico;
. Fiat;
. Peugeot;
. Citroen;
. Renault;
. Moleque no semáforo (mas tem tiozinho);
. Gato e cachorro na rua (mas tem coelho, coiote, gopher).

Aqui tem Toyota velho. Tem mais coisa também, mas a pilha acabou.

Livros, filmes, carros, coelhos, gophers

Na minha jornada em rumo ao aprendizado contínuo (se é contínuo, não é jornada, já que não tem fim), comprei mais um livro, desta vez de teoria da computação mesmo e não igual aos outros que eu comprei antes. Se chama Introduction to Algorithms, e é um calhamaço de 1300 páginas, contando com índice e referências. Sem isso fica muito melhor, apenas 122X páginas (X porque eu sei que é mil duzentos e vinte e uns trocados).

Os tópicos do livro estão aqui. Eu sei qual a diferença de uma B-Tree para uma Hashtable, mas eu não sei muito bem como diferenciar uma da outra, e eu não sei implementar um Quicksort. A idéia é aprender mais e quem sabe passar em uma entrevista no Google.

Brincadeira. Eu gosto de aprender coisas novas.

Hoje eu vi o filme Julie & Julia. Gostei. A heróina "B" do filme tem que cozinhar mais de 500 receitas em um ano. Eu tenho que ler 1200 páginas em 30 dias. Dá 40 por dia. Ontem dava 30 por dia, acho que eu estava com sono. O filme é bom, só que o tema é bem mais charmoso do que o meu. Ver um filme como este dá vontade de saber cozinhar bem, de saber se virar com um pato, de não ter medo de cortar tomates, e de comer coisas mais variedades. Acho que no fim das contas é só medo mesmo - estes dias a gente começou a comer mais em casa e ampliamos um pouco a nossa variedade, quem sabe agora eu não pego aquele livro do Jamie Oliver e faço alguma coisa.

...

Meu carro anda barulhento, mas agora está de óleo novo e limpinho. O barulho vem da roda esquerda dianteira, aquela que eu massacrei na calçada há uns meses. Será que uma coisa tem a ver com a outra?

...

Hoje eu vi um coelho.

Dã.

Qualquer dia eu fazer uma coelhada aqui em casa. Será que eu vou preso? Acho que sim, melhor comprar um coelho no mercado.

...

Hoje eu vi um gopher também, aquele bichinho que em filme fica aparecendo em um buraco no mato e depois se esconde. Eu vi o gopher, uma águia, e pensei "vou ficar aqui para ver a águia vai pegar o gopher", mas nada aconteceu.

O gopher viveu!

...

Perdi a inspiração no fim do blog. Vou tomar um banho e dormir.

Fui!

terça-feira, 9 de março de 2010

Me Jane, You Tarzan... ou é o contrário

Hoje eu fui retornar as garrafas plásticas (http://www.abcrc.com/cfm/index.cfm).

Eu tinha 4 sacos cheios de garrafas, latas e afins.

O carinha do balcão (o "dude" Indiano) viu que tinha garrafa demais ali, pegou uma caixa, colocou uma garrafa plástica dentro, apontou o dedo para mim, e foi embora. Saquei a deixa e fui colocando as garrafinhas, ainda bem que eu lembrei de contar.

No fim foram 24.50 dólares. Eu me sentiria mais rico se eu não tivesse deixado esta grana na hora de COMPRAR o que veio nas garrafas.

Hoje tem Lost!!!

Yay!!!

Ô dia longo aqui no escritório. Ave...

segunda-feira, 8 de março de 2010

March 2010, Sunday

Algumas fotos que eu tirei no Domingo:

Onde a neve não derrete:

From March 2010, Sunday


A parte branca da foto acima é onde ainda tem neve, na sombra da passarela, e na sombra de algumas árvores. A estrada que tem na foto vai do Norte (esquerda na foto) para o Sul (direita na foto) - ou seja, a passarela está no Sul e a neve, um pouquinho ao Norte - só para mostrar que de fato o sol aqui está sempre mais ao Sul.

Árvores aprisionadas pela neve:

From March 2010, Sunday


Os gansos (segundo a Soraya), ou patos, ou algum bicho que voa:

From March 2010, Sunday


E eu vou trabalhar!

Fui!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Fotos recentes...

Arthur subindo na vida:

From Workplace

(eu não lembro o nome do lugar agora, mas era na 17 AV SW já quase no fim da cidade à Oeste, perto de onde vai ser a última estação de trem).

Janela do meu escritório:

From Workplace

(não dá para ver bem mas está um dia lindo de sol hoje. Eu posso achar Calgary fria e tal, mas aqui quando dá para fazer um dia bonito, sai de baixo)

Agora, sequência de fotos do meu local de trabalho!

Visão geral da minha mesa, com a janela (eu tenho uma coisa com janelas):

From Workplace


Tralha:

From Workplace


Mais tralha:

From Workplace


Base do monitor:

From Workplace

(uma daquelas garrafinhas de areia que eles fazem no Nordeste no meio, um cartão micro-SD do lado, uma nota de 2 reais grudada na base de monitor e umas moedas Brasileiras à esquerda)

O lado esquerdo:

From Workplace


E em frente:

From Workplace

(sim, é uma Vejinha ali. Lembranças do Brasil)

Fui!

terça-feira, 2 de março de 2010

Q & A

Eu recebi algumas perguntas a respeito do Canadá e vou respondê-las aqui:

Jakqueline

Eu e meu esposo estamos indo para Calgary em Maio, vocês conhecem muitos Brasileiros ai em Calgary? Gostaria de saber se vocês tiveram muitas dificuldades em se comunicar com as pessoas principalmente no âmbito profissional.
Você não teve medo de ir para Calgary e depois se arrepender?
Medo de não conseguir se adaptar ao clima e todas outras diferenças? pois esses são os meus medos.


Jakqueline:

Nós conhecemos alguns Brasileiros mas, como bons Paulistanos, somos meio fechados no nosso ovo. Nós temos alguns bons amigos aqui, mas as amizades do Brasil fazem falta. O povo aqui (os Brasileiros) é bem hospitaleiro e você não vai ter problemas para arrumar amigos/ conhecer pessoas.

Para se comunicar, tudo depende do seu Inglês e do seu medo de errar ao falar. A fluência vem com o tempo - quanto mais você conversar, melhor.

Eu não tive medo de vir para Calgary porque eu não tive muito tempo para pensar. Eu vim com uma Work Permit e tudo aconteceu muito rápido, eu ainda esperei alguns meses porque a empresa demorou para arrumar a papelada. Eu tinha muita curiosidade de saber como é morar fora e a curiosidade foi mais forte do que qualquer medo que eu pudesse ter. Eu acho que eu me perguntei "e agora?" algumas vezes antes de ir, mas a gente queria viver esta experiência e não paramos muito para pensar nos "poréns".

Eu não me arrependo de ter vindo mas quero mudar de cidade. Eu gosto de Calgary, mas não é a minha cara. Eu conheço muita gente que ama Calgary de paixão, então eu acho que o problema é mais meu do que da cidade! O frio é fogo - este Inverno, só para quebrar o paradigma, está uma maravilha, mas o Inverno passado foi muito frio, muito longo e com muita neve. O primeiro Inverno é legal, e depois você já sabe o que esperar.

Mas é frio.

Perguntas do Ivamácio:

1°. O Francês é necessário?

Não, a não ser que você vá para Quebec (eu acho).

2°. Para conseguir um emprego, normalmente é necessário está no Canadá? Ou pode ser feito a entrevista por telefone ou algo do similar?

É possível conseguir ser contratado remotamente, mas é (bem) mais difícil do que se fosse estiver aqui ao vivo. Nada melhor do que uma entrevista ao vivo para avaliar um candidato - o risco é maior contratando alguém que nem está no Canadá. Existem exceções (meu caso), mas eu vim por indicação de um amigo que já estava aqui e que trabalhava comigo, em uma empresa que era meia boca e que não tinha muito critério na hora de contratar. Eu fiquei lá por um ano e depois me mandei, já que eles também tinham problemas na hora de pagar o salário.

3°. O que pesa mais Certificação? Pós? Mestrado?

Eu não ligo para certificações e eu conheço muita gente que não liga. Acho que uma pós ou um mestrado valem mais, mas o que vai valer mesmo é a sua experiência profissional.

4°. Onde posso achar empresas Brasileiras de TI (no Canadá)?

Workpolis.ca, Monster.ca, e no Google.

5°. Tem algum valor diário (CAD$) que devo declarar?

Não entendi bem esta questão. Você quer dizer expectativa de salário anual? Sei lá, 70k/ 80k/ 90k ano, tudo depende da sua experiência e vontade de vir.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma das coisas que eu mais fiz depois que vir para o Canadá foi refletir sobre a vida e as pessoas. Aqui o terreno é fértil para isso - estamos longe de casa, fazendo amizades com pessoas novas e que também estão vivendo uma nova realidade, e temos mais tempo para pensar.

A diferença de fuso horário do Canadá para o Brasil agora é de 4 horas. Eu passo o final de semana com preguiça, ligo para algum amigo, penso em ligar para outro, a preguiça vence a batalha, decido ligar e o fuso ferrou tudo. Ainda bem que eu não moro na Europa, senão eu não ia conseguir é ligar para ninguém.

Depois que a gente volta de uma viagem como esta que a gente fez para o Brasil, a gente fica meio carente e pensa sério na possibilidade de voltar logo. Paulista é fogo, demora para fazer amigo, demora para se sentir à vontade e em casa. Mas aí vem um final de semana bom em família (como esse que passou agora), e a saudade acalma. Saudade é uma coisa que a gente não deve subestimar. O Arthur fica até bravo com a gente por causa do tempo que passamos ao telefone, e olha que hoje foi bem pouco!

Reflexão é escrever sobre um monte de coisa e não chegar à conclusão alguma.

Bom, que mais?

Hoje foi um dia lindo de sol aqui em Calgary. Dia de "calor", sete graus, o que no inverno aqui é sensacional. Dá para sair de casa com uma calça jeans, um casaco leve, sem luvas, sem gorro, sem nada, e não passar nem calor e nem frio no carro. Hoje fomos tomar café da manhã num lugar chamado Cora, na parte Noroeste da cidade. Eu já tinha ido uma vez em Toronto, e hoje acordamos e decidimos ir lá. Depois de meia hora de fila, conseguimos uma mesa, e a qualidade do que eles servem é a mesma de Toronto - sensacional. O esquema é meio café da manhã, mas todos os pratos vem com muitas frutas, os ingredientes são frescos, o pessoal é simpático, é ótimo para tomar café da manhã ou para fazer um brunch. A espera compensa.

Ontem fomos em um centro de lazer comunitário aqui perto de casa para ver como são os centros de lazer comunitários. E é bem legal, a piscina do lugar é sensacional, tem ginásio, quadra de tudo que é tipo de esporte praticado aqui, parede de escalada, muito legal. Depois fomos passear no centro da cidade. Foi bom explorar algo na cidade fora do circuito Chinook/ cinema/ passeio de carro.

E que mais?

Hoje os jogos de Inverno acabaram, e o Canadá ganhou o ouro no Hóquei. Seria a mesma coisa do futebol no Brasil se aqui as pessoas soltassem fogos na rua e gritassem de suas varandas, essa civilizidade toda deixa a coisa meia sem graça.

E é isso aí. Vou dormir.

Fui!