domingo, 29 de março de 2009

Tem horas que dá vontade de escrever por escrever. Simplesmente abrir o computador, dedilhar as teclas e ver que composição que sai - normalmente o resultado não é dos melhores. Ultimamente eu tenho passado dias e dias sem escrever porque a criatividade não vem e o leque de assuntos anda meio encolhido. Mas a gente vai tentando.

Ontem eu falei com o Rapha (vulgo Chuck), um amigo meu da época do colegial que tem uma sina de trabalhar em empresas que mudam de cidade. Embora eu saiba por experiência própria que o mundo é um lugar pequeno não importa onde você esteja, eu digo para ele com propriedade - vá para onde vá, mas guarde um dinheirinho para viajar. Porque ultimamente a coceirinha tá incomodando aqui em casa - ia ser bom tirar uma semana de férias e ir até um lugar um pouquinho mais quente, já que aqui o inverno teima em continuar dando as caras - ontem nevou qualquer coisa entre 20 e 30 centímetros.

Nestes dias eu falei com o Kb.Lo, que veio nos visitar aqui em Maio, e infelizmente a gente viu que realmente Calgary não é caminho para a Europa! Mas Kb.Lo, não se preocupe! A gente ficou super feliz de vocês virem visitar a gente ano passado e eu tenho certeza que vocês vão vir de novo! Só lembra de tirar todas as fotos da Itália e de fazer xixi na Torre Eiffel!

Eu não falo faz um tempão é com o Cunha, vulgo Fabrício, que é um dos cara mais incomunicáveis do mundo! Não tem telefone fixo (nem endereço fixo), não entra no Skype nem no MSN e não atende o celular.

Brincadeira.

Estou falando dos meus amigos porque eu acho que hoje ia ser um bom dia para sentar em um bar com os respectivos e as respectivas, tomar uma cerveja em copo de geléia e comer um pastel frito há uns dois dias atrás. Assim como a Soraya tem as inquietações dela de tempos em tempos, eu também tenho as minhas.

Inquietações, é engraçado. Eu tenho uma visão bem simples do que é imigrar para o Canadá e do que é viver aqui em relação ao Brasil - é como largar o lado "espiritual" da coisa e tentar focar mais no lado "material". Embora aqui as escolas sejam melhores, as casas sejam maiores, as cidades sejam mais bonitas e todo o resto seja mais "arrumadinho" do que no Brasil, às vezes parece que é uma coisa estéril, já que o nosso lado "espiritual" ficou no Brasil. A Soraya fala todo dia com a mãe dela, eu falo com os meus amigos e minha família toda semana - o Arthur ainda está na idade em que ele mais liga para os pais do que para tudo no mundo, então para ele vale o "se tiver com a gente, está bom".

Mas é engraçado quando eu me sinto com a vida "pausada" aqui - sensação que fica mais forte na Primavera, e agora eu digo com propriedade já que esta é a nossa segunda Primavera - eu acho que o problema é o Inverno que parece que vai acabar mas não acaba - e não é que eu esteja precisando de vitamina "D" ou de tomar mais sol, é simplesmente como se as coisas se tornassem mais claras, como uma pessoa que passa por uma experiência e marcante e passa a classificar as experiências da vida em duas categorias, a de "vale a pena" e a de "não vale a pena".

Eu acho que a minha conversa com o Rapha, que está para ter uma mudança na vida dele, me fez querer apressar as coisas aqui também. Como a Soraya diz, o "vento" está batendo na nossa janela (Chocolate?), e aí vem o "finiquito", aquela vontade de levantar as velas e ver onde o barquinho vai chegar.

Mas o Canadá não é só saudades. A gente tentar fazer um programa diferente a cada final de semana, ir dar uma volta nas redondezas, ir na casa de alguém (ontem fomos na casa da Andresa e do Márcio tomar uma cervejinha e comer uma pizza, ver um filme com todo mundo espremido na cama, comprar livros baratos nos sebos da vida, ver a neve caindo pela janela e pensar "é, f*deu".

:-).

Imigrar não é fácil. Quem diz que é fácil ou não gostava mesmo do Brasil ou não deixou a ficha cair.

Só vou parar de refletir quando esquentar!!!

...

Bom, é isso aí. Amanhã eu pressinto um dia longo no trabalho já que algumas coisas que deveriam ter funcionado no final de semana não funcionaram tão bem.

...

PS: Hoje eu aprontei - estava decendo uma rua aqui perto de casa quando eu resolvi brincar e travar as quatro rodas do carro (já que a rua estava coberta de gelo), eu acabei deixando o carro virar demais e quando eu soltei o pé do breque eu tive que segurar o cavalo bravo no braço. Ainda bem que eu joguei GT ontem com o Márcio e consegui não fazer o carro rodar depois de corrigir a trajetória do adolescente rebelde.

É engraçado porque toda vez que eu escorrego com o carro eu lembro do Kerry (meu chefe na Spring) falando que a pior coisa que um motorista pode fazer é compensar demais e fazer o carro rodar depois de uma derrapagem besta.

Aí, depois, quando eu fui sair de casa à tarde, tinha um velhinho, coitado, tentando subir com o carro na rampa de saída do condo e, sem conseguir ir para lugar algum, resolveu dar ré e dar uma chance para o próximo, que no caso era eu. O pneu de neve ajudou, mas não ajudou muito não - no gelo é tudo liso, não importa qual seja o sapato que se está usando.

Fui!

3 comentários:

Criska disse...

Eita cocerinha danada essa de emigrar de novo... onde será o próximo destino?

Eliane disse...

Olá Ravi,
como é bom ter 30 anos e a cabeça cheia de idéias. Calma, daqui a pouco tudo esquenta e vcs vão curtir a vontade o primeiro verão de carro.
Grande beijo,
Eliane.

Hudson´s Blog disse...

Olá Ravi, acho muito legal o seu "diário" canadense...rsrs
Estou muito feliz por vc, pois parece que as coisas estão dando certo por aí, parabéns!!!!
Me desculpe por não me apresentar, sou Hudson conhecido da Claudia, casada com Augustin. Na verdade sou noivo da sobrinha dela, acho que ela deve ter comentado algo da gente pra vc.
Não quero te perturbar, mas gostaria de uns conselhos seus, pois estou pensando muito em ir para Calgary. Trabalho a bastante tempo com Administração de redes, TI. Estou retendendo tirar algumas certificações microsoft, tipo MCP, MSCA e MSCE. Queria sabar de ti, como vão as coisas por ai.....qual a qualificação do pessoal que trabalha na parte de infra-estutura tem por aí. Um grande abraço para vc e sua família. Se reslver me responder meu email é hudson_rs2000@yahoo.com.br, ficarei mt feliz.